SharePoint 2016. Por que a ênfase no híbrido?

81%* das empresas planejam ambientes híbridos. O SharePoint 2016 vem reforçar essa tendência e traz recursos para integrar conteúdo, serviços e pessoas no local e na nuvem.

Um ambiente SharePoint híbrido é aquele em que alguns dos conteúdos e serviços são hospedados no local, enquanto outros estão em execução no Office 365. A instalação é fácil, a migração é descomplicada e as experiências são ágeis para administradores e usuários.

Você pode ter ganhos significativos de rentabilidade.

A versão 2016 do SharePoint Server está habilitada para integrar uma farm on-premise aos serviços Office 365 e Azure. Esse aspecto é fundamental para possibilitar a contratação combinada de ferramentas e serviços conforme a necessidade e os recursos específicos da sua organização – em cenários atuais e futuros.

A convergência de tecnologias é estratégica e deve considerar diferentes aspectos, como funcionalidades requisitadas pelas áreas de negócios, compliance, infraestrutura e licenciamento, além do plano de crescimento e investimentos da organização.

Vantagens ao adotar um modelo híbrido:
  • Escalabilidade, capacidade e flexibilidade de recursos.
  • Facilidade e agilidade na implementação.
  • Redução de custo na aquisição e na manutenção de infraestrutura.
  • Disponibilização assegurada da versão mais recente das ferramentas.
  • Suporte a dispositivos móveis e acesso externo..

As 3 principais soluções híbridas do SharePoint 2016:

1. Extranet – um portal exclusivo para clientes, fornecedores e parceiros.
O Office 365 permite criar portais Extranet para acesso externo à organização, de forma restrita, para que clientes, fornecedores e parceiros interajam de forma segura com toda a organização. A extranet do Office 365 está estruturada na nuvem e o acesso ao ambiente corporativo é independente.

2. OneDrive híbrido – arquivos seguros, sincronizados e compartilhados.
Manter os arquivos da organização no OneDrive for Business pode reduzir os custos de armazenamento local. Do SharePoint Server os usuários são “redirecionados” para o OneDrive para compartilhar e colaborar em documentos através do Office 365.

3. Pesquisa híbrida – experiência expandida do usuário
A busca de arquivos e documentos integrada entre o SharePoint Server e o SharePoint Online oferece amplo acesso dos usuários de cada ambiente ao conteúdo corporativo. Dependendo da configuração do ambiente, é possível ter apenas usuários locais, usuários online, ou ambos.

* F5 Networks – The State of Application Delivery (2015),    PCMag – 7 Ways Business Clouds are Evolving in 2016.

Se você está procurando saber mais sobre as funcionalidades híbridas do SharePoint 2016 e outros recursos da plataforma, Fale aqui com a gente ou leia mais em:

Post anterior
O que há de novo no SharePoint Server 2016?
Próximo post
Entenda e use ‘R’ com Power BI
Menu