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Data & Analytics

8 cuidados essenciais para alcançar uma visualização de dados confiável

O que é visualização de dados, ou dataviz, e porque é importante para uma cultura orientada a dados.

Imagine uma ferramenta que democratiza os dados da empresa e faz todos, da liderança às operações, tomarem decisões melhores sem complexidade. Isso já é realidade com o dataviz.

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O dataviz é um recurso simplificado que empodera equipes a usar os dados para obter insights acionáveis, transformando a cultura da organização.

Em quase vinte anos no mercado de tecnologia, tive a oportunidade de experienciar diferentes modelos de negócio e liderar equipes com perfis muito distintos.

Agora, de volta à Niteo como líder da área comercial, posso refletir o que as empresas tão singulares por onde já passei têm em comum: o sucesso de cada uma delas depende de sua capacidade de tomar decisões orientadas por dados.

Mas por vestir tantas vezes o chapéu de decisor, enfrentei, junto dos meus pares, as dificuldades para avançar numa cultura analítica.

Considero a falta de recursos e de investimentos necessários os principais vilões do data-driven, impedindo que as empresas sejam mais estratégicas e competitivas no cenário atual.

Promover uma cultura orientada a dados de fato é um desafio, mas é possível superá-lo. Uma das principais alternativas nesse sentido é recorrer a uma solução que pode não parecer tão óbvia de início, mas é totalmente eficaz.

Estou falando da visualização de dados, técnica também conhecida como “dataviz”. Por meio de dashboards – painéis de dados interativos e dinâmicos – e relatórios – que detalham as histórias dos dados – é possível tornar os dados organizacionais mais compreensíveis e acessíveis em todas as esferas das organizações.

O papel da visualização de dados na cultura data-driven

A visualização de dados, ou “Data Visualization”, é um recurso com verdadeiro potencial para promover amplamente a cultura data-driven nas organizações.

Segundo diferentes pesquisas apontam, inclusive dados trazidos pelo Gartner, grupo de consultoria global, nosso cérebro processa imagens até 60 mil vezes mais rápido do que textos e números.

Sabendo disso fica simples de entender como os dashboards e relatórios, ferramentas de dataviz, democratizam os dados entre todos os colaboradores.

Por meio de elementos visuais específicos para cada tipo de análise, por exemplo gráficos e mapas, as visualizações de dados reduzem a resistência das pessoas ao modelo de trabalho orientado a dados.

Isso porque os visuais traduzem os dados brutos em informações claras e organizadas, mais fáceis de interpretar.

Essa característica aumenta a adoção do Data Analytics não só por especialistas técnicos mas também por profissionais das áreas de negócio. O que é de extrema importância em um mercado com escassez de talentos qualificados em dados e tecnologia.

Os 8 cuidados para uma visualização de dados confiável

Apesar dos benefícios promovidos pela visualização de dados, existem alguns cuidados técnicos, de design e usabilidade essenciais para desenvolver dashboards e relatórios.

Isso para garantir visuais dinâmicos e atraentes, além de análises confiáveis e insights realmente acionáveis a partir desses recursos.

Vem comigo que vou te contar quais são eles a seguir.

1.      Escolha da ferramenta de visualização de dados

A primeira etapa da visualização de dados é escolher a ferramenta apropriada para sua empresa.

Ela deve fornecer os recursos de segurança e governança necessários, como controle de acesso e definição de responsabilidades, e possibilitar a integração de suas fontes de dados primordiais.

É importante também que ela seja flexível e não possua limitações. Tanto em questão de coleta, modelagem e organização dos dados quanto na customização dos elementos do seu dashboard ou relatório.

Para isso, existem hoje as ferramentas de Self-service BI. Esse tipo de tecnologia é flexível não só na contratação de licenças e recursos sob demanda. Mas também em sua usabilidade, garantindo autonomia e facilidades para os times de negócio desenvolverem suas próprias análises, conforme as necessidades.

Essa última característica é fundamental para o uso amigável da ferramenta e, por consequência, para o engajamento das equipes na cultura data-driven.

2.      Definição de objetivos e indicadores

A falta de objetivos claros é um dos principais impeditivos para criar visualizações de dados confiáveis.

Com os grandes volumes de dados gerados diariamente, é comum se perder no excesso de informações. Especialmente quando não se sabe quais perguntas precisam de respostas ou o que é relevante para a estratégia da empresa em determinado momento.

Por outro lado, ao estabelecer objetivos e metas para cada setor é possível selecionar KPIs específicos que devem ser monitorados para atingir os resultados esperados. O que facilita a compreensão do que é prioridade e precisa constar nos visuais.

E lembre-se da importância de envolver gestores e colaboradores das diferentes áreas da empresa em todas as fases de desenvolvimento das visualizações de dados.

Quem está na linha de frente das operações de cada setor conhece bem suas dores e oportunidades.

3.      Coleta e preparação de dados relevantes

Com objetivos e KPIs mapeados, você também conseguirá identificar com mais clareza as fontes de dados mais relevantes para cada departamento. Assim como ignorar aquelas que não agregam valor para o que foi planejado inicialmente.

Nem todos os dados que trafegam por sua organização precisam de fato ser usados a todo momento. Até porque eles podem ocupar um espaço de armazenamento desnecessário em sua ferramenta.

Por isso, a limpeza e organização dos dados é fundamental nesta etapa. Assim sua empresa consegue manter o equilíbrio entre coletar dados suficientes e evitar o excesso de informação.

Leia também: IA generativa: 3 estratégias de dados que ditarão sua eficácia.

4.      Contratar um parceiro especializado ou criar os visuais internamente?

Esta é uma indagação importante sobre o dataviz. Os dashboards e relatórios de dados são a “perfumaria” do Data & Analytics. Ou seja, a interface visual que dá contexto às informações de maneira atraente para os usuários.

Mas além disso, existe todo um background que não aparecerá para o usuário final.

Ele é composto pelos próprios dados em si, que desde sua coleta e integração, limpeza do que for irrelevante, até sua modelagem e apresentação, há várias etapas de preparação que não podem ser negligenciadas.

Por isso, recomendo avaliar se na sua empresa existem profissionais com habilidades técnicas necessárias para tais processos. Caso contrário, a contratação de um parceiro será a opção ideal.

Ao voltar para a Niteo, por exemplo, tive a grata surpresa de começar a trabalhar com um novo produto que me brilhou os olhos: a Fábrica de Dashboards.

Imediatamente me conectei a ele e pude enxergar seu enorme potencial de impacto ao me colocar no lugar dos nossos clientes.

A Fábrica de Dashboards é um conjunto de aceleradores para o desenvolvimento de dashboards dinâmicos e personalizados para cada objetivo de negócio, que traz nossa expertise de 18 anos em usar as ferramentas certas de Data & Analytics da melhor forma possível.

Ou seja, como consultoria especializada em dados, nós focamos no background de suas visualizações para maximizar o poder de suas análises, enquanto você se concentra no que é mais importante: o core business da sua empresa.

5.      Segurança e governança dos dados

Com o avanço da digitalização e a crescente dependência da nuvem, a segurança dos dados se tornou uma preocupação em todas as organizações.

Não é para menos. Afinal, segundo dados do Cenário Global de Ameaças da FortiGuard Labs, empresa global especializada em segurança cibernética, em 2022 o Brasil foi o segundo país que mais sofreu tentativas de ataques cibernéticos na América Latina.

Por isso é tão importante que sua ferramenta de visualização de dados ofereça infraestrutura de segurança global, e recursos de segurança de nível empresarial.

Assim é possível detectar e responder rapidamente a qualquer ameaça, além de se manter em conformidade com normas e leis de privacidade de dados, como a LGPD.

Além disso, é preciso estabelecer políticas de governança de dados eficazes. Por exemplo, definir níveis de acesso aos dados em suas visualizações e determinar os limites de utilização dos seus conjuntos de dados.

Dessa forma, é possível preservar dados sensíveis e impedir que pessoas sem autorização visualizem informações confidenciais.

6.      Design e usabilidade de dashboards e relatórios

Como você viu, até agora apenas mencionei os cuidados com o que está por trás dos dashboards e relatórios: a ferramenta para desenvolvê-los e os dados.

No entanto, não menos importante estão o design e a usabilidade das visualizações de dados.

É essencial desenvolver visuais realmente envolventes, interativos, dinâmicos e que transmitam clareza nas informações. Caso contrário, é provável que os colaboradores não se engajem em usá-los.

Se você precisa se aprofundar nesse aspecto, recomendo a leitura do livro “Storytelling com dados”.

Nele, a autora Cole Nussbaumer Knaflic aborda os princípios e as boas práticas de design e usabilidade de dashboards e relatórios, para, ao final, contar uma história memorável sobre os dados da empresa. Entre os tópicos mais relevantes posso citar:

  • A importância de, primeiramente, definir o contexto do que você precisa comunicar no visual para selecionar os elementos certos.
  • Como escolher, entre as dezenas de tipos de gráficos, os mais adequados para apresentar cada contexto dos dados.
  • A necessidade de destacar nos visuais o que é mais importante, para captar a atenção de quem está lendo ou assistindo sua apresentação.
  • Por outro lado, a autora também enfatiza o quanto é importante não poluir os visuais com elementos ou dados em excesso. Isso afeta o entendimento da mensagem principal, além de exigir uma carga cognitiva alta e desnecessária do espectador.
  • Como trabalhar com elementos que tornam os dashboards ou relatórios mais interativos e compreensíveis. Por exemplo, cores, rótulos de dados, nomenclaturas adequadas, legendas, e até mesmo títulos.

Vale ressaltar que, quanto mais intuitiva for a navegação e compreensão dos dashboards e relatórios, maior será a adesão dessas ferramentas pelos colaboradores.

7.      Treinamento das equipes nas práticas de visualização de dados

Após tudo que eu disse até aqui, preciso enfatizar o quanto é crucial manter todos os times em sintonia com as visualizações de dados.

Das cinco competências interpessoais mais importantes para os recrutadores, listadas no relatório “O futuro do recrutamento 2023” do LinkedIn, em três delas a capacidade dos colaboradores usarem os dados é essencial:

  • adaptabilidade;
  • resolução de problemas;
  • visão de negócios.

Isso porque as empresas precisam de colaboradores estratégicos, que contribuam para alcançar suas metas mais importantes a partir de tomada de decisões eficazes.

No fim das contas são as pessoas quem fazem a cultura orientada a dados funcionar. Portanto, é essencial que todos se sintam parte do processo para compreender sua importância e as vantagens disso em seu cotidiano.

Os dados têm as respostas para muitas das dúvidas ou dificuldades que a força de trabalho enfrenta no dia a dia. Eles são essenciais para que todos possam entender melhor suas responsabilidades e como otimizar suas rotinas com base em evidências.

E ao aprenderem a personalizar e interpretar suas próprias ferramentas de análise, os colaboradores ganham autonomia e não ficam na inação ou na dependência de outras pessoas para tomarem decisões.

Eles também entendem como comunicar o que está nas entrelinhas dos dados e, assim, ganham mais credibilidade entre os líderes e seus pares.

Por isso investir em treinamento adequado não qualifica suas equipes apenas nas práticas de visualização de dados para serem mais estratégicas. Mas também é um motor de impulsionamento da motivação e satisfação no ambiente de trabalho.

8.      Atualização frequente dos dashboards e relatórios

Por fim, atualizar com frequência suas ferramentas de visualização de dados é parte indispensável do processo.

Para ter análises sempre confiáveis é preciso manter os dados atualizados e os mais relevantes em seus visuais.

De tempos em tempos você precisará se dedicar à compreensão do que está dando certo ou errado e rever estratégias, objetivos e metas. Ainda mais em um mercado em constante mudança.

Assim, as devidas manutenções em seus dashboards os manterão em pleno funcionamento, fornecendo o que sua empresa precisa para ser mais competitiva e eficiente.

Supere desafios, eleve a competitividade e garanta eficiência com dataviz

Ao percorrer os oito cuidados essenciais para alcançar uma visualização de dados confiável, fica claro que a construção de uma cultura data-driven é mais do que uma simples tendência. É uma necessidade para o sucesso das organizações na era da informação.

A busca por insights acionáveis e decisões embasadas em dados exige atenção desde a escolha da ferramenta ideal até a constante atualização de dashboards e relatórios.

No entanto, sabemos que nem todas as empresas dispõem do tempo ou expertise necessários para se dedicar plenamente à construção de visualizações de dados.

Portanto, se você ainda não sabe por onde começar, a Fábrica de Dashboards pode ser a alternativa para sua empresa garantir acessibilidade aos dados organizacionais sem comprometer a qualidade e confiabilidade das análises.

Nós avaliamos suas necessidades e como os dados de cada setor da empresa estão organizados, garantindo aplicação do tratamento adequado para suas análises serem realmente poderosas.

Em um mercado cada vez mais competitivo e orientado por dados, proporcionamos a oportunidade de elevar sua cultura analítica sem a necessidade de recursos internos significativos.

É mais do que uma comodidade. É uma ponte para a transformação cultural, permitindo que você e sua equipe concentrem esforços na interpretação e aplicação estratégica dos dados, enquanto nós focamos no background essencial das visualizações de dados.

Quer ver, na prática, como isso funciona? Interaja com nosso projeto disponível na Fábrica de Dashboards e agende uma conversa sem custo com nosso especialista!

Foto de Jefferson Tolentino, Chief Sales Officer (CSO) na Niteo

Jefferson Tolentino

Chief Sales Officer na Niteo

Mais insights sobre: Data & Analytics

77% das empresas no Brasil falham ao transformar dados em insights!

Desafios? Falta de conhecimento técnico e ferramentas adequadas.

Forrester Consulting

Tela de computador exibindo um dashboard dinâmico em Power BI

Saia da estatística com nossa Fábrica de Dashboards, um conjunto de aceleradores para construir painéis dinâmicos de dados.

Ícone do Microsoft Power BI

Adote uma cultura orientada a dados!

Com o treinamento corporativo em Power BI da Niteo Learning você eleva ainda mais as habilidades analíticas e a consciência data-driven da sua equipe.

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