SharePoint

O quê é SharePoint Syntex?

No ano passado, a Microsoft anunciou o Projeto Cortex, que aplica Inteligência Artificial para empoderar pessoas através de conhecimento e expertise a respeito dos aplicativos que elas usam todos os dias. O primeiro produto foi lançado no começo deste mês (outubro de 2020), o SharePoint Syntex, mas o que é esse serviço e, mais importante, qual é a sua finalidade?

Uma introdução ao SharePoint Syntex

Basicamente, o objetivo do SharePoint Syntex é ajudar empresas a usarem Inteligência Artificial avançada e a ensinarem máquinas para amplificar experiências humanas, além de automatizarem o processamento de conteúdo e transformar o conteúdo em conhecimento.

Os seus colaboradores são capazes de usar o SharePoint Syntex com facilidade, ensinando-o a desempenhar funções como entender um determinado conteúdo e reconhecer informações chave. Por exemplo, um profissional de processamento de contratos pode ensinar o SharePoint Syntex para extrair o valor do contrato, assim como a data de validade e os principais termos e condições.

Então, o SharePoint Syntex usa seus modelos para automatizar a captura e categorização do conteúdo, extraindo informações importantes como metadata. Metadata é imprescindível para gerenciar conteúdo. Ademais, a integração com o Microsoft Search, o Power Automate e o Information Protection permite que você melhore a descoberta e o reuso de conhecimento, acelere processamentos e aplique, de maneira dinâmica, proteção aos dados e às políticas de compliance.

Centro de Conteúdo

O SharePoint Syntex introduz uma nova experiência em gerenciar conteúdo em escala, integrando metadata e workflow, e entregando automação de compliance – o Centro de Conteúdo. Centros de conteúdo conseguem ensinar a nuvem a ler e processar documentos do mesmo modo que você faria manualmente. Depois, o SharePoint Syntex usa esses insights para reconhecer conteúdo automaticamente, além de extrair informações importantes e aplicar tags ao metadata. Ademais, você consegue rastrear a efetividade dos seus modelos de modo visual.

Centro de Conteúdo no SharePoint Syntex

Processamento de imagens digitais

Um dos conjuntos de ferramentas mais simples do SharePoint Syntex é o de processamento de imagens, porque o serviço é capaz de categorizar imagens usando um novo dicionário com milhares de objetos comuns. O SharePoint Syntex também consegue reconhecer textos escritos à mão e convertê-los em tags para pesquisa e processamentos futuros.

Entendimento de documentos

A maioria das organizações geram vastas quantias de documentos sem estrutura como manuais, contratos ou resumos. Você consegue ensinar o SharePoint Syntex a ler o conteúdo usando ensinamento de máquina (Machine Teaching) para criar modelos de Inteligência Artificial sem precisar de código. E o SharePoint Syntex consegue sugerir ou criar megadata automaticamente e evocar workflows customizados do Power Automate, dentre outras funções.

 Extração de metadata usando o reconhecimento de documentos do SharePoint Syntex

Mais para frente, será possível também adicionar etiquetas de sensitividade aos seus modelos, para governança segura automatizada.

O entendimento dos documentos é baseado nos modelos de entendimento de linguagem do Azure Cognitive Services. Através do Centro de Conteúdo do SharePoint Syntex, você pode publicar e atualizar seus modelos em qualquer biblioteca de qualquer Centro de Conteúdo.

Processamento de formulários

O SharePoint Syntex inclui uma poderosa ferramenta de processamento de formulários, que permite o reconhecimento e a extração de valores comuns em documentos estruturados ou semiestruturados, por exemplo de datas, figuras, nomes ou endereços. Esses modelos são construídos sem código e requerem um número pequeno de documentos para conseguir resultados confiáveis.

Processamento de formulários no SharePoint Syntex

Serviços de taxonomia

Serviços de taxonomia ou serviços de gerenciamento de metadata permitem que você defina uma hierarquia comum de classificação e sinônimos para classificar seu conteúdo. Esse tipo de serviço também permite gerenciar os tipos de conteúdo, como templates de documentos ou colunas customizadas. E o SharePoint Syntex está adicionando capacidades que permitem que você veja e analise termos de criação e uso de todo o Microsoft 365. Os relatórios são enviados para o centro do administrador do SharePoint.

Taxonomy analytics in SharePoint Syntex
Análise de taxonomia no SharePoint Syntex

Em conclusão, o SharePoint Syntex é um serviço para facilitar e inovar diferentes tarefas desempenhadas em setores distintos da sua empresa, otimizando o tempo de seus colaboradores e aprimorando a performance da organização. Quer saber mais sobre o SharePoint ou precisa de ajuda? Contate a Niteo!

PATTON, Seth. “Announcing SharePoint Syntex

Post anterior
A fidelização de clientes em tempos de pandemia
Próximo post
[Webinar] Profissionais de TI Remotos: melhores práticas de gestão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu