SharePoint

Por que migrar do SharePoint On-Premises para o SharePoint Online?

Para qualquer pessoa em contato mínimo com a tecnologia, o futuro parece óbvio: do mesmo modo que as dezenas de álbuns de fotos se tornaram pastas na nuvem, o espaço físico dá lugar ao espaço digital. Esse é o mesmo fenômeno que ocorre na migração do SharePoint On-Premises para o SharePoint Online (SPO).

O que é o SharePoint Online?

Antes de listar os motivos de você precisar fazer essa transição, é necessário que você entenda a diferença entre os dois métodos as duas plataformas que estamos falando. Sendo assim, começaremos explicando que o SharePoint Online faz parte da assinatura do Office 365, já disponível desde a licença de entrada, a E1. As funcionalidades das duas plataformas são equivalentes em muitos aspectos, no entanto, um dos principais diferenciais é a forma como os dados são armazenados. No caso do SPO, eles ficam na nuvem.

Além de não necessitar de espaço físico na sua empresa para armazenar esses dados, aqui estão outros 10 benefícios que você pode garantir ao migrar do SharePoint On-Premises para o Online:

Por que migrar?

1. Infraestrutura

Enquanto no on-premises sua equipe de TI é a responsável por monitorar e otimizar a infraestrutura do SharePoint, no Online, tudo isso fica por conta da Microsoft, inclusive a manutenção do sistema. Ou seja, a equipe de TI da sua empresa pode passar a se dedicar a outros assuntos, aumentando sua eficiência.

2. Atualizações

No SPO, o sistema é atualizado constantemente. Melhor que isso, se no on-premises, a cada nova atualização o sistema ficava indisponível para sua empresa, no Online, isso não ocorrerá. Não só as melhorias são contínuas e gratuitas, o acesso também é sempre garantido.

3. Segurança

A Microsoft oferece um sistema seguro 24 horas por dia. Logo, seus dados do SharePoint Online serão protegidos por diferentes métodos, cada um com a qualidade máxima da Microsoft. Ademais, você não correrá o risco de eventualidades prejudicarem os seus dados: por não ocupar espaço físico, o SPO não é ameaçado por enchentes ou algo do gênero.

4. Produtividade

O SharePoint Online permite acesso e integração a diferentes ferramentas e aplicativos na nuvem. Sendo assim, você poderá atender mais necessidades suas com programas específicos para elas. Por exemplo, você pode integrar o SharePoint com o Exchange e o Delve e fazer uso de integrações com o MS Flow e o Office365 – tudo pelo browser e de maneira simples e rápida, aumentando a produtividade da sua equipe.

5. Sem mais migrações

O SharePoint Online é atualizado pela própria Microsoft de modo automático. Isso o torna um sistema definitivo. Não será mais necessário migrar para qualquer outro SharePoint, pois o Online te atenderá interminavelmente. Sair do On-premises e ir para o online é a única migração que você precisará fazer.

6. Redução de custos

O SPO não necessita de gastos extras com licenças de software. Fora o fato de não demandar um espaço físico para os dados ou o tempo de sua equipe de TI, a versão não consome energia elétrica e não precisa da substituição de equipamentos. Sendo assim, o SPO reduz diferentes gastos de sua empresa.

7. Mobilidade

Os dados armazenados no SharePoint Online estarão disponíveis para você e toda a sua equipe em qualquer lugar do mundo. Você poderá compartilhá-los quando quiser. Isso tudo, somado à compatibilidade que o SPO tem com dispositivos móveis, tornam o acesso àquilo que você precisa muito mais fácil.

8. Controle

O fato de seus dados estarem na nuvem torna a administração deles mais simples. Pois os recursos, as políticas e a segurança do seu conteúdo são apresentados de maneira descomplicada pela Microsoft, permitindo que você possa gerenciá-los facilmente. Aliás, isso te dá controle total sobre os seus dados.

9. Inovação

Partindo do fato de que a manutenção do SPO é automatizada, sua equipe pode passar a se dedicar em inovação ou focar-se em encontrar novas soluções para a sua empresa. Sem precisar se preocupar com aperfeiçoamento do On-premises ou com servidores, livra-se mais tempo dedicado às funções importantes para o negócio.

10. Disponibilidade

O serviço do SPO é ininterrupto. A Microsoft investe e garante a infraestrutura de seu serviço para que ele esteja disponível para você a qualquer momento que precisar.

Depois de tantos motivos para migrar do SharePoint On-premises para o Online, a pergunta é:

Como migrar?

Realizar tal mudança exige entender a situação atual dos dados da sua empresa e qual é a sua necessidade e seu momento atual. Para cada caso, haverá uma abordagem de migração mais adequada. Esse processo pode ser realizado pela Niteo. Nossa preocupação é atender as suas demandas de maneira personalizada.
Contate-nos!

Leia mais sobre:
Post anterior
Machine Learning e o resultado do próximo clássico: Palmeiras ou Corinthians?
Próximo post
Você conhece o Microsoft Power Platform?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu