Inteligência Artificial é a tecnologia do momento. Sua empresa está preparada?

Tecnologias como Inteligência Artificial (AI), IoT (Internet das Coisas) e Realidade Aumentada (AR) são apontadas como grandes tendências tecnológicas para os próximos anos. Alguns estudos apontam até que os celulares serão substituídos por algum dispositivo de realidade aumentada. Quer saber mais a respeito do assunto? Vamos começar com uma contextualização de AI para você entender quando tudo começou.

A origem

Apesar do termo Inteligência Artificial ter ficado mais popular nos últimos anos, inclusive por conta de ter sido trazido para debate em filmes, a AI nasceu lá nos anos 50, com um homem chamado Alan Turing, que testou a capacidade de uma máquina imitar a cognição humana.

A ascensão

A AI, então, cresceu com o desenvolvimento do Machine Learning (ML), especialmente a partir de 2010, com o Deep Learning (DL). Empresas de diferentes setores da economia estão fazendo uso dessas tecnologias, dentre elas a indústria, a financeira, a farmacêutica, a de logística.

Basicamente, tanto o ML quanto o DL se desenvolvem em duas fases:

Treinamento

A primeira é chamada de “treinamento”, em que os desenvolvedores do sistema em questão apresentam uma quantidade determinada de dados primários para a rede.

Inferência

Na segunda fase, a de inferência, é apresentada ao programa uma situação e, a partir dos dados que foram apresentados, o programa tomará uma atitude. Quanto mais situações o programa resolve, mais casos ele pode arquivar em sua rede, aprimorando-a constantemente.

Para você visualizar melhor a utilização de AI, pense em um carro autônimo, certo? Para que ele consiga entender do que ele precisa desviar, você mostra fotos de pessoas ou cachorros, assim, ele os identificará em uma rua e não os atingirá. Outro exemplo é a análise de imagens feitas por ressonância magnética. Ao aplicar o ML, é possível não apenas detectar a situação dos pacientes dos exames, esse processo também terá uma margem de erro reduzida indefinidamente através do aperfeiçoamento da AI.

O futuro

Mas o que vem pela frente quando tratamos de Inteligência Artificial? Bem, um artigo da McKinsey aponta alguns caminhos previstos para os próximos anos. Um dos apontamentos é de que a AI será voltada para o consumidor final, que optará pelo uso da tecnologia para resolver problemas específicos de sua organização.

Você está convencido que a AI é um campo extremamente amplo e acha que ela pode ajudar na sua empresa? Fique inteirado com o cenário do mercado atual e conte conosco para entender como aplicar a Inteligência Artificial na prática! Além disso, para saber mais sobre AI e ciência de dados, fique ligado aqui no blog da Niteo!

Leia mais sobre:
Post anterior
Microsoft Teams e a produtividade no conjunto
Próximo post
Dataflows: a novidade do Power BI que vai transformar a maneira de analisar dados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu