Neste webinar da Niteo eu mostrei como e por que as empresas que já migraram seus servidores e suas aplicações para a Nuvem estão mais preparadas para a tendência crescente do teletrabalho.
Mais conhecido como home office, ele já vinha se popularizando há algum tempo. Eu ouso dizer que ele veio pra ficar. Dificilmente as empresas voltarão a ter exatamente as mesmas políticas de antes, mesmo quando chegar ao fim o isolamento social. Isso significa uma flexibilização sem volta das práticas de trabalho remoto.
Neste sentido, o que a Computação em Nuvem tem a acrescentar aos negócios?
- A eliminação do risco de perda total de dados e interrupção das atividades devido a falhas técnicas e desastres ambientais.
- A terceirização de recursos humanos especializados para manutenções, atualizações, contratações, suporte.
- A convergência dos contratos e dos custos de TI para um só fornecedor.
- A centralização dos recursos de produtividade, como aplicações, meios de comunicação, documentos, mídias.
- A redução de custos com infraestrutura física, como ar condicionado, energia, geradores, racks, segurança.
- Mais agilidade e flexibilidade para expansões e reduções da infraestrutura de TI conforme os ciclos de demanda.
Esses e outros tópicos foram abordados no webinar, onde também mostrei o Portal de Administração e o Painel de Recomendações do Azure, a Nuvem da Microsoft, além de um passo a passo de migração. Assista agora e confira!
Você pode ler ainda mais sobre o assunto neste artigo que escrevi aqui no Blog da Niteo.
Não há dúvidas de que as medidas de teletrabalho que temos vivido em 2020 são temporárias. Mas a situação levanta tendências permanentes no mundo empresarial. Não deixe de se atentar a elas.