Entenda por que você precisa treinar sua equipe em Teams

Uma das principais vantagens do Microsoft Teams é ele ser uma plataforma intuitiva. Seus usuários conseguem deduzir sozinhos como incluir alguns dos recursos em suas rotinas de trabalho. Em consequência, muitos acreditam que um treinamento em Teams seria desnecessário. Entretanto, quando falamos de Teams, estamos falando de governança e de muito mais funcionalidades do que a maioria dos profissionais conhece. Essa é uma ferramenta que, quando bem utilizada, transforma a forma como trabalhamos, otimizando e facilitando tarefas. Portanto, aqui estão três motivos pelos quais é importante treinar sua equipe em Teams.

O treinamento pode igualar à governança

O aumento de ameaças externas e internas fez com que a governança seja um dos tópicos mais importantes no local de trabalho de hoje. Então, como o autoatendimento e a governança adequada convivem no Teams?

Você deve começar a pensar sobre governança antes de começar a usar a ferramenta. Por exemplo, é importante pensar em como você deseja gerenciar suas equipes e fazer perguntas como: você gostaria de políticas de expiração? De barreiras de informação? De estabelecer políticas de gerenciamento de informações? Se você pensar em algo mais tarde, quando já tiver centenas ou milhares de equipes implementadas, será difícil mudar isso. Portanto, a governança tem de ser pensada desde o início.

Para além das configurações, a melhor estratégia nesse aspecto que você pode implementar antes de instalar o Teams é informar as pessoas. Pois o maior risco é as pessoas, em contradição à mentalidade de que é tudo uma questão de “ativar as configurações” e “apertar botões”. É possível mitigar ou minimizar o risco se as pessoas estiverem mais informadas para que possam tomar decisões melhores. Dessa maneira, elas são capazes de entender qual é o rico, porque tomar atitude x e não y e como funciona a nova arquitetura de informação. Portanto, a adoção do produto é facilitada e os colaboradores são capazes de usar o produto melhor.

Suas configurações padrão têm que atender às suas necessidades padrão

Criar um novo locatário e começar a usar o Teams rapidamente é, especialmente nestes tempos, uma prática comum. Contudo, nem todas as configurações padrão são definidas como a maioria das pessoas gostaria. Aí entra a principal vantagem do Teams: a adequação única e maleável à rotina do usuário.

Uma configuração simples, por exemplo, é a descoberta de equipes privadas. Não há razão para começar a usar equipes privadas se todos os usuários puderem localizá-las e, provavelmente, extrair algum tipo de informação apenas do nome da equipe. Um bom treinamento pode te ajudar a reservar um tempo para configurar o locatário como deseja e fornecer uma ótima base.

Consumo não é adoção

Se os usuários não receberem treinamento, eles podem criar equipes desnecessárias e, eventualmente, se sentirão sobrecarregados. Isso é uma clássica situação de “super adoção”, assim como há uma tendência de se fazer com pastas no Outlook ou com pastas aninhadas em compartilhamentos de arquivos.

Não se engane pensando que, se milhares de equipes forem criadas em sua empresa, você tem adoção. Este não é um jogo de números. Os usuários precisam ter treinamento para entenderem o que acontece em segundo plano quando uma equipe é criada ou qual é o objetivo do Microsoft Teams e utilizarem todos os recursos por completo, explorando o potencial da ferramenta. Caso contrário, eles não adotaram a ferramenta de fato.

Adoção é, na verdade, “fazer as coisas certas e fazer certo as coisas”. Se eles não estão gostando de usar o Teams, pertencem a zilhões de equipes desnecessárias e isso não torna suas vidas mais fáceis, então estamos fazendo isso errado.


Como mencionado anteriormente, essa é uma ferramenta com inúmeros recursos e vasto potencial. Embora seja intuitiva, para realmente atingir o objetivo do Teams, é preciso que o usuário compreenda o quê está fazendo e os motivos para agir dessa maneira. Assim, o uso do Teams é otimizado e a performance do colaborador também melhora.

A Niteo oferece treinamentos de Teams, pensados para aprimorar o uso da ferramenta e, consequentemente, a forma como equipes colaboram e se comunicam. Entre em contato conosco para saber mais.

*Este artigo foi traduzido e adaptado do texto “Win as a Team – Insights from the Microsoft expert community on how to empower users and leverage Teams to its full potential.”

Leia mais sobre:
Post anterior
A Niteo: os primeiros cinco anos
Próximo post
[Webinar] Como promover um BI menos dependente da equipe de TI

1 Comentário. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu