Capacitar colaboradores a interpretar e aplicar dados de forma eficiente resulta em melhores decisões, mais agilidade nos processos e capacidade aprimorada para responder às mudanças do mercado.
Por
Por
Capacitar colaboradores a interpretar e aplicar dados de forma eficiente resulta em melhores decisões, mais agilidade nos processos e capacidade aprimorada para responder às mudanças do mercado.
Data Literacy se refere à capacidade de uma pessoa ler, interpretar e comunicar os dados de forma estratégica, o que fortalece a cultura data-driven nas organizações.
Se tem algo que aprendi ao longo da minha carreira é que, nada adianta ter as melhores tecnologias ou gerar relatórios incríveis, se os colaboradores da empresa não sabem o que fazer com essa informação.
É por isso que julgo a alfabetização em dados, ou Data Literacy, uma habilidade que define o sucesso de qualquer negócio.
E eu não estou sozinho nessa. Segundo Miró Kazakoff, palestrante sênior do MIT Sloan, faculdade especializada em negócios:
A alfabetização de dados sempre foi um requisito em organizações bem-sucedidas. É que o analfabetismo em dados é mais óbvio agora — ou o analfabetismo em dados simplesmente causa mais danos agora do que costumava causar.
A questão é: muito se fala sobre Inteligência Artificial e sobre os dados serem o ‘novo petróleo’. Mas como isso realmente se traduz em lucro e valor para sua marca?
Sem um time capaz de compreender e aplicar os dados em suas rotinas, não há tecnologia ou estratégias que entreguem todo seu potencial.
Neste artigo, vou mostrar como Data Literacy pode transformar a cultura da sua empresa e preparar sua equipe para maximizar o valor dos dados.
Vem comigo!
Data Literacy - em português, alfabetização em dados – é a capacidade de ler, entender, analisar e usar dados de maneira inteligente para tomar decisões.
Gosto de exemplificar o termo com o que praticamos no dia a dia da Niteo Technologies.
Todos os nossos colaboradores — sejam executivos, profissionais do marketing, do comercial, da área financeira, das equipes de projetos ou do time de RH — possuem habilidades para interpretar os dados, aplicá-los no contexto das suas funções e, se necessário, compartilhá-los com outras áreas quando houver mais de um stakeholder.
E não estou falando sobre nossos times saberem apenas mexer em planilhas ou dominarem um software específico.
Data Literacy vai muito além disso.
É sobre entender o verdadeiro significado por trás dos números e ser capaz de transformá-los em insights acionáveis e oportunidades que realmente façam a diferença para o negócio.
Com o papel cada vez mais central que os dados assumem na estratégia e competitividade das empresas, o letramento em dados se tornou indispensável.
Só para dar uma ideia, o grupo de consultoria Gartner aponta que 29% das organizações já reconhecem que a baixa alfabetização em dados é um dos principais obstáculos para o sucesso das suas iniciativas de Data & Analytics.
Ou seja, não basta ter os dados; é preciso saber o que fazer com eles.
O gráfico abaixo, da pesquisa “Building Data Literacy” realizada pela consultoria Forrester em 2022, corrobora com minha afirmação.
Quando líderes empresariais foram questionados sobre “Quais desafios você poderá enfrentar caso a equipe do seu departamento não possua um nível adequado de literacia em dados?”, as respostas foram:
Quando falamos sobre a adoção de IA nas empresas, especialmente IA generativa, a alfabetização em dados é o que faz toda a diferença.
Quanto mais sua equipe entende sobre dados, mais sucesso você terá com qualquer iniciativa de IA.
Explico como isso funciona na prática:
Quando uma equipe possui alta alfabetização em dados, ela também começa a enxergar oportunidades onde antes só havia ativos subutilizados.
Esse é o ponto-chave para a monetização de dados.
Empresas com uma força de trabalho orientada por dados conseguem transformar informações em verdadeiros ativos financeiros ou benefícios operacionais. Seja capitalizando insights, compartilhando ativos de dados entre departamentos, seja ajudando a desenvolver produtos mais eficazes.
Um exemplo interessante é o trabalho que realizamos com a Funcional Health Tech.
Em parceria com a startup voltada para a área da saúde, desenvolvemos um MVP de produto de dados com IA generativa integrada.
A ideia era permitir que os clientes finais da Funcional pudessem interagir diretamente com os dados por meio da IA.
Eles conseguiriam fazer perguntas em linguagem natural, receber insights e, ainda, obter visualizações personalizadas para suas necessidades.
Essa entrega só foi possível porque a equipe da Funcional já tinha um nível avançado de maturidade e alfabetização em dados.
Eles se engajaram completamente no processo de desenvolvimento do produto, nos dando o suporte necessário para compreender as nuances de seus dados.
Esse tipo de colaboração é fundamental para garantir que o resultado do projeto esteja totalmente alinhado com o que o mercado precisa.
Agora, imagine como uma estratégia assim poderia beneficiar a sua empresa. Seus clientes, com certeza, passariam a ver ainda mais valor no seu produto.
Você poderia, por exemplo, cobrar um valor adicional por essa funcionalidade por um modelo de assinatura “premium”, onde o usuário precisaria fazer um upgrade para acessar os novos recursos.
É assim que a monetização de dados começa a se tornar realidade: quando há uma equipe preparada para enxergar o valor por trás de cada dado.
Confira essa história de sucesso na íntegra: Como monetizar dados, na prática, com Looker e IA generativa.
Mude essa realidade com Niteo Data Monetization, framework que transforma seus dados em oportunidades de receita e valor econômico.
Embora os benefícios de uma equipe alfabetizada em dados sejam evidentes, colocar isso em prática é outra história.
Implementar uma cultura de Data Literacy pode encontrar obstáculos significativos.
O que vejo é que muitas vezes, o problema não está na falta de tecnologia ou de dados disponíveis, mas nas barreiras culturais e estruturais dentro da própria organização.
Você se identifica com algum dos desafios abaixo?
Apesar dos desafios, é possível criar uma cultura robusta de alfabetização em dados com uma abordagem estratégica e contínua.
Isso garante que todos os colaboradores desenvolvam as habilidades necessárias para transformar dados em decisões relevantes e impactantes.
Com base nas minhas experiências, trago algumas dicas para você alcançar esse objetivo.
A alfabetização em dados e IA não se desenvolve de uma só vez.
As empresas devem implementar programas de educação corporativa, e os cursos que oferecemos na Niteo Learningpodem ser os primeiros passos.
Nossos treinamentos corporativos proporcionam conhecimento aos seus times, desde os conceitos básicos até o uso avançado de ferramentas de análise de dados.
Além disso, com o avanço da IA generativa, implementamos módulos focados em engenharia de prompt, uma disciplina essencial para capacitar os colaboradores a formular perguntas corretas e obter respostas precisas.
Conheça nossos cursos em tecnologias ágeis de Dados e IA. Você pode distribuir a carga horária e customizar o conteúdo programático conforme sua realidade de negócio: Niteo Learning.
Para a alfabetização em dados florescer, é importante que os dados estejam acessíveis a todos. Portanto, elimine barreiras de acesso e incentive a colaboração entre departamentos.
Dashboards transparentes, que contam as histórias dos dados, ajudam a criar uma cultura onde a tomada de decisões orientada por fatos se torne uma prática comum em todos os níveis da organização.
Dados acessíveis são uma das premissas dos 3 As de negócio. Convido você a saber mais em nosso artigo: Teoria dos 3 As: como aumentar o impacto e o valor dos dados.
Acima de tudo, é necessária uma mudança cultural dentro das organizações para a completa alfabetização em dados.
Essa transformação requer liderança e papéis dedicados a impulsionar a cultura de dados.
O infográfico do Gartner que você confere abaixo destaca papéis emergentes e essenciais:
Como você pode ver, profissionais como:
Sem essa mudança cultural, os desafios relacionados aos dados tendem a se multiplicar, o que impede a organização de explorar seu verdadeiro valor.
Ferramentas como IA generativa e plataformas modernas de análise, voltadas para usuários de negócio,tornam os dados mais compreensíveis e acessíveis.
A IA generativa pode ajudar a automatizar a criação de relatórios explicativos, enquanto as plataformas permitem análises profundas sem a necessidade de conhecimento técnico avançado.
Além disso, o uso de storytelling com dados é uma estratégia interessante, pois transforma números e estatísticas em narrativas envolventes que facilitam a compreensão e o engajamento de todos os colaboradores.
Ao finalizar a leitura deste artigo, volte aqui para ler também: 8 cuidados essenciais para alcançar uma visualização de dados confiável.
Acompanhar o progresso da alfabetização em dados na empresa é indispensável.
Use ferramentas de avaliação de desempenho e o feedback dos colaboradores para identificar áreas que precisam de mais atenção.
Assim é possível ajustar os programas de aprendizagem conforme necessário.
Além da inovação e da monetização, Data Literacy também garante uma governança de dados ética e segura.
Sem esse conhecimento, sua empresa corre dois grandes riscos: perder oportunidades de gerar valor e, pior, enfrentar problemas legais ou regulatórios.
Um levantamento do Gartner mostrou que empresas com práticas maduras de governança e análise têm 25% mais chances de adotar inovações baseadas em dados, como Inteligência Artificial.
E isso só é possível quando as pessoas entendem a importância de tratar os dados com responsabilidade.
Profissionais capacitados sabem como navegar por essas questões, garantindo que a governança de dados não seja um peso, mas uma alavanca para o crescimento estratégico – sempre em conformidade com as regras e legislações.
Precisa de apoio com a governança de dados? Conheça nosso framework dedicado a práticas de governança eficazes: Niteo Data Governance.
Refletindo sobre a importância da alfabetização em dados, temos de reconhecer que a capacidade de transformar dados em valor real é crucial para o futuro das organizações.
Sem este conhecimento, corremos o risco de deixar passar oportunidades valiosas e ainda enfrentar desafios legais ou regulatórios.
Por isso, é fundamental que todos na organização entendam a importância de interpretar e tratar os dados de forma responsável e estratégica.
No fim das contas, isso é o que permitirá criar equipes mais ágeis e inovadoras, capazes de converter informações em resultados tangíveis.
Com tecnologias avançadas e parcerias estratégicas, é possível mudar a mentalidade das pessoas e estar à frente das oportunidades que os dados oferecem.
Se sua empresa deseja maximizar o uso e o valor dos seus ativos disponíveis, estamos prontos para ajudá-la em todas as etapas dessa jornada.
Agende uma conversa com nossos especialistas e descubra o projeto de Dados e IA ideal para transformar a cultura da sua empresa.
Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.