Acompanhe a trajetória da Niteo Technologies até completarmos 15 anos. Siga conosco nessa jornada de aprendizados e realizações e entenda por que somos um time que preza pela excelência, sempre!
Por
Por
Acompanhe a trajetória da Niteo Technologies até completarmos 15 anos. Siga conosco nessa jornada de aprendizados e realizações e entenda por que somos um time que preza pela excelência, sempre!
Niteo, em latim, é brilhar. Nossa história é o reflexo da nossa essência: acreditar no brilho das pessoas e suas ideias.
No mês de julho de 2020, a Niteo Technologies completou 15 anos. Esse tempo no mercado é uma marca incontestável da nossa história de sucesso.
É verdade que, como toda história, foi um percurso de altos e baixos. Porém, temos o mais importante: nosso time torna cada conquista ao longo do caminho uma vitória compartilhada.
Isso se confirma com a história de Denis Mizuwaka, de TI. Ele entrou na Niteo Technologies em 2006, quando tudo estava começando.
Ele afirma que, desde aquela época, era perceptível a qualidade excepcional do time da Niteo, sempre dedicado e unido, o que facilitava aceitar novos desafios e se desdobrar para cumpri-los.
Denis começou na nossa empresa como estagiário, para trabalhar com uma ferramenta com a qual não tinha experiência, o SharePoint.
Seu primeiro projeto aqui na Niteo, ele lembra, foi uma “simples” migração de documentos. E, mesmo que descomplicado, Denis estudou bastante para entender a ferramenta.
Ele continuou se atualizando para acompanhar as novas versões do SharePoint e, depois de alguns anos, saiu da Niteo.
No entanto, há cerca de 2 anos, Denis retornou e nós o acolhemos novamente de braços abertos.
Nossa organização também foi novidade para Tatiana Mesquita, que entrou para a área de marketing. Ela não estava familiarizada com nada do universo tecnológico até então.
Seus colegas no escritório usavam termos técnicos e, para ela, nada fazia muito sentido na época.
Ademais, esse não só foi o primeiro trabalho de Tatiana que envolvia tecnologia, como foi seu primeiro estágio no marketing.
Ou seja, o aprendizado teve de ser duplo, pois a realidade da profissão era uma demanda por si só e ainda havia a necessidade de dominar os serviços da empresa.
Mas a Niteo Technologies confiou na Tatiana para “pegar as manhas” e ir atrás da informação.
Depois de quase um ano, Tatiana sabe como tudo funciona. E, apesar de ainda não conseguir dar um treinamento de Power BI, com certeza agora ela entende sobre a Niteo e sobre as demandas de um mercado crescente.
No caso de Juliana Carvalho, o novo emprego foi uma mudança ainda maior, pois sua primeira formação é design de moda. A segunda é administração.
Em 2016, Juliana entrou para nosso time como estagiária.
Depois de cerca de 1 ano, promovemos a Juliana a assistente administrativa, que ficou assim até ano passado, quando foi para a área comercial e teve de conhecer um mundo totalmente novo (mais uma vez).
Para sua surpresa, Juliana gostou da mudança por ser uma esfera mais dinâmica que a anterior e vê que a Niteo é uma oportunidade de estar sempre aprendendo, uma lição que Yuri Sacagni olha do mesmo modo.
Em 2015, Yuri começou na Niteo Technologies como estagiário de marketing, do mesmo modo que Tatiana. Desde então, ele já desempenhou diferentes funções na empresa.
Sua principal tarefa no começo era gerar Leads para a área de vendas e, depois, entrou para a própria equipe comercial.
Em ambos os momentos, Yuri aprendeu muito quanto as áreas e considera todas as oportunidades que teve de muita importância para seu crescimento profissional.
Atualmente, Yuri é líder da unidade de treinamentos da Niteo, a Niteo Learning.
Para ele, o grande destaque da Niteo é o cuidado com o lado pessoal dos integrantes do time e o investimento que faz quanto a preparação dos funcionários.
De fato, se você olhar com mais atenção, todas as histórias partem do mesmo ponto e, embora tenham perfis profissionais distintos, é o mesmo cerne que as move: o aprendizado.
Pois quando se fala de caminho profissional, logo se pensa em evolução. E uma “evolução profissional” nada mais é do que continuar se aperfeiçoando e acumulando conhecimento.
Mencionei brevemente os esforços de alguns dos membros do time ao longo deste texto. Porém, realizamos o trabalho duro na empresa todos os dias, sempre com a meta de continuar evoluindo.
Por isso, a capacitação técnica do nosso time e o suporte pessoal são tão importantes para a Niteo Technologies.
Aliás, a Niteo só conseguiu completar seus 15 anos, pois nosso time não tem medo do conhecimento, de encarar desafios e se aprimorar para cumpri-los.
A Niteo Technologies, como empresa, precisou se adaptar e ganhar expertise para estar nesse marco, sendo que isso só foi possível porque seu time fez o mesmo.
A Niteo é um conjunto de histórias e, no final do dia, essas histórias são do time da Niteo.
Leia também: É oficial: somos uma das empresas GPTW Brasil 2023!
Como uma empresa com uma história de 15 anos de atuação no mercado consegue se manter atualizada não só quanto a tecnologia, como também quanto ao mundo dos negócios?
No início do ano, a Niteo Technologies mudou. Para ficar a par do momento em que vivemos e chegar aprimorada no marco dos 15 anos, reestruturamos a empresa.
Hoje em dia, estamos organizados em unidades de negócio.
À primeira vista, pode parecer que isso gera um afastamento entre os serviços oferecidos pela Niteo.
Porém, a nova disposição permite que todos os negócios recebam a atenção que merecem – e precisam -, o que leva à maior satisfação dos nossos clientes.
Essa disposição também nos permite uma comunicação ampla entre as unidades e resulta em novas oportunidades para toda a instituição.
Unidades de negócio são divisões de acordo com os tipos de serviços entregues pela Niteo Technologies.
Isso nos possibilita encontrar as dificuldades específicas em cada área e analisá-las melhor para resolvê-las com maior facilidade e rapidez.
Formamos nossas unidades com um time eficaz e especializado em seus negócios, otimizando a Niteo Technologies ainda mais.
O modelo dá a chance de explorar o potencial do nosso time ao máximo e leva em consideração o aspecto humano do funcionário.
Isso porque permite que cada colaborador execute exatamente a função com a qual é melhor e que fica mais confortável em desempenhar.
Ademais, o ambiente institucional fica mais saudável, pois dessa forma reduzimos a competição e o atrito, o que também resulta em um aumento da produtividade.
Portanto, é um modelo benéfico tanto para a empresa quanto para o time.
Apesar de não ser uma novidade na Niteo Technologies, a área de terceirização de prestação de serviço, popularmente chamada como “alocação de profissional”, está mais bem estruturada e isso já está levando a resultados interessantes.
Mesmo em um cenário nacional de crise, houve um crescimento da nossa unidade nos últimos meses, o que nos dá uma visão de futuro promissora.
Atualmente, a Niteo Technologies é capaz de alocar profissionais com qualquer formação técnica necessária para o cliente.
Ou seja, não importa qual seja a especialidade requerida. A Niteo pode atender às exigências sem dificuldades.
Além disso, as mudanças na legislação brasileira beneficiam a terceirização de serviços.
As vantagens desse tipo de contratação só crescem em momentos de incerteza, pois a alocação se dá sob demanda.
Nossos serviços oferecidos pela unidade de ‘Projetos e Serviços Gerenciados’ são primordiais dentro da empresa.
Isso porque a Niteo Technologies surgiu para entregar projetos de consultoria e contratos de suporte de tecnologia, os “serviços gerenciados”.
Então, como inovar após 15 anos nessa área? A Niteo percebeu que um modo de nos aprimorarmos é empregar metodologias ágeis para realizar esses projetos.
Dessa forma, a empresa consegue continuar sendo uma das melhores no mercado, nos mantendo atualizados para garantir plena satisfação do cliente.
Outra novidade que trouxemos para essa área foi a parceria com o Google, o que expande nossa expertise e nossas ferramentas de trabalho.
Essa unidade trabalha com ciclos de venda mais longos, em vendas complexas, cuja personalização máxima em cada projeto é imprescindível.
O time de projetos é capaz de avaliar a necessidade do cliente em todas as suas especificidades e desenvolver a melhor solução para atendê-lo, entregando valor diretamente através da tecnologia.
A unidade de negócio mais recente da Niteo é a de treinamentos corporativos, a Niteo Learning. A fundamos em 2017, cujo objetivo, à princípio, é oferecer cursos de Power BI para equipes.
Para garantir nossa excelência nos treinamentos, contamos com instrutores especialistas na ferramenta.
Divulgamos as turmas através das nossas redes sociais, ou então, fechamos com empresas que querem um time de TI de ponta.
No segundo caso, é possível customizar o curso para oferecermos sua máxima eficácia.
Por oferecerem o melhor em suas respectivas áreas, as unidades de negócio da Niteo Technologies conseguem atuar no mesmo cliente, porém em diferentes frentes.
Isso leva a vantagens únicas, tais como:
Por fim, vale mencionar que, ao extrapolar a noção de sucesso empresarial obtido pela Niteo Technologies ao longo desses 15 anos e ir para um panorama geral da instituição, a nova organização em unidades é lida como um exemplo e não um modelo do porquê a Niteo existe há tanto tempo.
A renovação estrutural é uma amostra do quanto a Niteo está disposta a se transformar para garantir a sua qualidade.
A qualidade em seus produtos, a qualidade em suas entregas e a qualidade da vida de seus funcionários, o que dá um significado especial para o marco de 15 anos.
Aqui, a inovação não é um desejo, é uma conquista constante e um vício.
No aniversário de 15 anos da Niteo, há muito a se comemorar. Afinal, 15 anos é um longo período e muitas histórias aconteceram nesse ínterim.
Foram tantos momentos que é difícil contar a trajetória da empresa sem escrever um livro inteiro.
Uma forma de contar nosso percurso é através dos espaços que a Niteo Technologies foi ocupando ao longo dos anos.
E, na verdade, o primeiro ambiente que a Niteo habitou foi a mente de Marcos Casal, fundador da organização.
É claro que a ideia não tinha nome ainda. Todavia, Casal (que é da Região Sul do Brasil) percebeu que havia um grande mercado de BI em São Paulo (SP).
Por que não aproveitar a oportunidade?
A empresa realizou seu primeiro projeto – um report in real time no Excel de trades – sob o nome provisório de “MC10”, mas o título definitivo já previa o que estava por vir.
Tirada de uma lista infinita de palavras, “niteo” vem do latim e significa “brilhar”. Depois de 15 anos, o nome foi posto à prova várias vezes e passou em todas elas.
No surgimento de uma empresa, se iniciam muitos processos e muito devemos aprender.
Gerenciar uma empresa nunca é uma tarefa fácil.
No entanto, os primeiros anos possuem complicações únicas, como um time reduzido e um escritório tão pequeno quanto.
Mas o foco sempre foi no cliente, e mesmo no início, firmamos parcerias com dois pilares – administrativo e contábil – para que todo o resto do time pudesse manter o foco no cliente.
Outra dificuldade era: como embarcar no mercado se não havia renome para conseguir os projetos? Como os clientes poderiam confiar na Niteo?
O jeito foi conseguir parcerias com empresas já estabelecidas nas áreas de competência de BI e Colaboração. Isso levou a inúmeras chamadas com companhias de diferentes países.
Não importava o dia ou o horário, o time se viu desenrolando os mais diferentes nós para que a Niteo fosse capaz de se introduzir no mercado que era tão oportuno.
Para manter a velocidade, usávamos o carnaval em chamadas para firmar as parcerias com empresas na Índia e na Holanda.
E, em 2020, pode-se falar que o esforço foi largamente compensado.
O estresse passado e os problemas enfrentados, hoje em dia, são anedotas divertidas contadas em casualidades.
Um exemplo dessas histórias aconteceu quando Casal estava dirigindo para um evento em Sorocaba, no interior paulista.
No dia seguinte havia uma apresentação em nome da Niteo e era necessário disponibilizar informações para que os clientes em potencial pudessem entrar em contato e se tonarem clientes reais.
Um dos itens que precisávamos apresentar era, óbvio, o site da organização.
O problema era que, há 15 anos, não existia facilitador algum para criação de sites, nenhuma ferramenta online ou “monte seu site em alguns minutos”.
Ou seja, fazer uma página na internet surgir em menos de 24 horas era, em uma simplificação extrema, uma tarefa impossível… e fundamental.
Nesse momento, uma das parcerias mais duradouras da empresa foi estabelecida.
Casal ligou para Márcia Mylius, hoje CMO (Chief Marketing Officer) na Niteo, a única designer que aceitaria uma missão dessas. E pediu o impensável.
Mesmo que o conteúdo fosse escasso (uma tela com o nome e o e-mail da Niteo), o site precisaria estar funcionando no dia seguinte.
E, bom, estava! O site até continha conteúdo próprio, ilustrado com imagens representativas e distribuído em diferentes páginas.
Fora as dificuldades de uma empresa nova, em 2008, uma crise na economia mundial gerou grandes incertezas sobre sua saúde.
No entanto, o bom relacionamento com os clientes e os novos projetos, maiores em duração e dimensão, permitiram que a Niteo não só continuasse no mercado, como crescesse mais de 100% no ano.
Em 2010, eu, Josmar Machado, e o Rafael Moralles nos juntamos a Marcos Casal como sócios da empresa.
Nós já éramos próximos da companhia, tendo em vista que Moralles entrou na área de projetos em 2008 e eu cheguei em 2009 como consultor.
O objetivo do novo trio era afirmar as conquistas feitas até então e aumentá-las. Pois, se a Niteo tinha conseguido adentrar no mercado e estava caminhando bem, como se estabelecer de fato e garantir que a buona fortuna, “sorte”, continuasse a longo prazo?
A ideia foi a de mudarmos o perfil de vendas da organização. Assim, poderíamos estabelecer seu nome e sua marca, conseguindo novos clientes.
Esse era um projeto de expansão e, para acompanhar, o endereço do escritório mudou também.
No final de 2010, a Niteo mudou sua sede para a região da avenida Berrini, um dos principais polos comerciais da capital, embora também tenha mantido o primeiro escritório na avenida Ibirapuera.
A transição foi um momento emblemático para a história da empresa e encerrou bem os primeiros 5 anos.
Entretanto, a década que viria seria cheia de novos desafios e novas recompensas.
A seguir, contarei do 5º ao 10º ano da Niteo Technologies. O que posso antecipar, porém, é que nossa narrativa está apenas começando.
Este foi só o aquecimento, a porta de entrada.
Até agora, narrei como o nome Niteo (“brilhar”, em latim) foi escolhido e como superamos os primeiros desafios de uma organização que começava a caminhar.
Em uma história sem final como a nossa, é difícil definir momentos da empresa com palavras definitivas, pois nunca sabemos com toda a certeza o que poderá vir a seguir.
Ainda assim, os anos 5 ao 10 da Niteo Technologies foram particularmente complicados, cheios de lições para aprender. Sem elas, com certeza não teríamos chegado aos 15.
Sem mais delongas, vou compartilhar nossos aprendizados.
Bem, no tópico anterior parei no final de 2010, quando Marcos Casal, eu e Rafael Moralles, sócios da Niteo, decidimos expandir a empresa.
Apesar de (ainda bem) não termos um final para essa história, um spoiler seguro que posso dar é que, em todos os momentos, a organização tinha fome de crescer e, a cada avanço, a Niteo ficava mais insaciável.
Como mencionei na parte dos primeiros 5 anos, o projeto contava com um novo escritório, na avenida Berrini.
O prédio do novo endereço era mais robusto e se aproximava da sede da Microsoft no Brasil, principal parceira da Niteo na época.
Além disso, contratamos novos funcionários e reforçamos a equipe de gestão.
A empresa se preparava para o crescimento estelar e explosivo. No entanto, nem sempre a realidade segue os planos.
Em 2012, Casal decidiu fazer um MBA na Universidade Stanford, nos Estados Unidos, em busca de novos conhecimentos para a Niteo.
Sendo assim, a transação que a instituição passaria era em expectativa de avanços e em preparação para a mudança de Casal.
Contratamos outros novos diretores e, uma vez que o fundador viajasse, eu, que até então era diretor de vendas, assumiria a posição de diretor executivo (CEO).
Em fevereiro de 2013, fui até Palo Alto, na Califórnia, para conversar com o Casal a respeito das alternativas que teríamos após o término de seu MBA e que afetariam a Niteo.
A primeira possibilidade era a de Casal permanecer nos Estados Unidos para ganhar experiência como executivo; a segunda era a abertura de uma Niteo nos Estados Unidos e, por último, que Casal retornasse ao Brasil.
No fim, decidimos pela segunda opção e, em julho de 2013, abrimos, em San José, a Niteo US.
Na unidade internacional, lançamos o Flash BI, uma plataforma SaaS BI que fornecia uma análise de dados construída previamente.
Ele oferecia suporte para empresas, que focavam em sistemas CRM, e era possível acessá-lo de qualquer lugar, seja em celulares, seja em tablets ou computadores.
A perspectiva para o ano de 2013 era um crescimento agressivo de 100%. No entanto, a realidade foi outra.
É fácil identificar agora os erros e os acertos do período, mas tal conhecimento só é possível porque estamos distantes, no futuro.
Apesar de ter sido um bom desenho, as escolhas práticas não foram as melhores.
Em meio às expectativas, a empresa inchou mais do que a demanda e reforçamos a estrutura gerencial além do necessário.
Ademais, no ano seguinte, o país entrou em um longo período de recessão (de 2014 a 2016), o que prejudicou em demasia os negócios.
Conforme mencionei antes, esses foram os anos de aprendizado e muita coisa mudou. Inclusive, em 2014, o endereço da Niteo voltou a ser a avenida Ibirapuera.
Hoje em dia, o trio de sócios é tão ambicioso quanto antes. Porém, um pouco mais cauteloso com suas escolhas.
Afinal, a pior parte de conduzir uma empresa é demitir alguém do seu time.
O time da Niteo é fundamental e único. Ele é a Niteo. E foi nesse segundo terço da nossa história que percebemos verdadeiramente o valor dele.
Houve uma mudança organizacional para a implementação de melhorias no tratamento dos profissionais.
Pensamos em projetos extracurriculares, como o Niteo Running e o Niteo News, para melhorar a união do time.
Ademais, atualizamos a política de cargos e salários para garantir que a remuneração seja justa, e que todos os consultores estejam satisfeitos com suas funções.
O Niteo Running foi uma iniciativa para melhorar o bem-estar dos nossos colaboradores.
Inicialmente nas manhãs de sábado, o time se encontrava no parque Ibirapuera para os treinos de corrida, devidamente acompanhados por uma assessoria esportiva que garantia a preparação dos nossos atletas.
Entre um quilômetro e outro, nos deparávamos com fornecedores e clientes corredores como a gente. O time até ficou conhecido pela camiseta vermelha da Niteo!
O Niteo News é o jornal que ainda favorece a comunicação interna do time.
A ideia é sempre atualizar o pessoal com informações de todas as áreas da empresa, pois muitos de nossos colaboradores ficam alocados no cliente e essa é uma forma de levarmos as notícias até eles.
Assim, cada equipe se sente mais integrada uma com a outra e com nossas conquistas e novidades.
Atualmente, no Niteo News compartilhamos projetos realizados, publicações das nossas redes sociais, tendências do mundo tech, webinars e até receitas de bolo para o café. 😊
Ah, e por falar em redes sociais, siga-nos no LinkedIn, no Instagram, no Youtube, no Facebook e no Threads. É só clicar aqui.
Falando em Niteo News, este é o comecinho da nossa edição especial de 10 anos.
No dia 11 de julho de 2015, a Niteo Technologies completou uma década de existência.
Pudemos comemorar por ter áreas bem definidas. Áreas autônomas e independentes que trabalham de forma colaborativa e responsável.
A Niteo ganhou reconhecimento no mercado. Tem parceiros fortes. Tem clientes de destaque. Tem força.
A Niteo agora tem bagagem de projetos. Tem equipe. Tem experiência e pessoas que afirmam nosso conhecimento para o mercado.
A Niteo chegou aos dez anos de história para contar. E ainda tem um futuro preparado.
O futuro que estava por vir deixaria em breve as turbulências enfrentadas e a Niteo multiplicaria todas as suas realizações.
Talvez esses anos que relatei agora não tenham sido os mais empolgantes ou esperançosos, mas dias melhores estariam por vir e o brilho da Niteo ficaria ainda mais intenso.
Agora em 2020, com 15 anos completos, já nos estendemos bastante a respeito de nossa história e contei um pouco sobre alguns dos projetos e das ações que fizemos.
No entanto, como o ano está acabando, podemos pensar não mais sobre quem a Niteo foi até o presente, mas em quem ela será.
No começo de novembro deste ano, tivemos nosso planejamento estratégico para 2025, o que levou a diversas reflexões.
Mas antes de chegar no futuro, preciso voltar um pouco e entender quem a Niteo é hoje.
Porque posso falar sobre como atuávamos em 2005 de acordo com o cenário tradicional do BI ou quais foram as estratégias de expansão que fizemos ao longo dos anos.
O símbolo da Niteo sintetiza nosso conceito como companhia.
Na maior parte do tempo, estamos falando sobre produtividade de negócios através da tecnologia. Porém, a Niteo também se preocupa com seus valores como instituição.
Embora um indivíduo não seja apenas sua profissão, como personalidade integral, é difícil separar quem somos dentro da organização ou fora dela.
Logo, como cultura, temos o conceito de aplicar nossos valores institucionais no nosso dia a dia.
Seja em nosso comprometimento com o cliente, seja com aqueles que dividimos a sala no escritório (quando não tem nenhuma pandemia acontecendo, claro).
Nosso time nunca foi tão unido, qualificado, integrado e disposto a se ajudar como ele é agora. Isso significa que este é o melhor time para o cliente e para a própria equipe.
Nós desejamos – e fazemos por onde – para que cada um tenha sentimento de pertencimento e de empoderamento ao dizer que trabalha na Niteo. Um ambiente saudável de colaboração e não de competição.
Então, queremos atingir nossos objetivos em conjunto para crescer em conjunto do mesmo modo.
Nós temos cuidado especial com o RH, nossa área de P&O (Pessoas & Organização), que cuida para que os colaboradores melhorem sua qualidade de vida com ações de treinos funcionais, como atividade física, e disponibilidade para assistência quanto a saúde mental.
Queremos sempre potencializar o capital humano.
Também acreditamos em pessoas e em deixar um legado social para o mundo.
Do mesmo modo que somos pessoas multifacetadas e integrais, não somos indivíduos isolados. Funcionamos coletivamente. Sendo assim, pensamos em prol do coletivo.
Sabemos que essa missão requer atitudes concretas. Portanto, apoiamos ONGs como Gerando Falcões e Instituto Recomeçar.
Entregamos projetos no campo da tecnologia, onde somos especialistas, para ajudar a maximizar o impacto das ONGs na sociedade e construir algo que extrapole o ecossistema Niteo Technologies.
Contribuir para o mundo e pensar no que é maior do que a Niteo é outro valor cultural do qual não abrimos mão.
Esse ambiente que criamos é resultado de nossa evolução como empresa, sem nunca deixarmos de lado nossa essência:
Se nos adaptamos ao mercado e sempre tivemos perfil de pioneiros na área da tecnologia, seja quando trabalhávamos com o softwares client-server, seja quando estamos realizando projetos em IoT com AI, nós igualmente amadurecemos a filosofia da organização.
De cima para baixo, entenda o progresso cronológico da marca visual da Niteo:
Destaque para as taglines, que exemplificam com o que atuamos. A evolução das taglines é apenas espelho das mudanças internas realizadas na empresa.
Ao compreendermos que temos de quebrar paradigmas para pensar diferente e agir diferente, nós sempre nos cobramos para sair da nossa zona de conforto.
Como um organismo autônomo e em crescimento, a Niteo Technologies sempre pode melhorar, se aprimorar. Estamos nos fortalecendo e nos expandindo para atingir o mercado estrangeiro.
Essa determinação combina com o tipo de mercado no qual atuamos. Contudo, vai para além de nosso desempenho corporativo.
Logo, como toda organização, queremos crescer, ter mais colaboradores e mais projetos inspiradores.
Esperamos que a Niteo Technologies em 2025 seja uma empresa ainda maior e internacional, com suas unidades de negócio fortalecidas e expandidas.
Desejamos ter ainda mais clientes e garantir a satisfação de todos. Porém, quem a Niteo será mesmo, nós já sabemos. Pois a cultura organizacional será a mesma para a “próxima geração”.
Manteremos nossos valores e contribuiremos continuamente para a sociedade. Permaneceremos unidos, valorizaremos os nossos colaboradores como os talentos que são e continuaremos sendo o melhor time.
Se você quer saber como continuamos nossa evolução, leia também: Um novo marco na história da Niteo: agora somos Niteo Technologies!
Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.