Loading
Infraestrutura de TIInteligência Artificial

Quais os 5 requisitos para uma infraestrutura de IA? Entenda o momento de modernizar a sua

Requisitos para uma infraestrutura de IA eficiente

As cargas de trabalho da inteligência artificial exigem uma infraestrutura de TI que suporte o processamento de volumes massivos de dados e garanta escalabilidade e alta disponibilidade.

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Digite um endereço de e-mail válido.

Gostou?
Compartilhe!

A implantação de serviços de inteligência artificial em nuvem é um dos pilares de uma infraestrutura de TI que suporta as cargas de trabalho dessa complexa tecnologia.

Não é novidade que uma infraestrutura de TI deve estar sempre pronta e adaptada para suportar as mudanças de negócios e acompanhar a evolução na transformação digital impulsionadas pela alta digitalização.

Costumo dizer que esse é um fator primordial para as organizações conseguirem inovar e, principalmente, escalarem suas operações de maneira ágil e segura.

Afinal, se os negócios buscam mais vantagem competitiva, precisam ter condições de se adaptar rapidamente a constante transformação dos hábitos e exigências de seus consumidores.

E quando trazemos a inteligência artificial para este contexto, a importância de uma infraestrutura de TI organizada, robusta e escalável é ainda maior.

Não precisa ser nenhum guru no mundo da tecnologia. Ao acompanhar inúmeras tendências e pesquisas, é evidente o quanto os diversos modelos de IA serão cada vez mais propagados nas organizações.

A estimativa é de que o mercado de inteligência artificial cresça vinte vezes até 2030. De US$ 100 bilhões, ele pode chegar a quase US$ 2 trilhões neste período. O estudo foi divulgado na Statista, plataforma global de dados de mercado, e revela a magnitude dessa tecnologia.

A era da IA e o impacto nos negócios

A inteligência artificial é como um raio-x para o futuro dos negócios. Com ela, podemos descobrir o potencial de novos produtos, serviços e proporcionar experiências memoráveis para nossos clientes e colaboradores.

Das linhas de produção até os setores de saúde, marketing, vendas, pesquisa e análise, a IA deixa sua marca em todos os cantos do mundo empresarial, com soluções tanto simples como complexas.

Essa tecnologia consegue revelar o que está escondido nas entrelinhas dos dados corporativos. Com isso, fornece insights valiosos para embasar nossas decisões de forma segura e eficaz.

Além disso, a IA é o elemento central por trás da automação, eliminando as tarefas manuais e repetitivas do nosso cotidiano, como ao gerar rascunhos de propostas e documentos e sintetizar informações.

No entanto, essa jornada é como uma montanha-russa em alta velocidade. O crescimento exponencial dos modelos de IA torna a tarefa de dominá-los um verdadeiro desafio.

Por isso, as organizações devem investir numa infraestrutura capaz de lidar com o volume massivo de dados gerados pela IA, assim como de oferecer o poder computacional necessário para treinar e executar os modelos com eficiência.

Como é a Infraestrutura de TI na era da IA

Uma infraestrutura de IA é o cerne do sucesso em tempos revolucionários. Ela deve ser uma fundação sólida, projetada para sustentar as demandas mais complexas da inteligência artificial, como processamento de linguagem natural, machine learning e deep learning.

Neste cenário onde as fronteiras tecnológicas são constantemente desafiadas, a infraestrutura precisa ser ágil, escalável, segura, altamente flexível e disponível, adaptando-se ao ritmo acelerado da inovação.

A velocidade é vital para o processamento rápido e eficiente dos dados, enquanto a escalabilidade permite enfrentar os desafios crescentes.

A flexibilidade garante que a infraestrutura se adapte a diferentes cenários e necessidades, enquanto a alta disponibilidade é essencial para operações ininterruptas e seguras.

E por falar em segurança, precisamos construir muros impenetráveis para proteger os dados sensíveis em um ambiente cada vez mais conectado. O risco de ameaças cibernéticas é real e deve ser combatido com soluções robustas e estratégicas.

Não podemos nos esquecer da capacidade de aprendizado e evolução contínua. A infraestrutura de IA deve abraçar o conceito de aprendizado de máquina e aprendizado profundo, permitindo que ela própria aprenda e otimize seu desempenho ao longo do tempo.

Com a adoção crescente da IA, é fundamental que a infraestrutura esteja preparada para acompanhar não apenas as demandas atuais, mas também as que estão por vir.

Em vez de construir um edifício frágil, devemos erguer uma fortaleza tecnológica, que enfrente as dificuldades da era da IA com muita resiliência e rapidez.

Como identificar as necessidades de infraestrutura e implementar um roteiro de modernização

Apesar da importância de se ter uma infraestrutura de TI otimizada para IA, uma pesquisa recente da consultoria IDC revelou um cenário preocupante para sua implantação eficaz.

Entre os entrevistados, apenas um terço dos 31% que já implementaram a IA em suas operações declara ter alcançado um estágio maduro de adoção, no qual toda a organização colhe os benefícios da estratégia.

Essa taxa de sucesso é prejudicada pela falta de recursos adequados ou de infraestrutura projetada especificamente para atender às demandas da IA.

Acho isso compreensível, uma vez que a gestão da infraestrutura de IA é complexa e requer o uso de ferramentas, serviços e diretrizes que garantam sua longevidade em operações responsáveis, éticas e confiáveis.

Abaixo, listo uma série de práticas que ajudarão sua organização a identificar as necessidades de infraestrutura de TI e começar a implementação bem-sucedida da IA.

1.      Avalie o estágio atual da empresa

A modernização da infraestrutura para IA é uma jornada essencial para a competitividade e inovação nas empresas.

É crucial, portanto, avaliar cuidadosamente se sua organização está preparada para começar essa transformação.

Analise seus recursos tecnológicos vigentes e identifique se eles atendem às demandas atuais e futuras dos projetos de IA que estiver planejando.

Comece pensando nos pequenos casos de uso, e vá expandindo as possibilidades à medida que encontrar as respostas.

Além disso, considere a migração de suas operações para a nuvem, que oferece economia, escalabilidade e flexibilidade necessárias para as operações com IA.

Modernizar todos os sistemas legados é de suma importância para que a IA trabalhe em cima de dados integrados e atualizados.

Uma análise minuciosa de suas necessidades permitirá estabelecer a base sólida para uma infraestrutura de sucesso.

2.      Liste os recursos necessários e defina seu orçamento

O sucesso da modernização de sua infraestrutura de TI para IA requer a combinação certa de recursos humanos e tecnológicos.

Identifique se sua equipe possui as habilidades necessárias para implementar estratégias de IA e treinar modelos de forma eficiente, e se elas têm tempo para isso.

Se necessário, o Outsourcing de TI pode ser uma alternativa para fornecer especialistas qualificados instantaneamente, otimizando tempo e recursos internos.

Além disso, liste ferramentas, softwares e possíveis provedores de serviços que impulsionarão sua modernização.

E, defina um orçamento claro, pois isso permitirá priorizar ações e alocar recursos para iniciativas prioritárias.

3.      Crie seu roteiro de modernização

Com recursos e orçamento definidos, crie um roteiro de modernização alinhado com as prioridades da empresa.

Defina metas claras e etapas de implementação que atendam às suas necessidades específicas de infraestrutura de IA.

Esse roteiro será seu guia para o progresso contínuo e eficaz ao longo da jornada de modernização.

4.      Crie uma cultura de modernização

A modernização da infraestrutura de TI para IA transcende o departamento de TI por impactar toda a organização.

Dessa forma, antes de iniciar as ações, é importante mudar a mentalidade na empresa e estabelecer uma cultura de inovação em todos os níveis, desde profissionais técnicos até as áreas de negócios.

Todos devem compreender a relevância dessas mudanças e como elas beneficiarão a empresa a longo prazo, trazendo os recursos avançados da IA para impulsionar seu crescimento.

Engajar a todos nesse processo é fundamental para o sucesso da estratégia desde o início.

5.      Comece as implementações necessárias

Agora é hora de colocar em prática as ações descritas no roteiro de modernização.

Inicie com as áreas prioritárias, implementando estratégias e soluções que promovam uma infraestrutura sólida e preparada para IA nos setores definidos.

Não deixe de acompanhar de perto esta etapa. Esses primeiros passos fornecerão insights valiosos para o progresso e ajustes posteriores.

6.      Mensure os impactos das primeiras ações

Mensurar os impactos iniciais das suas ações será fundamental para compreender os pontos fortes e os gargalos do processo de modernização.

Essa avaliação permitirá identificar onde as implementações foram bem-sucedidas e onde é necessário ajustar as abordagens.

Além disso, resultados positivos motivam os profissionais envolvidos a continuarem comprometidos com o sucesso da modernização.

Por isso, avalie constantemente como sua organização está se saindo em relação às primeiras etapas concluídas do roteiro.

7.      Avance em seu roteiro de modernização conforme as necessidades

À medida que as implementações avançam e os resultados positivos se confirmam, continue avançando com o roteiro de modernização.

Ajuste-o conforme as necessidades e os recursos disponíveis da empresa. Garanta um progresso contínuo e sustentável rumo a uma infraestrutura altamente eficiente e preparada para a era da IA.

A busca constante pela melhoria fará sua empresa estar sempre preparada para enfrentar os desafios e oportunidades do futuro com confiança e sucesso.

E não se esqueça de manter o ritmo da transformação. O trabalho não para por aqui. Ao contrário, ele será permanente, pois uma infraestrutura eficiente requer atualizações e análises frequentes.

Você não está só! Conte com especialistas para auxiliar sua organização

Investir em uma infraestrutura adequada é essencial para desbloquear todo o valor da inteligência artificial e alcançar resultados realmente significativos nos negócios.

Porém, sei o quanto pode ser desafiador assumir essa tarefa nas organizações. A alta complexidade desse processo pode fazer até mesmo os líderes desistirem de implementar a IA em seus negócios, os impedindo de aproveitar sua amplitude de benefícios.

Modernizar a infraestrutura de TI e mantê-la relevante na era da IA requer planejamento e ações sob medida para sua organização.

Portanto, ao embarcar nessa jornada, busque parceiros confiáveis para te auxiliar. Afinal, este é um investimento de longo prazo, que deve ser aprimorado e reavaliado constantemente.

A Niteo compreende a importância desse desafio e está preparada para auxiliar sua empresa a conquistar uma infraestrutura robusta, resiliente e segura, que atenda perfeitamente aos seus objetivos com a IA.

Temos especialistas com capacidades técnicas e experiência para mapear as necessidades de sua organização e implementar projetos responsáveis e personalizados.

Possuímos também qualificação comprovada por meio do programa Microsoft Cloud Partner, no qual conquistamos nossas designações de “Infraestrutura Azure”, “Dados e IA” e “Inovação Digital e de Aplicativos”.

Se você busca maximizar o potencial de seus projetos de IA e obter resultados diferenciados, não hesite em contatar a Niteo.

Nossa equipe especializada irá colaborar em sua jornada, fornecendo a expertise e a tecnologia necessárias para o sucesso de sua estratégia.

Leia também: IA generativa: 3 estratégias de dados que ditarão sua eficácia.

Foto de Josmar Machado, Chief Executive Officer (CEO) na Niteo

Josmar Machado

Chief Executive Officer (CEO) na Niteo

Ícone da Microsoft Power Platform

Como anda a maturidade digital na sua empresa?

Promova a evolução digital da sua equipe com treinamento corporativo em Power Platform. Com a Niteo Learning você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.

77% das empresas no Brasil falham ao transformar dados em insights!

Desafios? Falta de conhecimento técnico e ferramentas adequadas.

Forrester Consulting

Tela de computador exibindo um dashboard dinâmico em Power BI

Saia da estatística com nossa Fábrica de Dashboards, um conjunto de aceleradores para construir painéis dinâmicos de dados.

Nos acompanhe nas mídias sociais!
LinkedIn
Instagram
YouTube

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Digite um endereço de e-mail válido.

Insights relacionados:

Loading