Preveja o futuro da sua empresa – não é papo místico, é Business Analytics

Nos últimos tempos, tenho notado que muitas pessoas não compreendem a diferença entre Business Intelligence (BI) e Business Analytics (BA), o que acaba por prejudicar suas organizações, pois embora tenham uma nomenclatura semelhante e partam do mesmo princípio, BI e BA são processos complementares, o primeiro diz a respeito de uma análise de dados para tomar decisões no presente e, o segundo, é uma análise do passado para prever erros do futuro. Ou seja, ao não compreender suas diferenças e acabar optando apenas pelo BI (como vejo acontecer na maioria dos casos), as instituições acabam por ficarem ultrapassadas quanto a sua ciência de dados, o que é erro grave em tempos que tecnologia de ponta é mandatória em ambiente corporativo.

O BI e o BA

Para começo de conversa, o BI é um conjunto de processos e de tecnologias que existe desde o século passado, quando os fundamentos da estrutura organizacional eram outros. Se você quiser, pode se aprofundar no assunto com este outro artigo que temos no blog da Niteo, mas para você entender rapidinho, o BI consiste no levantamento e na análise de dados. A partir desse histórico, é possível ter insights valiosos e tomar decisões inteligentes. O BI ajuda a estabelecer um objetivo para as instituições, sobretudo, a curto prazo, afetando o presente ou o futuro imediato. Já o BA influencia o foco empresarial a longo prazo.

É possível pensar no BA como um BI refinado e atualizado, porém, como mencionei anteriormente, o BA não deve ser considerado uma substituição para o BI. Este não supre a necessidade daquele e vice versa. No BA, são aplicadas as tecnologias que estão em alta em 2021, como Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data (assunto do meu último artigo!) e são aplicados em prol de uma análise de dados complexa. Sendo assim, com o BA, é possível observar o passado e, através de ferramentas de tecnologia de ponta, realizar uma predição das tendências futuras, por sua vez organizadas em dashboards visualmente interessantes que simplificam os dados e os tornam mais interativos. Caso queira entender ainda mais sobre o BA, você pode ler este texto aqui em que o assunto é apresentado em mais detalhes.

O potencial das decisões inteligentes

Para resumir, tanto o BI quanto o BA partem da análise de dados para favorecerem a tomada de decisões inteligentes, o que é vital na estratégia de qualquer empresa. Não é possível assumir que investir em apenas uma das duas partes é suficiente para obter uma ciência de dados eficiente e completa, que explore todo o potencial que o mercado mutável do século XXI exige. Exemplificar como a tecnologia mudou sua vida é redundante a essa altura do campeonato, então também não preciso te convencer que investir em inovação é imperativo. Os dados são o maior recurso mercadológico atual, logo, usá-los ou não pode ditar os próximos anos de seus negócios. E, mais uma vez, para tomar decisões inteligentes, você precisa do BI e do BA.

Você está pronto para optar pelo BA?

Há mais de 15 anos, a Niteo oferece tecnologias e serviços em data e analytics para elevar a eficácia das empresas. Temos mais de 800 mil horas de serviços e 480 clientes atendidos, entre eles Itaú, Braskem, Ericsson e Comgás, você não quer ser o próximo? Entre em contato conosco para aplicar o BA na sua instituição e comece a explorar o potencial das decisões inteligentes.

Post anterior
A Indústria 4.0 é o futuro – quais são as vantagens de adotá-la agora?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu