Power BI

Saiba como analisar suas informações do Facebook diretamente no Power BI

Você pode, através do passo a passo deste artigo, acessar e analisar o que acontece em sua página do Facebook diretamente no Power BI, onde você vai acessar as informações originadas do Facebook e utilizá-las para agregar valor ao seu negócio.

Boas métricas corporativas incluem, além das informações internas, o número de seguidores de sua empresa e todas as informações que esses podem complementar e agregar para o seu negócio.

Há uns cinco anos, ter uma conta em uma rede social era o suficiente para a maioria das empresas. Mas no mundo data-driven de hoje é fundamental que você colete informações sobre sua presença, monitore e saiba seu alcance para assim criar oportunidades e compartilhar mais efetivamente suas ideias e negócios.

Utilizando o Power BI podemos fazer isso, monitorando as redes sociais em um único ponto, de forma simples e com uma visão ampla.

  • Explore e analise os dados mais facilmente. O Power BI obtém dados de sua conta do Facebook e gera um painel com um conjunto de dados que permitem que você os explore com visualizações modernas, crie e compartilhe relatórios facilmente.
  • Identifique tendências rapidamente. Use a análise de página do Facebook no Power BI para detectar tendências. Saiba quem são seus fãs mais engajados, quais postagens foram as mais compartilhadas ou como as tendências mudaram ao longo do tempo.
  • Sem necessidade de codificação. Com o Power BI, você não precisa ter conhecimentos sobre codificação para analisar detalhadamente os dados da página do Facebook, e as atualizações de dados são automáticas.

Na hora de importar podemos selecionar a fanpage que temos no nosso usuário, e em seguida selecionar alguma conexão que você deseja trazer os dados como (Atividades, Livros, Comentários, Feed, Amigos, Jogos, Curtições, Links, Filmes, Músicas, Permissões, Postagens, Status, Televisão e personalizado) com essas informações é possível analisar o conteúdo desejado, para então modelar e visualizar.

A diferença do Power BI é que podemos modelar esses dados da forma que quisermos, adequando a nossas necessidades. Podemos ainda relacionar estes dados a outros dados externos construindo aplicações ainda mais abrangentes. O dinamismo é muito forte, pois você pode segmentar informações como quiser e ainda modelar em cima dos visuais selecionados pela Microsoft.

O conector do Facebook no Power BI Desktop depende do Graph API do Facebook. Como tal, recursos e disponibilidade podem variar ao longo do tempo.

Passo a passo – Conexão do Facebook no Power BI:

1. Em “Obter Dados” é exibido o ícone do Facebook, permitindo que você selecione entre todos os tipos de fontes de dados:

2. No próximo passo é exibida uma lista de diferentes informações que você pode acessar no Facebook e você deve selecionar apenas uma, como na imagem (no Nome do Usuário você pode deixar, por exemplo, com o texto Me):

3. Em seguida é solicitado que você forneça credenciais usando sua conta do Facebook. Desta forma você conecta a rede social ao Power BI por meio de sua conta. Como na imagem:

A partir daí ele busca as informações para serem trabalhadas no Power BI. Você pode renomear cada informação selecionada no passo 2 para o item correspondente, e então, usá-los na criação de seus Dashboards. A imagem a seguir mostra as informações de Amigos e Curtições já formatadas para uso no Power BI (os passos 1, 2 e 3 foram executados para cada uma das informações):

Com as informações disponíveis, então, você passa a criar seus gráficos, fazer suas análises e já pode tirar conclusões!

As mídias sociais crescem cada vez mais no mercado profissional, e com elas conseguimos coletar informações valiosas para as empresas. O Power BI pode ser seu grande aliado para entender essa realidade e trazer o insight que falta para você utilizar mais esse ativo de informações, e dessa forma, desenvolver ainda mais o seu negócio.

Acesse o Power BI, teste os passos acima, crie seus Dashboards e tenha uma nova visão de sua rede no Facebook!

Quer conhecer mais sobre soluções integradas de Business Intelligence? A Niteo, especialista em Data & Analytics, coloca-se à sua disposição para auxiliar você e a sua equipe.

Fonte adicional:
Leia mais sobre:
Post anterior
3 dicas para você enfrentar seus desafios em Tecnologia e Negócios – da necessidade à solução
Próximo post
Machine Learning e o resultado do próximo clássico: Palmeiras ou Corinthians?
Menu