Azure

Microsoft lança Azure Purview, seu novo serviço de governança de dados

A medida em que as empresas coletam, armazenam e analisam mais e mais dados, as ferramentas para ajudá-las a descobrir, catalogar, monitorar e gerenciar como esses dados são compartilhados estão se tornando cada vez mais importantes. Com o Azure Purview, a Microsoft está lançando um serviço de governança de dados em preview público que reúne todos esses recursos em um novo catálogo de dados com descoberta de informações e recursos de governança, o que é um importante ponto de partida para as empresas.

Embora as organizações estejam animadas para explorar tecnologias intensivas, como análise preditiva, é preciso se atentar com privacidade e segurança da informação e garantir, por exemplo. que a forma como os dados são usados ​​é compatível com a legislação ou que a empresa recebeu as permissões corretas para usar seus dados de cliente. Além disso, as instituições precisam saber em quem podem confiar seus dados, quem tem acesso a eles e quem fez os alterou.

O Purview é uma plataforma de governança de dados unificada que automatiza a descoberta de dados, catalogação de dados, mapeamento de dados e rastreamento de linhagem, com a intenção de fornecer aos clientes um excelente entendimento da amplitude de ativos de dados que existe para começar, e também para garantir que todos esses regulamentos que existem para conformidade, como GDPR, CCPA, etc., sejam gerenciados por meio de dados ricos de maneira que permitam que você tenha certeza de que eles não violam quaisquer regras ou políticas de acesso.

No Purview, tem-se um catálogo capaz de extrair dados do Azure e serviços de armazenamento, mas também armazenamentos de dados de terceiros, incluindo o serviço de armazenamento S3 da Amazon e de servidores SQL locais. Com o tempo, a empresa adicionará suporte para mais fontes de dados.

Os recursos que a empresa está lançando agora são apenas uma fração do que já está no roadmap. Nesse primeiro lançamento, o foco está no mapeamento dos dados de uma empresa, o próximo é mais do que somente políticas de governança. No futuro, ações mais sofisticadas poderão ser realizadas, como: imagine que você queira configurar coisas como “se houver dados PII em um dos meus armazenamentos de dados, apenas este grupo de usuários terá acesso a eles”. Hoje, configurar algo assim é extremamente complexo e provavelmente irá dar errado, em breve, essa operação será tão simples quanto configurar uma política dentro do Purview.

Para quem não tem familiaridades com o termo PII, uma das definições de PII – Informações de identificação pessoal (Personally Identifiable Information – PII, em inglês), é um termo usado em segurança da informação, refere-se a informações que podem ser usadas para identificar, contatar ou localizar uma única pessoa. Também podem ser usadas com outras fontes para identificar um único indivíduo.

Além de lançar o Purview, a equipe do Azure também lançou o Azure Synapse, o serviço de análise e armazenamento de dados de última geração da Microsoft. A ideia por trás do Synapse é fornecer às empresas – e a seus engenheiros e cientistas de dados – uma única plataforma que reúne integração de dados, armazenamento e análise de big data.

Com o Synapse, tem-se um produto que oferece uma experiência totalmente livre de código para engenheiros de dados, por exemplo, para criar pipelines de dados e colaborar perfeitamente com cientistas de dados que estão desenvolvendo modelos de machine learning ou com analistas de negócios que estão apresentando informações com o Power BI.

Esses produtos em conjunto revelam a importância que a plataforma dá a informações, distribuídas de forma segura, fiel e rastreável, disponibilizando uma gama de ferramentas focadas em facilitar a visualização e a manutenção de dados. Para saber mais, clique aqui.

Leia mais sobre:
Post anterior
A nova era digital e a Indústria 4.0
Próximo post
A nova escola de tecnologia: Niteo Learning

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu