Niteo

Os projetos Niteo

Ao longo dos 15 anos da Niteo, tivemos a oportunidade de realizar os mais diferentes projetos, cada qual com seus desafios e méritos. Poder coletar essas conquistas por tanto tempo é uma grande honra para nós, que tentamos sempre fazer o melhor para os nossos clientes. Pensando nisso, decidimos escolher três para ilustrar o percurso da empresa.

Uma resposta ao momento

Com o longo histórico da Niteo, a companhia transitou por diferentes contextos e momentos do cenário nacional. Entretanto, o agora conseguiu nos surpreender. Apesar de termos tido o privilégio de passar quase ilesos à pandemia, tivemos de nos adaptar como outras inúmeras empresas. O interessante foi poder ter ajudado outras empresas com o processo.

Uma organização brasileira do ramo petroquímico, líder em seu segmento nas américas, precisou mapear o avanço do COVID19. Afinal, a companhia possui mais de 6 mil funcionários e era fundamental que a saúde física e mental dos integrantes fosse garantida.

Sendo assim, a Niteo desenvolveu um app na plataforma Microsoft para reunir as informações sobre o bem estar da petroquímica. Os colaboradores respondiam um questionário (cujas perguntas abrangiam desde “Você tem estrutura adequada para o trabalho remoto?”, até “Como você tem se sentido?”) e as respostam eram organizadas em dashboards inteligentes. Eles contavam com filtros de identificação de humor, graças ao Cognitive Services. Essa ferramenta usa inteligência artificial para realizar suas percepções e você pode ler mais sobre isso neste artigo.

A partir dos dados coletados, a empresa foi capaz de monitorar e entender como a pandemia impactou seus funcionários não só quanto ao vírus em si. Afinal, o bem estar dos integrantes da organização é imprescindível para o seu funcionamento. Desenvolver um projeto desse, que coloca a saúde do colaborador em primeiro lugar, foi uma das operações mais significativas que fizemos.

A casualidade impactante do cotidiano

Dentre as nossas inúmeras tarefas cotidianas, pagar contas é só mais uma delas. E, em 2016, a Niteo pôde fazer uma parceria com uma clearing de sociedade civil para modernizar a plataforma de boletos de pagamento-cobrança registrada. A apresentação dos boletos não era atualizada desde 1993, quando os boletos de pagamento foram criados.

Essa clearing faz parte do Sistema de Pagamentos Brasileiro e não possui fins lucrativos. O objetivo do trabalho era integrar os sistemas virtuais dos bancos para centralizar os boletos atrasados. Dessa maneira, o consumidor pode, por exemplo, pagar boletos atrasados em qualquer branco. O projeto foi empreendido em sua totalidade por diferentes empresas, sendo completamente finalizado e implementado em 2018. Isso nos permitiu fazer parte de uma ação que é executada todos os dias por milhões de brasileiros.

De dados para o seu prato

Mesmo que ambos os projetos que contamos sejam especiais e tenham especificidades interessantes, talvez o último seja o mais fácil de se conectar. Pois embora o referente a DDA faça parte do cotidiano nacional, as consequências desse terceiro possivelmente passaram pela cabeça de quem já viu um anúncio similar a: “Compre uma massiva quantidade do produto x pelo valor insignificante de y! Apenas nas quartas-feiras!”. Como é possível pagar tão pouco por x? Por que só nas quartas?

Esse projeto aconteceu em 2011. No caso, uma rede de restaurantes fast food procurava entender melhor suas vendas. Com filiais espalhadas por todo o país, como compreender o perfil de seus clientes? Como usar esses dados para gerar mais vendas? Foi aí que a Niteo entrou, levantou as informações e criou dashboards que permitiram entender quem era o consumidor de x, quais dias da semana mais se vendia x e em quais localidades os fenômenos aconteciam.

A partir do projeto da Niteo, o time da rede de fast food percebeu que algumas vendas tinham picos e baixas significativas, o que influenciava em como a compra dos insumos deveria ser feita. Pois, de acordo com o comportamento das lojas até então, ou a matéria prima de x sobrava e expirava, ou acabava faltando. De qualquer modo, a rede perdia negócios. Logo, a solução foi criar essas promoções específicas, assim as vendas aumentavam, os insumos poderiam ser comprados mais regularmente e a logística da rede como um todo melhorava. As promoções podiam também ser particulares de uma determinada loja ou região, otimizando os resultados.

A tecnologia e a Niteo

Com 15 anos de mercado, é incontestável que a Niteo pôde vivenciar grandes mudanças tecnológicas. Temos o orgulho de dizer que sempre as acompanhamos, mesmo no cenário atual, em que a mutação da tecnologia é mais voraz e mais insaciável. E apesar disso, Niteo continua sendo pioneira quanto ao produto que está oferecendo aos seus clientes.

Em todos os aspectos, seja quanto à estrutura da empresa ou à tecnologia que entregamos, estamos sempre nos renovando e nos atualizando. Assim, somos capazes de continuar fazendo o que mais gostamos: gerar valor direto para os nossos clientes através da inovação. Afinal, o que nós somos resulta nos nossos projetos e o percurso contrário também é válido. É por isso que os projetos não são “da” Niteo e, sim, são os “projetos-Niteo”.

Post anterior
[Webinar] Como e porque implementar o Scrum
Próximo post
Pensando em implementar o Teams? Aqui vão três dicas para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu