Loading
Evolução DigitalInovação

Microsoft Power Platform: descubra o que ela pode fazer por sua organização

Se você deseja tomar decisões orientadas a dados, criar soluções ágeis inovadoras e automatizar processos e tarefas, a Microsoft Power Platform é o conjunto de ferramentas ideal para você.

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Digite um endereço de e-mail válido.

Gostou?
Compartilhe!

Dê a todos a capacidade de criar soluções que aceleram a organização usando as soluções low-code da Microsoft Power Platform.

Nota: O Power Virtual Agents não está mais embaixo do guarda-chuva da Power Platform. Suas ferramentas agora fazem parte do Microsoft Copilot Studio. Como resultado, o nome “Power Virtual Agents” não será mais usado.

Mais do que nunca, empresas têm abraçado o valor de usar dados para gerir os resultados de seus negócios.

Elas adotam a nuvem para armazenar grandes quantidades de dados e se tornarem mais eficientes usando informações de diversas fontes. Como tráfego web, redes sociais e sistemas de gestão, CRM ou ERP.

Mas assim que elas implementam essa infraestrutura para coletar e armazenar esse material, como podem trabalhá-lo de forma mais eficiente?

As organizações precisam de algo que permita à todos os funcionários, independentemente de suas habilidades técnicas, conseguirem fazer essas informações gerarem impacto empresarial.

É a essa função que a Microsoft Power Platform se destina. Um conjunto de ferramentas que permite que seus usuários empreendam ações-chave à condução de seus negócios: Analisar, Agir, Automatizar e Anunciar.

Isso é feito através do Power BI, Power Apps, Power Automate e Power Pages.

Ao trabalharem juntos, somados com os dados, essas ferramentas ajudam todos, do CEO aos funcionários da linha de frente, a conduzirem a empresa por meio de dados.

Enquanto se acreditava que a Microsoft Power Platform seria transformadora para os clientes, ninguém antecipou o impacto que ela causaria nas vidas que tocou.

O ciclo dos 4 As: analisar, agir, automatizar e anunciar

A visão da Microsoft Power Platform começou com o reconhecimento de que dados estão em constante crescimento.

E que eles, quando assimilados, podem gerar insights para condução inteligente do negócio, destacando-se de outros que não fazem o mesmo.

Também deve-se reconhecer que não há programadores, cientistas de dados e profissionais de tecnologia suficientes para todos, nem disponíveis facilmente.

Então, era preciso que houvesse uma plataforma que não fosse para experts de tecnologia.

Mas sim, para milhares de trabalhadores que enxergam oportunidades de criar algo melhor do que aquilo que existe, porém, sem poder para mudar a situação.

Assim, surgiu o Ciclo dos 4 As. Um sistema que permite ao usuário leigo compreender os dados (analisar) para comandar a inteligência dos processos de negócio e dos aplicativos que criaram (agir).

Também permite aos trabalhadores da linha de frente processarem e interagirem de forma automatizada (automatizar).

E ainda, divulgar todas as informações e conteúdos que necessitam, para mantê-las acessíveis (anunciar) para todos os interessados.

Para isso, a Microsoft Power Platform conta com seus quatro serviços em nuvem.

Logotipo do Microsoft Power BI.

Power BI

Power BI é um componente que facilita conectar, analisar e compreender os dados que comandam sua empresa. Isso onde quer que eles estejam, dentre as centenas de sistemas compatíveis com a Power Platform.

Ele foi o primeiro serviço da Microsoft Power Platform lançado no mercado, em janeiro de 2015.

Em poucos anos, milhares de companhias e milhões de usuários adotaram o Power BI.

Ele está disponível em 44 idiomas e, a cada mês, há atualizações e melhorias que o tornam ainda mais eficaz para as análises de dados.

Mas é inútil que haja toda essa informação sem que elas se transformem em ação. Então, é aí que entram o Power Apps, o Power Automate e o Power Pages.

Logotipo do Microsoft Power Apps.

Power Apps

 O Power Apps permite a qualquer um criar uma rede e aplicativos móveis sem escrever códigos. Ou seja, trata-se de uma “plataforma de desenvolvimento de aplicativos para civis”.

A conexão natural entre Power BI e Power Apps fornece insights para todos os profissionais, sem esforço.

Assim, ele atende às necessidades de cada um, aumentando sua produtividade e, quem sabe, deixando a tarefa menos entediante.

Como o Power BI, o Power Apps conecta centenas de sistemas e bases de dados. O que facilita o acesso de trabalhadores com processos já existentes e dados que fazem a empresa funcionar.

E os dados obtidos no Power Apps podem retornar ao Power BI, criando um ciclo de melhoramento contínuo.

Além disso, o Power Apps acompanha o Microsoft Dataverse, que armazena dados não destinados para o sistema legado.

O Power BI e o Power Apps têm conexões mais profundas com o Dataverse, fazendo com que seja ainda mais fácil valorizar os dados armazenados lá.

Logotipo do Microsoft Power Automate.

Power Automate

 A Automação Robótica de Processos (RPA) está ganhando a atenção e o interesse do mercado.

Automatizando tarefas simples, as soluções de RPA prometem diminuir custos e reduzir erros.

Entretanto, o Power Automate é um software de inteligência de automação que vai além do RPA.

Ele permite que pessoas sem conhecimento em TI possam automatizar suas tarefas complexas e repetitivas.

Mediante uma interface simples e intuitiva, o usuário pode criar um fluxo de trabalho automatizado, disparado a partir dos insights do Power BI ou após gatilhos pré-definidos sobre dados de aplicativos do Power Apps.

Por sua vez, esse novo fluxo de trabalho poderá se integrar com qualquer um dos sistemas suportados pela Power Platform.

Ou seja, um fluxo realizado 100% na nuvem, gerenciado e assegurado inteiramente pela Microsoft.

Logotipo do Microsoft Power Pages.

Power Pages

 O Power Pages é uma plataforma da Microsoft Power Platform para criar e hospedar websites e portais seguros. Com ele é possível desenvolver páginas Web, com o recurso de arrastar e soltar objetos e a partir de templates pré-definidos.

Já para quem é desenvolvedor, é possível alterar os códigos diretamente pelo Visual Studio Code.

O Power Pages permite criar diferentes tipos de páginas. Entre elas, landing pages, páginas para atração de talentos e outras opções, conforme as necessidades da empresa.

Logotipo do Microsoft Power Virtual Agents.

E o Power Virtual Agents? Como ficou?

 As ferramentas para construção de chatbots – assistentes virtuais – do Power Virtual Agents agora são partes integrantes do Microsoft Copilot Studio.

Por isso, o nome não será mais usado e a Microsoft Power Platform continua apenas com os quatro produtos citados antes.

Esta transição representa mais do que uma mudança de nome, pois os avanços em IA generativa, um modelo de IA que gera conteúdos totalmente novos e originais a partir de seu treinamento e aprendizado em uma vasta quantidade de dados, exigiram que a Microsoft criasse uma nova plataforma, mais moderna e robusta

O Copilot Studio, portanto, é uma evolução ao Power Virtual Agents.

Os chatbots com IA generativa economizam o tempo de todos os profissionais, desde sua criação até o atendimento em si.

Isso porque basta treiná-los com uma base de conhecimento da empresa, por exemplo, que eles fornecerão respostas que nem mesmo haviam sido programadas.

Assim, é possível acelerar o atendimento ao cliente, aos funcionários, fornecedores e parceiros, direcionando respostas automatizadas e integradas a diversas fontes. Por exemplo, redes sociais ou ferramentas de comunicação interna, como Microsoft Teams ou SharePoint.

No mais, é possível desenvolvê-los para fornecer suporte em diversos idiomas.

E o mais relevante é que sua lógica atua a partir da autoaprendizagem, garantindo que a IA melhore seus fluxos conversacionais constantemente.

Quer realizar um atendimento virtual ágil sem perder a humanização? Assista: O que é o Power Virtual Agents?

Empoderando uma comunidade de milhões (e crescendo diariamente)

Em 2018, Satya Nadella, diretor executivo da Microsoft, disse algo sobre as pessoas que vêm trabalhar para a companhia:

Você não entra aqui para ser descolado, mas entra para fazer outros serem descolados.

Mais do que qualquer outra coisa, esse é o poder da Power Platform.

Durante vários anos, os times da Microsoft vêm desenvolvendo e trabalhando com a comunidade de usuários ativos que cresce aos milhões mundialmente.

As equipes acreditam que coisas mágicas são possíveis quando a tecnologia é acessível para aqueles que trabalham na melhor posição para identificar aplicabilidades transformadoras.

Ou seja, aqueles que trabalham na linha de frente de uma empresa.

Existe uma comunidade crescente de pessoas que descobriram a Microsoft Power Platform, a deixaram transformar seus negócios e, no processo, acabaram mudando completamente a trajetória de suas carreiras e de suas vidas, como os quatro casos a seguir.

Nick Gill

Nick Gill, um especialista em treinamento na Cruz Vermelha americana, que não tinha experiência formal em TI, aprendeu sozinho a usar o Power BI, o Power Apps e o Power Automate.

Depois, os usou para transformar o processo de encomenda de material para o treinamento de primeiros socorros e de procedimentos em casos de parada cardíaca.

Nick foi promovido e se tornou gerente de logística no departamento de preparação, segurança e serviços dos Estados Unidos.

Você pode ler aqui a história completa sobre Nick e seu trabalho.

Ashley Culmsee

Ashley Culmsee, uma estudante de psicologia sem experiência em TI, aprendeu a usar o Power Apps e o Power Automate.

Com seu pai, ela criou o “aplicativo universal de auditorias”, que permitiu às pessoas de várias indústrias processarem inspeções e auditorias.

Ao longo de sua vida, Ashley sofreu de ansiedade e fobia social. Foi através da Power Platform que ela encontrou uma saída para sua condição e desenvolveu uma paixão por tecnologia.

Por fim, ela acabou trabalhando com seu pai liderando Hackatons e criando soluções com base na Power Platform para companhias de mineração e engenharia ao redor do mundo.

Martin Lee

Martin Lee era um expeditor na AutoGlass quando fez seu primeiro aplicativo. A ideia era automatizar o processo de atualização de status de trabalho dos técnicos enquanto eles reparavam o vidro trincado e quebrado dos automóveis.

Como expeditor, Martin conhecia bem a ineficiência do antigo método. No verão estadunidense de 2017, em apenas um mês, ele aprendeu sobre o Power Apps, criou seu primeiro aplicativo e o introduziu na produção.

Em outubro de 2017, sozinho, ele já tinha implantado oito aplicativos, usados por mais de 1500 técnicos. Desde então, Martin deixou de ser expeditor para se dedicar à tecnologia.

Ele já fez mais de 50 aplicativos para diferentes empresas, somando mais de 3000 funcionários que usam seus produtos.

Para saber mais sobre o Martin, assista a este vídeo.

Brian Dang

Brian Dang era um professor de escola infantil no sul da Califórnia. Ele descobriu o Power Apps e o usou para criar aplicativos para seus alunos, para outros professores e para o distrito escolar.

Brian foi contratado pela Microsoft algumas semanas após dar uma entrevista para o canal da companhia. Em 2018, ele ajudou milhares de pessoas ao redor do mundo a descobrir e a usar a Power Platform.

Cada uma dessas pessoas está profundamente envolvida na comunidade da Microsoft Power Platform, ajudando outros a se tornarem tão bem-sucedidos quanto elas mesmas.

Essas histórias são motivadoras e ajudam a lembrar o objetivo real da Power Platform – empoderar pessoas para que elas consigam produzir mais e conquistar mais.

Nesta entrevista você pode conferir a história completa de Brian Dang.

O poder pela Power Platform

Power BI, Power Apps, Power Automate e Power Pages, cada um representa individualmente soluções da melhor qualidade.

Mas a combinação dessas ferramentas como Microsoft Power Platform é algo sem comparações. É revolucionário para os clientes.

O Power BI fornece insights e inteligência.

Para converter essa inteligência em ação por meio de aplicativos transformadores feitos em tempo recorde, use o Power Apps.

Já o Power Automate faz com que a empresa seja orquestrada com facilidade.

E, por fim, o Power Pages permite anunciar em diferentes tipos de páginas.

Pegando o poder dos 4 As (analisar, agir, automatizar e anunciar), e colocando-o na mão daqueles que conhecem melhor a organização e exercem sua função todos os dias, cria-se oportunidades transformadoras que antes eram inimagináveis.

Experimente o potencial transformador da Microsoft Power Platform na sua empresa. A Niteo Learning capacita sua equipe em tecnologias ágeis de análise e de produtividade por meio do nosso treinamento corporativo.

Foto de Cesar Piskor, CTO & Innovation Leader na Niteo

Cesar Piskor

CTO & Innovation Leader na Niteo

Mais insights sobre:
Evolução DigitalInovação
Ícone da Microsoft Power Platform

Como anda a maturidade digital na sua empresa?

Promova a evolução digital da sua equipe com treinamento corporativo em Power Platform. Com a Niteo Learning você pode adaptar a carga horária e customizar o conteúdo para sua realidade de negócio.

77% das empresas no Brasil falham ao transformar dados em insights!

Desafios? Falta de conhecimento técnico e ferramentas adequadas.

Forrester Consulting

Tela de computador exibindo um dashboard dinâmico em Power BI

Saia da estatística com nossa Fábrica de Dashboards, um conjunto de aceleradores para construir painéis dinâmicos de dados.

Nos acompanhe nas mídias sociais!
LinkedIn
Instagram
YouTube

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Digite um endereço de e-mail válido.

Insights relacionados:

Loading