Niteo

O poder da coerência

Quando falamos de ruptura, o nosso primeiro pensamento é provavelmente quanto à forma de trabalhar em 2020, contudo que tal repensar em como estabelecemos nossas metas? Que tal romper com as estruturas de propostas no mundo corporativo? Foi isso que a Niteo fez e acabamos por encontrar uma empresa mais unida do que nunca.

Tático x estratégico

Nos dias 6, 7 e 8 de novembro, a Niteo realizou seu planejamento tático para 2021, juntamente com seu planejamento estratégico para 2025. Além de se reverem e terem um gostinho de trabalhar em um espaço coletivo, os líderes de cada área da empresa apresentaram seus planos para os anos que virão.

A diferença entre tático e estratégico é sintetizada pelos períodos com que lidamos. Como indicamos, o tático diz respeito ao curto prazo, com um detalhamento maior da programação de ações para atingir metas específicas. Essa meta, por sua vez, faz parte de uma visão mais abrangente, tratada pelo planejamento estratégico. Ou seja, a especificidade do estratégico é reduzida e suas ações também serão menos certeiras, porém, o objetivo será muito maior e estabelecê-lo permite a melhor exploração do potencial da organização.

Nenhum objetivo, quer fosse o tático ou o estratégico, foi imposto pela diretoria. Dessa maneira, as responsabilidades não foram distribuídas, mas sim assumidas. Portanto, houve a inverção do fluxo da ação, aumentando o comprometimento com as ideias propostas. Como ninguém contou o que cada área há de fazer, os setores que definiram suas próprias metas e ações. Nosso time contou que ficou ansioso com a tarefa, mas como sempre, toparam a missão e abraçaram o desafio. Tudo tem um propósito, por quê o planejamento estratégico realizado dessa forma é interessante para uma empresa?

Coesão x coerência

Para explicar a importância do que foi aplicado, podemos fazer um paralelo com os termos de coesão e coerência dentro de um texto. Em noções simples, a coesão textual está atrelada à noção de micro, enquanto a coerência se relaciona ao macro. Contudo, é interessante notar que um texto pode ser coeso e incoerente.

O fenômeno acontece porque, em uma explicação rápida, a coesão é formada a partir da concordância entre sentenças dentro de um parágrafo. Podemos pensar que é o sentido formado dentro de um parágrafo. Em contrapartida, coerência é a noção geral do texto desenvolvido. Isto é, se todos os conteúdos dos parágrafos formam um raciocínio claro e que culminam em um conceito único.

Se transportarmos essa noção para uma organização, temos a percepção de uma empresa como as áreas formando a coesão da organização e a atuação coletiva como a coerência. Os colaboradores compreendem qual é a sua função dentro da área na qual atuam, pois aquela é a sua formação, entretanto, nem sempre compreendem como o seu desempenho afeta a instituição como um todo. Sendo assim, é possível que cada área execute suas atividades de maneira satisfatória, mas não se comunique com as demais partes da organização, o que impede o potencial produtivo da empresa.

A necessidade da coerência

A integração completa das partes de uma instituição é significativa para que a companhia se desenvolva como o organismo vivo que ela é e cresça de maneira independente e saudável. Dessa forma, há o suporte integral e simples para as necessidades dos integrantes e o fluxo de tarefas se mantém contínuo. E, embora essa já seja uma grande vantagem, se estamos pensando ao longo prazo, precisamos visualizar a coerência das metas.

Em panorama, se estamos montando um planejamento estratégico, os objetivos serão alcançados apenas se o time trabalhar com a mesma mentalidade e o mesmo entendimento do que precisa ser executado. A todo momento, a operação precisa estar alinhada e caminhar na mesma direção, construindo seu futuro de forma colaborativa. É por essa razão também que a Niteo se preocupa com sua cultura empresarial.

A nossa cultura faz nosso trabalho ser ainda melhor e mais satisfatório, seja para nós ou para os nossos clientes. É através dela que criamos nossa identidade e nos tornamos um time qualificado e integrado. E o que acabamos por descobrir uma vez que as apresentações acabaram é que nossas metas são similares. Embora as diferenças entre uma área e outra existam naturalmente, os objetivos estavam alinhados, demonstrando que somos e participamos, sim, do mesmo organismo. Contudo, não saberíamos desse fenômeno se o evento não tivesse acontecido.

Uma vez que nosso planejamento estratégico foi uma experiência coletiva, o time pode colaborar para alcançar seus objetivos. Como princípio, sempre tentamos nos aperfeiçoar, mas agora melhoraremos juntos. Pensando que a visão é a mesma e a determinação nunca foi tão grande, a Niteo se moverá como um todo em direção à 2025.

Time da Niteo
Time da Niteo em nosso planejamento estratégico para 2025. (Novembro de 2020)

Post anterior
Está em RH? O Power BI é fundamental para você
Próximo post
Quando terceirizar a sua TI?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu