Tecnologia como aliada do CFO para converter grandes volumes de dados em informações estratégicas.

Entre os dias 2 e 4 de setembro a Niteo, em parceria com a Microsoft, participou como patrocinadora do CFO STRATEGIC ADVISORY BOARD, encontro fechado a 50 CFOs que figuram entre as 500 maiores empresas do País.

Foram três dias de imersão nos desafios encontrados no dia a dia dos executivos de finanças e focados na construção do cenário que se desenha para os próximos anos. Em palestra durante o evento o COO da Niteo, Josmar Machado, falou sobre o uso integrado de soluções de Big Data, Analytics, Business Intelligence e Colaboração para converter grandes volumes de dados em informação estratégica.

Josmar Machado, COO Niteo

Josmar Machado, COO Niteo

O CFO como um parceiro estratégico dos negócios.

Uma das missões mais desafiadoras para o executivo de finanças é produzir previsões mais precisas sobre o negócio para otimizar investimentos, reduzir custos e garantir a valorização da organização. Assim, converter um volume cada vez maior de dados em percepções − acessíveis de forma instantânea − é essencial para tomar decisões e promover um desempenho fundamentado. É nesse aspecto que a tecnologia se torna a principal aliada do CFO.

A ascensão do CFO Digital.

Em artigo publicado em seu website, a Microsoft aponta o surgimento da era digital como fator de mudança fundamental nas prioridades e nas funções dos profissionais de finanças de hoje: “já se foi o tempo em que a maior parte do trabalho do CFO consistia em supervisionar as práticas contábeis”. Com funções muito mais amplas e que exigem mais sofisticação tecnológica, passa a fazer parte das atribuições do cargo uma infinidade de novas decisões de compra de tecnologia.

O que levar em conta na escolha da tecnologia?

A escolha certa começa na elaboração do plano de necessidades, como a capacidade de processamento desse volume de informações e as formas para acessar, consultar, visualizar e compartilhar esses dados. Confira no gráfico a seguir qual tecnologia atende cada nível de capacitação.

Capacitar departamentos financeiros e usuários de negócio a: prever, controlar, viabilizar, colaborar

Capacitar departamentos financeiros e usuários de negócio a: prever, controlar, viabilizar, colaborar

Big Data, Analytics e Business Intelligence – Converter dados em informações estruturadas que gerem previsões de negócio e percepções visuais.

Plataforma de dados e aplicações em nuvem – Avaliar e controlar o risco com uma visão única e integrada da organização.

Mobilidade e Internet das Coisas (IoT) – Impulsionar a estratégia corporativa com maior agilidade e eficiência a qualquer tempo e em qualquer lugar.

Produtividade, colaboração e social – Acelerar uma cultura de inovação e colaboração entre equipes internas e externas.

Ao considerar a tecnologia uma prioridade dos negócios − tática e estrategicamente − o papel do CFO evolui para a liderança estratégica, ocupando uma posição inédita para ajudar as organizações a atingir suas metas de lucratividade, crescimento e produtividade.

Para a Niteo, as experiências compartilhadas no evento foram de extrema importância para nosso time executivo entender a realidade e conhecer as expectativas da área de finanças das empresas. Sobretudo, foi gratificante contribuir evidenciando o potencial da tecnologia como aliada do CFO para vencer seus novos desafios e alcançar o sucesso em seus negócios.

Veja mais informações em:

Post anterior
A importância do Visual Business Intelligence.
Próximo post
Self-service BI. O poder na mão do usuário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu