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Gestão e LiderançaNiteo

O que significa gestão de pessoas com foco no crescimento das empresas?

O que significa gestão de pessoas e como ser um bom líder interfere no crescimento das empresas.

O que significa e qual a importância da gestão de pessoas para você? Seu modelo de liderança pode impactar o crescimento da empresa através da motivação e do desempenho do seu time.

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Uma boa gestão de pessoas significa mudar como sua empresa lidera os colaboradores a fim de aumentar os rendimentos e a qualidade das entregas.

Alguns dos indicadores de sucesso no mundo corporativo são números: faturamento, crescimento, volume de projetos. 

São racionalizações para medirmos a salubridade financeira das empresas e mensurarmos quantitativamente a evolução do negócio.

Sendo gestor há muitos anos, várias vezes me debrucei sobre esses parâmetros para fazer avaliações. 

Por outro lado, é evidente que não há resultados sem pessoas. São os colaboradores que remam em direção às metas e atingem os desejados números para as empresas. 

Então, o que significa fazer gestão de pessoas? Existe uma fórmula certa?

Desafios: o que significa fazer (bem) a gestão de pessoas?

Quando me vejo frente ao desafio de fazer a empresa que comando crescer 30% — ano após ano — até 2025 e, depois, garantir um aumento anual de 100% da receita até 2030, penso em gestão de pessoas.

Para atrair novos clientes e mais projetos, o pensamento padrão talvez fosse priorizar o departamento comercial.

Claro, vender faz parte do negócio, mas o que muda o jogo de verdade é dar as mãos para a área de Recursos Humanos. 

Entenda como sua equipe se comporta 

Você já deve ter lido muitas vezes sobre a importância de engajar funcionários, que a empresa é Human Centred e outros clichês de mercado.

Mas, no final do dia, há um tanto de colaboradores descontentes e adoecendo por conta da pressão e da cultura organizacional agressiva.

É preciso fugir de fórmulas prontas e entender o clima da sua equipe.

Um bom exemplo é mapear o nível de conhecimento de cada integrante da área comercial em relação aos produtos e serviços ofertados pela empresa.

Ou seja, estamos olhando para além das vendas, com o foco ajustado para as pessoas que executam a ação.

A iniciativa nos permitiu mergulhar no perfil de cada profissional, dividindo-os de forma que estejam alocados onde residem suas especialidades

Segmentar, nesse caso, gera segurança, tranquilidade e fortalece os argumentos de quem vende. O retorno financeiro é consequência.

5 dicas para ser um bom líder

A habilidade para liderança não surge automaticamente com o título de gerente, supervisor ou líder.

Respeito e valorização não podem ser simplesmente palavras escritas nos textos institucionais das empresas.

Precisam ser colocadas em prática, com ações afirmativas e coletivas, para que efetivamente criem raízes nas corporações e, por consequência, ter equipes engajadas.

De acordo com relatório de 2023 do instituto Gallup, a falta de engajamento dos funcionários custa 8,8 trilhões de dólares à economia global.

Em 2021, vimos os resultados das ações realizadas em conjunto com o RH se materializarem no crescimento da empresa em 40% em relação ao ano anterior.

E, em 2023, essas ações continuaram a render ótimos frutos: recebemos a certificação GPTW, de excelente lugar para trabalhar.

Com equipes sólidas, autônomas e satisfeitas, os próximos passos — nos projetos, produtos, estratégias comerciais — ficam mais claros e fáceis de se desenhar, percorrer e atingir.

Para obter sucesso não é preciso sacrificar pessoas. Ao contrário. É apostando nelas — de verdade — que os negócios prosperam. 

Para tal é preciso um conjunto de atitudes e posicionamentos importantes.

Comunique 

Estabelecer um diálogo eficaz é importante para que a pessoa te veja como um indivíduo a ser respeitado e não apenas temido. Ou seja, te confere uma liderança autêntica, não baseada em títulos. 

“A comunicação se constrói sobre relacionamentos de confiança”. Para que essa confiança seja instaurada, é preciso que seu ouvinte se sinta confortável com a situação.

Se ele fizer uma declaração que você considera estar errada, é melhor começar dizendo: “Bem, veja, eu acho outra coisa, mas posso estar errado. E quando estou errado, gosto de ser corrigido. Vamos examinar os fatos?”. 

Inspire 

Como coloca o autor Napoleon Hill, “objetivo é um sonho com prazo de conclusão”. Pessoas que estabelecem objetivos desafiadores, mas alcançáveis, têm uma compreensão sólida do futuro.

Elas realizam coisas extraordinárias e “o líder é alguém que consegue levar um grupo de pessoas a um lugar onde elas mesmas não acreditam ser capazes de ir”.

Sendo assim, evidencie os talentos das pessoas e reconheça publicamente a dedicação, os esforços e os sucessos delas. 

Além disso, lembre-se: a energia com empolgação é contagiante. Seja positivo, para cima e otimista.

Espere grandes coisas de sua equipe e eles darão o melhor para não o desapontar.

Um líder de verdade sabe como se concentrar naquilo que está dando certo, mesmo quando parece que tudo o mais está dando errado.

E ele deve aceitar a responsabilidade e cuidar do problema de modo a realizar as mudanças. 

Ser o capitão do navio é uma maneira de obter a estima e o respeito dos colegas e empregados. Isso é o que realmente significa ser admirado no trabalho.

É importante ter em mente que, para alcançar o sucesso, é preciso dar um passo por vez. 

Trabalhe duro 

A Disney criou algo que levou milhões de pessoas, por várias gerações, a seguir seu sonho.

Isso é maestria em liderança de um tipo singular, especialmente por seus seguidores terem se divertido tanto.

Ter interesse sincero nas pessoas, otimismo, animação, criatividade e a capacidade de superar o desapontamento ou o fracasso são marcas do talento em liderança. 

Líderes eficientes estabelecem o tom para toda a organização.

Não é uma questão de saber mais do que os outros. Muitos líderes não são os maiores especialistas de suas empresas. Liderar significa trabalhar duro, algo que qualquer um pode fazer. 

Trabalho duro sempre vence talento preguiçoso, e trabalho duro talentoso passa por cima de qualquer coisa. Portanto, acerte seu despertador. Acorde mais cedo. 

Questione 

 Mas questionar não é sair por aí perguntando qualquer coisa. Faça as perguntas certas: 

“Em que você gostaria de melhorar?” é uma pergunta que o líder deve fazer constantemente. 

“Qual rumo você quer que sua carreira tome a partir deste ponto? Que tipo de responsabilidades você gostaria de assumir?”

É função do líder fazer essas perguntas e respondê-las de maneira a ajudar os integrantes da equipe a alcançarem seus objetivos individuais. 

Em outras palavras, agora você precisa comunicar a confiança que deposita nas habilidades deles.

Deve fornecer-lhes padrões que sua empresa espera ver cumpridos ou superados, além de mostrar publicamente sua apreciação quando isso acontecer.

Para um líder organizacional eficiente, o sucesso da equipe é igual ao sucesso pessoal. Qualquer outra coisa é inaceitável. 

Arrisque 

Assim como questionar, arriscar deve ser algo pensado e estratégico.

O desenvolvimento ótimo ocorre quando um organismo comete o número máximo de erros que condizem com sua sobrevivência:

“Quanto posso perder nesse negócio? Com que gravidade posso me machucar? Qual a relação entre riscos e possível benefício?” 

Existem problemas reais no mundo real. A maioria deles tem solução, mas sempre haverá questões além do seu alcance. Aprenda a aceitá-los e siga adiante.

William James afirma que “a aceitação daquilo que aconteceu é o primeiro passo para superar as consequências de qualquer infortúnio”.

Riscos são riscos e existe a chance de eles darem errado; por isso, é importante calculá-los.

Caso isso ocorra, Nietzsche escreveu: “Aquilo que não me mata me fortalece”. E, depois que estiver fortalecido, a melhor maneira de se recuperar após cair do cavalo é voltar a montá-lo. 

A gestão de pessoas e a liderança na Niteo

Mais do que valorizar as pratas da casa, como se diz, na Niteo desenvolvemos o time e envolvemos os líderes das unidades de negócios na definição das metas e dos rumos da empresa, pactuando sobre o plano de crescimento. 

Nosso esforço foi para as pessoas estarem preparadas e para que contassem com um clima de confiança, no qual pudessem desenvolver autonomia para tomarem as melhores decisões.

Num ambiente de trabalho híbrido e majoritariamente remoto, padrão na Niteo, essa questão se intensifica.

Como estratégia para fomentar lideranças, estabelecemos um sistema meritocrático de remuneração, atrelado a um plano de carreira, levando à promoção de alguns colaboradores. 

Como resposta, sentimos que o nível de comprometimento das pessoas que subiram de cargo está maior.

Esse dado comprova nossa escolha de trazer jovens talentos. E, assim, promover mudanças estruturais com gente da empresa, sem a necessidade de buscar profissional no mercado.

Por isso, tenha em mente: a liberdade que as pessoas têm para trabalhar está na essência de uma cultura organizacional realmente horizontal. 

Foto de Josmar Machado, Chief Executive Officer (CEO) na Niteo

Josmar Machado

Chief Executive Officer (CEO) na Niteo

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