Loading
Advanced AnalyticsEvolução Digital

IoT: interconectando dispositivos físicos e pessoas pela internet

O que é IoT (Internet das Coisas), como dispositivos, sensores e pessoas são conectados pela IoT e como ela funciona no Varejo 4.0 e na Indústria 4.0.

A IoT é uma rede de dispositivos físicos conectados à internet, capazes de coletar e transmitir dados em tempo real. Essa tecnologia tem alto impacto em nosso cotidiano e na eficiência das organizações.

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Digite um endereço de e-mail válido.

Gostou?
Compartilhe!

A IoT tem o potencial de transformar governos e organizações, tornando-os mais conectados, eficientes e sustentáveis.

Apesar de não ser tão famoso quanto o termo Inteligência Artificial, a Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT), está borbulhando no campo da tecnologia.

Isso é devido ao incrível fato de que é possível aplicar uma solução de IoT em qualquer indústria, seja em manufatura, transporte ou na área da saúde.

Além disso, a Internet das Coisas abriu caminho para as “Cidades Inteligentes”.

Essas, são cidades comprometidas com o desenvolvimento sustentável, capazes de gerenciar vídeos de segurança, otimizar o tráfego de veículos e monitorar a qualidade do ar. 

Tudo isso por meio de dispositivos, sensores e softwares interconectados pela rede, que permitem o monitoramento de grandes volumes de dados em tempo real.

Segundo dados divulgados pela ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas), a estimativa é de que, até 2027, existam em média 29 bilhões de dispositivos conectados. Em 2021, esse número era de 12,2 bilhões.

E aí, já se convenceu de que você precisa conhecer mais sobre essa tecnologia?

Mas o que é de fato uma solução de IoT?

Afinal, como um tipo de tecnologia pode ser tão abrangente quanto a Internet das Coisas? Basicamente, uma solução de IoT possui vários sensores que capturam informações de campo e os enviam para uma plataforma na nuvem através da internet.

O campo a se coletar informações pode ser de qualquer área, permitindo que as mais diferentes indústrias sejam viáveis para uma solução de IoT.

Os dados, portanto, são armazenados e, futuramente, analisados, para a partir disso gerar insights acionáveis e um verdadeiro impacto no negócio.

Origem e evolução da IoT

À primeira vista, a Internet das Coisas parece ter surgido hoje de manhã já pronta para moldar o futuro.

Embora a segunda parte seja verdadeira, a IoT começou com a automação industrial na década de 60.

À época, sensores distintos estavam interligados de alguma forma, cruzando informações em tempo real.

Depois, na década seguinte, surgiram os sistemas digitais de controle distribuído (SDCDs), o que elevou o processo que existia até então.

Já na década de 80, com computadores e processadores mais potentes, os SDCDs se consolidaram.

Além disso, essa tecnologia se tornou mais acessível para o consumidor “comum”.

Agora, ele podia ter um computador em sua casa e não apenas na empresa.

No entanto, ainda era preciso melhorar a conectividade entre equipamentos, sensores e sistemas de monitoramento.

Foi, então, que na década de 90, houve o melhoramento de softwares que permitiam que as tecnologias mais avançadas do ambiente industrial se conectassem com sistemas mais comerciais.

A evolução da tecnologia

Finalmente, nos anos 2000, a Indústria 4.0 e a computação se firmaram como conhecemos hoje.

Houve a aceleração de cenários de aplicações, modularização, orientação a objetos, serviços de web, processamento transacional, entre outros fenômenos, incluindo a computação em nuvem comercial.

Ademais, nasceu o “movimento maker”, que impulsionou uma eletrônica mais acessível para desenvolvedores e usuários leigos.

Foi no movimento maker que a IoT ganhou força, pois as coisas começaram a se conectar via internet, com a ponte entre a automação industrial e o processamento de computação em nuvem.

Tal ponte só foi possível com esse movimento.

Depois, o ambiente corporativo entendeu que poderia também interligar suas “coisas” e, a partir das informações, ter insights produtivos para seus negócios. Seja para melhorar o que já existia ou mesmo criar oportunidades e novos produtos.

Embora eu tenha diferenciado IoT de Inteligência Artificial antes, as duas tecnologias, definitivamente, estão associadas.

Aliás, IoT está igualmente atrelada a Machine Learning, Intelligent Edge e Intelligent Cloud, outros termos populares dentre o atual cenário tecnológico.

Essas inovações reunidas potencializam o poder de cada uma, as tornando ainda mais impactantes para as organizações.

Os projetos e as aplicações práticas da IoT

Agora que esclareci as origens da IoT, do que realmente ela é capaz?

Mencionei antes as cidades inteligentes e listei algumas de suas possibilidades.

Mas o ponto central é que, com a Internet das Coisas, é possível interligar os serviços urbanos e melhorar os mais diferentes aspectos da vida do cidadão.

Por exemplo, podemos citar a acessibilidade para idosos e pessoas com necessidades especiais tendo a tecnologia como norte.

Em menor escala, a tecnologia da Internet das Coisas também permite conectar carros, o que pode oferecer maior conforto e segurança para o motorista.

E, no caso dos carros autônomos que estão surgindo, a captura e transmissão de dados através de IoT ajuda a aprimorar o comportamento do automóvel.

Surpreendentemente, a Internet das Coisas ainda pode conectar carros ou caminhões de uma frota, viabilizando o monitoramento dessa frota em tempo real.

E, portanto, facilita a coordenação dela, podendo, por exemplo, potencializar o tempo das entregas a serem realizadas.

Também é possível aplicar projetos de IoT em distintas faces do varejo inteligente – o varejo 4.0. Seja na produção, distribuição ou venda do produto. Ou ainda, melhorar as cadeias de suprimentos e reduzir custos.

Outros projetos interessantes são as gôndolas inteligentes, os alertas de segurança sobre equipamentos, os mapas de eficiência operacional e consumo e a integração de equipamento com aplicativos em smartphones.

IoT e segurança

Alguns detalhes importantes a acrescentar é que se deve considerar algumas outras instâncias em determinados contextos de projetos.

Com as cidades inteligentes, o projeto deve ser feito em conjunto com o governo.

E, nos demais casos, devemos ter em mente questões de segurança, tanto na perspectiva de proteção do projeto – por exemplo, quando pensamos em hackers e cyber ataques – quanto na perspectiva de regulamentação – como a LGDP.

As ferramentas de implementação da IoT

A Microsoft possui diferentes ferramentas capazes de fazer parte da sua solução de IoT. Seja no âmbito do monitoramento de dados, com o Azure IoT Central, ou proteção dos mesmos com o Security Program for Azure IoT.

Também é possível analisar os dados em tempo real com o Azure Stream Analytics e ter insights sobre eles através do Azure Time Series Insights.

Já com o Azure Machine Learning podemos aplicar o aprendizado de máquina nos dados para gerar insights ainda melhores ou prever comportamentos futuros.

Como você pode ver, essas ferramentas são aplicáveis na:

  • fase inicial da solução de IoT, quando os dados do ambiente são capturados;
  • na fase conseguinte, em que há a análise desses dados e se obtém insights a partir deles;
  • e na fase final, quando as informações de fato se transformam em ações que impactarão o negócio.

No entanto, essas são apenas algumas das ferramentas de IoT disponíveis no mercado. Definir as que serão usadas dependerá das necessidades de cada projeto e organização.

Interoperabilidade de informação: transparência e eficiência na colaboração corporativa

Esse filme da Microsoft traduz de forma incrível a tendência IoT (Internet of Things) – a nova dimensão de conectividade propiciada pela Internet que nos conduziu à cultura da mobilidade e nos tornou uma sociedade de humanos e coisas interligados.

Na visão de Internet das Coisas, as inovações tecnológicas logo se tornam indispensáveis aos hábitos e às atividades cotidianas das pessoas e das instituições.

Por isso, além de integrar, agora é necessário que as novas tecnologias trabalhem como se fossem uma única solução.

Esse é o desafio da TI para as empresas. Passa a ser vital disponibilizar aplicações de diferentes fabricantes em diversos dispositivos para que pessoas geograficamente dispersas possam colaborar.

Desse modo, a Interoperabilidade de Informação é tratada hoje como uma solução de negócio, que foca no resultado independentemente das tecnologias aplicadas.

Não existem padrões de vínculo entre os diversos produtos, fabricantes e dispositivos.

Exemplos de estratégias de IoT usando diferentes tecnologias

São as estratégias corporativas e os recursos disponíveis que desenham o eixo tecnológico na IoT. Por exemplo:

  • Uma Intranet que automatiza processos logísticos e financeiros gerados a partir de um ERP (SAP, TOTVS etc.).
  • Uma arquitetura de Self-Service BI que opera com diversas fontes não consolidadas previamente e entrega para o usuário de negócio a experiência de apenas uma origem da informação.
  • Solução de BI que consolida dados de diferentes tecnologias (SQL, Oracle, MySQL etc.) e exibe os dashboards em dispositivos móveis Windows, Android e IOS.
  • Cadastro de colaboradores centralizado, em fluxo de trabalho integrado com múltiplas plataformas, que permite criar usuários de rede, e-mail e de sistemas internos, atribuir autorizações, lançar solicitações etc..
  • Informações de fontes heterogêneas sendo monitoradas em tempo real em uma central única que gera alertas ou modificações do comportamento de diferentes aplicações web.

São diversos os fatores envolvidos e um desses aspectos, de grande relevância, é a computação em nuvem.

O local onde as fontes de dados são armazenadas no mesmo nível e em cenários híbridos.

Com a nuvem, imensos volumes de dados são processados on-line e “devolvidos” para aplicações locais, onde quer que estejam.

Isso possibilita infinitas aplicações da IoT e a colaboração aprimorada a qualquer hora e lugar.

As oportunidades do futuro

Com o crescente número de aplicações práticas da IoT no Brasil, houve a aprovação do Plano Nacional de Internet das Coisas e a regulamentação da tecnologia através do Decreto nº 9.854, de 25 de junho 2019.

O PNIoT objetiva implementar e desenvolver a Internet das Coisas no país de maneira segura, garantindo boas práticas de infraestrutura e de dados, por exemplo.

Além disso, visa fomentar ações de Pesquisa e Desenvolvimento, incentivar a adoção da IoT, promover parcerias público-privadas e estimular a cooperação internacional.

Tudo isso é indispensável em um momento tão disruptivo quanto o que estamos vivenciando.

Os últimos avanços no campo da Inteligência Artificial tendem a transformar a IoT em uma tecnologia ainda mais revolucionária.

A IA generativa, por exemplo, garante acessibilidade para que mais pessoas possam participar ativamente dos projetos de IoT, usando apenas a linguagem natural.

Os modelos mais sofisticados de Machine Learning e Deep Learning podem agora realizar predições ainda mais precisas. Assim como conseguem moldar melhor seu comportamento à medida que aprendem com dados cada vez mais complexos.

E a expansão da internet 5G aprimora e acelera as transmissões de dados entre dispositivos, sensores e softwares.

Isso traz oportunidades avançadas para o uso da IoT nos diferentes setores da economia. Por exemplo, na área da saúde, na manufatura, nas cidades inteligentes, na agricultura e na mobilidade urbana.

Como resultado, espera-se que a partir de 2024, a Internet das Coisas gere mais empregos em áreas como desenvolvimento, programação, testes, suporte e manutenção.

E que ela esteja ainda mais presente nas estratégias sustentáveis de praticamente todos os setores.

Transformando ideias em ações mais eficientes com a IoT

A Internet das Coisas (IoT), a inteligência artificial, o 5G e a análise em tempo real representam uma maneira realmente impactante de obter informações instantâneas e realizar intervenções proativas.

Ao criar uma rede de dispositivos conectados e inteligentes, capazes de transmitir dados contínuos, essas tecnologias redefinem o gerenciamento empresarial.

Desde a linha de produção até a gestão de ESG, a IoT e a análise em tempo real permitem uma visão minuciosa de todas as operações de empresas e governos.

Essa abordagem revoluciona a eficiência, prevenindo problemas antes que ocorram e permitindo criar soluções cada vez mais relevantes nos diferentes setores.

A sinergia entre IoT, IA, 5G e análise em tempo real vai além da conectividade. Ela garante que as organizações sejam mais ágeis, responsivas e orientadas por dados.

Isso não apenas otimiza processos, mas também abre caminho para inovação contínua, sustentabilidade e uma gestão estratégica para o futuro.

No entanto, ao considerar a implementação de projetos de IoT, é fundamental priorizar a segurança, a gestão eficaz dos dados e uma infraestrutura que suporte tudo o que a tecnologia requer.

Igualmente importante é a capacitação de toda a força de trabalho para aproveitar ao máximo todo o potencial da Internet das Coisas.

A Niteo compreende a complexidade desses desafios e está comprometida em oferecer soluções de IoT sob medida para sua organização.

Podemos ajudar desde a preparação dos dados até a integração perfeita de sua infraestrutura e no treinamento especializado de suas equipes.

Fale conosco para saber como garantimos um ecossistema conectado, seguro e escalável, preparado para suportar qualquer mudança.

Foto de Cesar Piskor, CTO & Innovation Leader na Niteo

Cesar Piskor

CTO & Innovation Leader na Niteo

77% das empresas no Brasil falham ao transformar dados em insights!

Desafios? Falta de conhecimento técnico e ferramentas adequadas.

Forrester Consulting

Tela de computador exibindo um dashboard dinâmico em Power BI

Saia da estatística com nossa Fábrica de Dashboards, um conjunto de aceleradores para construir painéis dinâmicos de dados.

Ícone do Microsoft Power BI

Adote uma cultura orientada a dados!

Com o treinamento corporativo em Power BI da Niteo Learning você eleva ainda mais as habilidades analíticas e a consciência data-driven da sua equipe.

Nos acompanhe nas mídias sociais!
LinkedIn
Instagram
YouTube

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Digite um endereço de e-mail válido.

Insights relacionados:

Loading