Power BI

Está em RH? O Power BI é fundamental para você

Quando falamos em serviços tecnológicas como o Microsoft Power BI, automaticamente os associamos com a área de TI. Entretanto, o Power BI é uma ferramenta digital para aprimorar as análises feitas em qualquer área da empresa, inclusive o RH. Com um bom treinamento, o time de RH é capaz de gerar e analisar seus dados de maneira independente, levando à tomada de decisões assertivas que, por sua vez, melhorarão os indicadores da área.

O que é o Power BI?

Power BI nada mais é do que um serviço de análise de negócios, cujo objetivo consiste em simplificar a criação de relatórios e dashboards. Ademais, as análises feitas são mostradas de maneira clara e interativa, o que facilita seu entendimento.

As análises para o RH

O seu time de RH pode estar gastando muito mais tempo que o necessário para realizar as tarefas cotidianas ao ficar preso em planilhas estáticas que se acumulam a cada mês. Principalmente pensando que as planilhas podem não dar conta do volume de dados a serem computados. Ou então o time pode estar sentindo falta de dados e indicadores para aprimorar seu desempenho, deixando de aproveitar oportunidades para a empresa e gastando o potencial dos colaboradores. Em ambos os casos, os problemas podem ser solucionados através do Power BI.

Com o Power BI, se obtém ganho de escala, porque no lugar de fazer uma tabela individual e específica para cada colaborador da empresa, é possível gerar apenas um relatório e gerenciar as permissões de acesso dos usuários envolvidos. Ainda otimiza o tempo do time porque, depois de ter criado o relatório, as informações podem ser atualizadas de maneira simples e rápida.

Também vale destacar que a criação de indicadores facilitada do Power BI permite que as decisões tomadas pelo RH sejam baseadas em dados e os resultados obtidos passam a ser superiores, dando vantagem dentro da dinâmica corporativa. Assim, a capacitação em ferramentas de análise leva a um RH mais estratégico e não apenas operacional.

Por que o treinamento em Power BI?

Treinar um colaborador do próprio time de RH pode ser benéfico pois prioriza as necessidades da área e possibilita autonomia para gerar novos indicadores. Porque o recurso estará disponível sem depender de qualquer outra parte da organização. Além disso, o time terá mais liberdade quanto à governança de dados.

O treinamento é apenas o início da transformação do time, já que quanto mais os colaboradores ganham experiência no Power BI, mais suas análises melhorarão. Não só quanto à facilidade de criar relatórios, também quanto à qualidade deles.

Quando minha dupla de alunos voltou do curso [de Power BI da Niteo], passamos a multiplicar o conhecimento deles para os demais e gerar nossos indicadores. Identificamos uma série de informações até então desconhecidas ou pouco compreendidas […]

Para se ter uma ideia do impacto disso, em poucos meses, reduzimos em 77% o banco de horas extras que havíamos acumulado, reduzimos em 8 vezes o índice de turnover, terceirizamos uma atividade, reduzimos os níveis de absenteísmo, aumentamos o engajamento. Tudo isso pois redesenhamos políticas e fizemos ações efetivas de melhoria destes indicadores, uma vez que tínhamos clareza da situação atual em que eles se encontravam e da situação desejada por nós.

Daniela Marqueti, especialista em gestões estratégicas de RH, com mais de 25 anos de atuação no mercado.

O treinamento da Niteo:

O treinamento de Power BI na Niteo é capaz de transformar a maneira de como o RH – ou a organização inteira – opera. Porque oferecemos tecnologias e serviços em Data e Analytics em qualquer setor que a empresa atue, o que garante que treinaremos os nossos alunos para conhecerem de Power BI e saberem colocar seus novos conhecimentos na prática, de maneira objetiva e eficaz. Em nossas aulas, abordamos o conteúdo de maneira aprofundada, dinâmica e ágil. Pois a nossa missão é sempre entregar valor para os nossos clientes.

Apesar de já trabalhar com o Power BI há três anos, ainda guardo todo o material do curso. As apostilas são muito completas e bem explicadas – até hoje são uma fonte de consulta para mim. Muitas vezes, se mostram melhores que pesquisar minhas dúvidas num site de buscas. O material é realmente muito bom.

André M. Purgalis, tem mais de 15 anos de experiência em RH e passou por grandes empresas brasileiras atuando na área de remuneração.
Post anterior
[Webinar] Profissionais de TI Remotos: melhores práticas de gestão
Próximo post
O poder da coerência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu