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Data & AnalyticsInfraestrutura de TI

Self-service BI: como funciona a abordagem que empodera equipes de negócio

O que é Self-service BI, como funciona e como a abordagem impulsiona o Business Intelligence e Analytics.

Antes, só equipes de TI e analistas profissionais tinham acesso aos dados corporativos. Isso gerava atrasos e dependência excessiva dos especialistas. Porém, o self-service BI transforma esse cenário.

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    BI ágil, fácil e com autonomia. É o que proporcionam os métodos e ferramentas de self-service BI.

    Apesar das organizações investirem no armazenamento de dados, elas ainda lutam para realizar análises eficazes e capturar insights baseados em informações.

    Uma das razões pelas quais isso acontece é a dependência do departamento de TI ou de uma equipe de dados centralizada para fornecer insights acionáveis.

    Durante anos, empresas criaram modelos BI a partir de ambientes centralizados e altamente complexos.

    Porém, nos últimos tempos, novas ferramentas voltadas para usuários de negócio foram desenvolvidas e possibilitaram a eles criar e manipular informação de forma simples e rápida.

    Assim, enfim, os gestores podem ter mais autonomia e velocidade para gerar e consumir os dados corporativos.

    Self-service BI: poder para o usuário de negócio

    Segundo o grupo de consultoria Gartner, “self-service business intelligence” é o conceito de que usuários não-técnicos possam criar e implantar suas próprias análises. Tudo isso, apoiado na estruturação de uma arquitetura corporativa e ferramentas que entregam autonomia na concepção e modelagem de relatórios e dashboards.

    Ou seja, o conceito de autoatendimento em BI é o poder que os usuários de negócios têm de criar seus próprios relatórios personalizados e realizar suas consultas analíticas, quando e onde necessário.

    O autosserviço torna-se efetivo após a empresa construir seus data marts (data warehouse), acessados pelo software self-service, respeitando privilégios de acesso e políticas de privacidade.

    Ao disponibilizar uma ferramenta de BI de autoatendimento, a área de TI auxilia o usuário a compreender os dados disponíveis e os níveis das camadas de negócios.

    Assim, ele pode se concentrar no significado dos dados no sistema de BI, não na tecnologia em si.

    Leia também: 8 cuidados essenciais para alcançar uma visualização de dados confiável.

    Os 4 pecados do self-service BI

    Apesar das inúmeras vantagens, o uso de ferramentas de BI de autoatendimento pode trazer quatro consequências para sua organização caso não haja planejamento adequado, tais como:

    1. Descontrole de custos

    Custo de licenciamento exponencial com a expansão para outras áreas e para um número expressivo de usuários.

    Duplicidade de gastos quando as áreas de negócios adquirem soluções desconsiderando outras opções relevantes ou até mesmo já licenciadas pela organização.

    2. Ineficiência

    Regras contidas em relatórios são comuns, o que imobiliza nesses o conhecimento e inibe seu reaproveitamento. O uso de ferramentas distintas ainda multiplica o problema.

    Excesso e redundância de relatórios, desenvolvidos para suprir as diferenças de funcionalidades entre as três plataformas: web, tablet e mobile.

    3. Ausência de governança

    A adoção gradual e descentralizada desconsidera a governança (informação e controle de local, autor, tamanho e permissionamento dos arquivos dos relatórios, por exemplo.

    O foco departamental e armazenamento dos arquivos localmente, ou em servidores da rede (por vezes de intranet), mantém as regras nesses arquivos.

    Todos os usuários são publicadores, desenvolvedores e consumidores dos relatórios, sem distinção, ou com distinção informal.

    4. Perda de desempenho

    A ampliação do uso requer volumes crescentes de dados pelas ferramentas. E isso exige maior poder de processamento local, na máquina de cada usuário, além de gerar gargalo na rede local, armazenamento, etc.

    Os cuidados para não cair nessas armadilhas

    Algumas dicas e boas práticas recomendadas na adoção do self-service BI referem-se, principalmente, ao planejamento e à governança da informação, que diferenciam claramente as informações corporativas e departamentais/pessoais geradas por TI e “power users”.

    Treinamentos para usuários de negócio também são práticas aconselhadas para aliar conhecimento do negócio e técnico.

    Os ganhos no uso do self-service BI são evidentes. Porém, as necessidades de cada empresa é que direcionarão a solução e as questões como segurança, integridade e disponibilização da informação, que devem ser cuidadosamente analisadas.

    Para esclarecer as oportunidades e os desafios ao redor da governança, confira nosso webinar: Self-service BI sem abdicar da governança de dados.

    Como escolher uma ferramenta de self-service BI

    Ao iniciar ou ampliar o uso do self-service BI em sua organização, busque ferramentas que aliem a capacidade do self-service com um controle efetivo dos seus investimentos, eficiência na criação dos relatórios, governança, desempenho e escalabilidade.

    Além de facilitar a análise dos dados para tomar decisões rápidas, a empresa também se beneficia quando a solução de BI possui recursos de compartilhamento de conjuntos de dados, relatórios e insights com toda a organização, acessível a partir de qualquer localidade.

    É imperativo que a interface:

    • seja intuitiva e fácil de usar;
    • facilite a colaboração;
    • esteja disponível em todos os dispositivos, local ou móvel, on-line e off-line.

    Por sua vez, entre os diversos fatores que influenciam positivamente a adoção das ferramentas de autoatendimento BI, podemos citar:

    • São aplicações que o próprio usuário pode baixar, de graça, e testar na versão final.
    • A aquisição é facilitada. Os preços unitários não são elevados e as licenças são mensais, cobradas por usuário, usualmente pagas por meio de cartão de crédito corporativo.
    • As ferramentas acompanham, em parte, o nível de sofisticação do usuário. Elas oferecem módulos que permitem desde a criação de relatórios detalhados até a carga e formatação dos dados diretamente na aplicação, com armazenamento local.
    • Conforme a experiência de uso aumenta, seus requisitos se adaptam e atendem à demanda do usuário.

    Ferramentas de BI acessíveis e intuitivas para desenvolver uma cultura de dados

    A capacidade de transformar dados em insights acionáveis é fundamental para o sucesso de qualquer organização, principalmente nesta era em que o volume de informações aumenta exponencialmente.

    Como mencionei ao longo do artigo, as ferramentas de self-service BI tornam esse processo mais acessível, permitindo que usuários de negócio coletem e analisem dados sem depender exclusivamente das equipes de TI.

    Neste contexto, destaco duas plataformas que vêm se consolidando como líderes no mercado: Power BI da Microsoft e Looker do Google Cloud.

    Inclusive, Microsoft e Google se posicionaram como líderes em plataformas de análises de dados e de Business Intelligence no quadrante Gartner de 2024:

    Quadrante Mágico do Gartner de 2024 que demonstra Google e Microsoft como líderes em plataforma de BI e análises de dados.
    Quadrante Mágico do Gartner para plataformas de análises de dados e Business Intelligence em 2024

    Caso você precise de auxílio para definir a melhor ferramenta para sua empresa, conte com a Niteo.

    Como sua parceira para serviços Microsoft e Google Cloud, através do Niteo Tech Discovery, mapeamos as necessidades da sua empresa em dados e tecnologias para sugerir e implementar aceleradores de negócios eficazes. Não deixe de falar com a gente antes de optar por qualquer plataforma.

    Agora, explicarei um pouco mais sobre Power BI e Looker. Acompanhe!

    Power BI: flexibilidade e integração para análise de dados

    Uma ferramenta considerada referência em BI de autoatendimento é o Power BI da Microsoft. 

    Este serviço baseado em nuvem é composto por software, aplicativos e conectores que visam integrar dados de diferentes fontes. Entre elas, estão warehouses, planilhas de Excel, redes sociais e outros softwares.

    Empresas de diferentes tamanhos e setores podem usar o Power BI. O sistema auxilia todos que desejam modificar a forma de criar e visualizar relatórios e dashboards de dados.

    Além disso, você e suas equipes têm acesso às atualizações das informações em tempo real. Há também a opção de trabalhar em workspaces pessoais e colaborativos.

    Alguns dos recursos principais do Power BI abrangem:

    • Power Query: ferramenta que possibilita a conexão de uma ou mais fontes de informações públicas e corporativas, tais como do seu banco de dados, Web ou Microsoft Excel.
    • Power Pivot: programa que ajuda a modelar, relacionar e fazer cálculos simples ou complexos sobre Big Data.
    • Power View: ferramenta que permite criar relatórios, gráficos, mapas e outros elementos interativos para analisar os dados.
    • Power Map: permite analisar dados geoespaciais através de uma experiência de mapa em 3D.
    • Power Q&A: é possível fazer perguntas em linguagem natural e obter respostas sobre os relatórios criados.

    No mais, o Power BI suporta linguagens de programação e de expressão específicas, como Python, R, M e DAX. Possibilitando, dessa forma, ir além das funções básicas para explorar análises ainda mais profundas e complexas.

    Com esse conjunto de ferramentas integradas, a Microsoft mantém sua plataforma de dados em constante evolução para atender o avanço das demandas por soluções de Business Intelligence.

    Saiba mais sobre o Power BI e como usá-lo: O que é Power BI, para que serve e suas vantagens para negócios.

    Looker: potencializando a cultura data-driven com o Google Cloud

    Além do Power BI, outra poderosa ferramenta de BI de autoatendimento que merece destaque é a Looker, parte do portfólio de produtos Google Cloud.

    A plataforma Looker oferece uma interface low-code que facilita a coleta e a organização de dados, a análise desses ativos e a geração de insights acionáveis.

    Além disso, integra inteligência artificial generativa (GenAI), baseada em modelos semânticos do Gemini, para otimizar a criação e interpretação de dashboards e relatórios.

    Com suas funcionalidades avançadas de governança e segurança, a Looker se posiciona como uma excelente escolha para empresas que buscam uma solução de BI integrada e escalável.

    Conheça a ferramenta de ponta a ponta: Looker Platform: a plataforma de BI que potencializa seus dados!

    Caso de sucesso: Odebrecht Previdência

    Para que você entenda na prática como o self-service BI pode ser importante para a sua empresa, conheça um dos nossos casos de sucesso, divulgado no site Enterprise da Microsoft: o projeto de BI para a Odebrecht Previdência.

    A Odebrecht Previdência é o fundo de pensão privada da organização Odebrecht. Com o Self-Service BI da Microsoft, conseguiram domínio e rapidez no acesso a informações gerenciais, ações mais eficazes e criação de novas visões e gráficos.

    Assim, foi possível trazer informações de lugares diferentes, consolidá-las e organizá-las para auxílio na tomada de decisões estratégicas.

    Assista o vídeo: Odebrecht Previdência diferencia seu planejamento estratégico com self-service BI da Microsoft.

    Como conciliar autonomia do usuário com governança de dados

    Com o self-service BI, ou BI de autoatendimento, os usuários ganham autonomia e diminuem a dependência das equipes de TI para gerar ou atualizar todo e qualquer relatório.

    Além de reduzir custos e aumentar a produtividade nas empresas, isso traz informações mais relevantes para a gestão.

    Afinal, as áreas de negócio, como finanças, vendas e marketing, sabem bem para quais perguntas procurar respostas.

    Como nada é tão simples, essa praticidade tem efeito: a governança de dados é fortemente impactada pelo self-service BI.

    Não que seja impossível conciliar as duas coisas, crença ainda muito comum no mercado.

    O Power BI e a plataforma Looker, por exemplo, oferecem recursos de segurança que permitem controlar e gerenciar o acesso de todos os colaboradores em diferentes níveis.

    Além disso, mantêm a conformidade com as leis nacionais e internacionais de privacidade de dados.

    Ao planejar a adoção de soluções de BI de autoatendimento é necessário implantar processos de utilização e governança consistentes, porque a competitividade de sua organização no futuro depende da definição dessas políticas hoje.

    Caso a governança de dados seja um desafio na sua organização, a Niteo também pode ajudar.

    Através do nosso framework de práticas e serviços dedicados à governança, ajudamos sua empresa a empregar as melhores práticas, usando tecnologias de ponta, como GenAI e machine learning.

    Conheça o Niteo Data Governance e agende uma conversa com nossos especialistas. Será ótimo poder conversar com você!

    Foto de Rafael Moralles, Chief Services Officer na Niteo

    Rafael Moralles

    Chief Services Officer na Niteo

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