Loading
Data & Analytics

NBO e análise de churn: estratégias essenciais para sua empresa

O que é NBO - Next Best Offer - e o que é análise de churn.

A ciência de dados se aplica a infinitos cenários. Você pode personalizar ofertas e garantir valor para seu cliente por meio da NBO, ou prevenir cancelamentos com a análise de churn.

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Digite um endereço de e-mail válido.

Gostou?
Compartilhe!

Construa e aprimore suas estratégias de “Next Best Offer” e de prevenção de churn com auxílio da ciência de dados, que te ajuda a prever o futuro.

Você gostaria de planejar o futuro da sua empresa com estabilidade e crescimento? 

Com auxílio da ciência de dados é possível escolher as melhores estratégias. Como a NBO — Next Best Offer — ou a análise de churn, para garantir a evolução da sua empresa nos momentos que virão. 

Mas o que são esses termos? O que é NBO? O que é churn? Te conto a partir de agora.

NBO: a oferta irresistível

A sigla NBO, introduzida pela revista Harvard Business Review, da universidade de Harvard, vem de Next Best Offer, ou seja, “a melhor próxima oferta”. 

Embora o termo não seja o dos mais claros ou simpáticos quando traduzidos literalmente, a ideia do conceito é criar uma oferta customizada para o cliente que seja a melhor possível. E cuja compra leve pouco tempo para se concretizar. Como? 

A criação de uma NBO ocorre a partir do entendimento de alguns itens: 

  • objetivos da organização (por exemplo: aumentar vendas ou fidelizar clientes); 
  • atributos e comportamento do consumidor (por exemplo: perfil demográfico ou histórico de consumo); 
  • contexto de compra (por exemplo: loja física ou online); 
  • características do produto ou serviço (por exemplo: tipo de crédito imobiliário ou estilo de roupa). 

Uma vez que esse conhecimento é claro, é possível encontrar o processo de como realizar a NBO. 

Seja no oferecimento de cupons de desconto, na elaboração de anúncios estratégicos, ou no reforço de relacionamento entre empresa e cliente através das redes sociais. 

Para simplificar, é necessário que a empresa fundamentalmente: 

  • compreenda seus objetivos; 
  • reúna dados sobre seus clientes; 
  • analise as informações coletadas e execute a ideia; 
  • aprenda com a ação e a aprimore. 

Apesar de parecer simples, a NBO é trabalhosa. Ainda assim, seus esforços são recompensados, pois as ofertas passam a ser certeiras. Logo, o sucesso das vendas aumenta exponencialmente. 

No entanto, o lado bom é que, com o avanço da tecnologia, a coleta e a análise de dados, assim como a aprimoramento do projeto, se tornaram muito mais fáceis. 

Plataformas com as tecnologias ideais permitem fazer tudo isso de maneira ágil e de fácil entendimento. Sem precisar de uma força-tarefa em peso para recolher as informações e entendê-las. 

Análise de Churn: para conquistar seus clientes e, principalmente, mantê-los 

O nome do termo pode ser estranho. Porém, “churn” é a porcentagem de clientes perdidos em um determinado tempo.

A métrica é essencial para sua empresa. Isso porque atrair um cliente novo já é uma tarefa difícil e, garantir que ele permaneça um cliente, é outra missão. 

Mas uma vez que você consegue calcular seu churn, como diminuí-lo? Primeiro, é importante identificar as causas do cancelamento

Pode ser que o produto perdeu a qualidade e ficou ultrapassado, ou as prioridades do cliente mudaram, ou mesmo que o cliente não viu valor no produto. 

De acordo com uma recente pesquisa do grupo de consultoria Gartner, 27% dos compradores preferem demonstrações personalizadas de produtos.

A satisfação do cliente é a única chave para que ninguém cancele seu serviço ou para continuar comprando seu produto. E você apenas saberá se seu cliente está satisfeito se o acompanhar de perto. 

Estratégias baseadas no churn 

Certo, entender os porquês do churn é essencial, mas isso ocorre depois que os clientes já foram embora. Sendo assim, você precisa se antecipar ao cancelamento

Isso só é possível se você já tem o comportamento de seus clientes mapeado, por ser nele que você se baseará para prever as atitudes do cliente. E, assim, conseguirá evitar o aumento do seu churn. 

Não só, com essa postura, é possível corrigir a defasagem. Talvez, se você der um passo adiante, a questão não esteja apenas em manter seu churn baixo. 

Talvez, você pode realizar o upsell, ou seja, oferecer um produto melhor e de maior valor para seu cliente.

Desse modo, o cliente não só ficará mais satisfeito, como sua rentabilidade aumentará, em um tipo de transição win-win, em que ambos os lados saem ganhando

Portanto, para medir seu churn de fato, é necessário muito mais do que colocar dados numa equação. 

É fundamental que você meça sua receita de upsell, ouça e compreenda seus clientes. E, claro, use ferramentas de análise. 

Essas ferramentas, conforme já mencionei, estão ainda melhores com o passar dos anos. Elas se tornaram melhores e mais acessíveis. 

Ciência de dados: o passo além do seu negócio 

A ciência de dados, portanto, é peça-chave tanto para reduzir a taxa de cancelamento quanto para criar uma NBO de sucesso. 

A ciência de dados tem tantas utilidades e é tão potente, pois com base em informações passadas, ela consegue analisar e realizar projeções sobre inúmeros fatores. Sejam mudanças no perfil do consumidor, seja quais clientes deixarão de te pagar. 

As ferramentas desse tipo de tecnologia permitem coletar dados altamente customizáveis e fazê-los se adequarem a sua necessidade. Isso favorece a análise que você realizará, que deve ser específica para seus objetivos de negócio

Além disso, as informações são sintetizadas de maneira simples e intuitiva. Isso facilita a obtenção de insights valiosos e pode diminuir seu churn, favorecer a NBO perfeita, aperfeiçoar sua produção, otimizar seu tempo de vendas… As possibilidades são infinitas! 

Para garantir sua estabilidade e seu crescimento nos anos a seguir, tudo o que você precisa fazer é entrar em contato com a Niteo. 

Há 18 anos, ajudamos empresas a monetizar seus dados através da tecnologia e da criatividade humana. 

Nós nos comprometemos em entregar valor de negócio direto para nosso cliente a cada ação que fazemos. É por isso que já prestamos mais de 1 milhão de horas de serviços. 

Vamos começar seu projeto? 

Para além do NBO e análise de churn, a ciência de dados é fundamental em todas as áreas. Leia mais: O que é ciência de dados? Preciso ser especialista para usá-la?

Foto de Rafael Zaniolo, Partnerships Manager na Niteo

Rafael Zaniolo

Partnerships Manager na Niteo

Mais insights sobre: Data & Analytics

77% das empresas no Brasil falham ao transformar dados em insights!

Desafios? Falta de conhecimento técnico e ferramentas adequadas.

Forrester Consulting

Tela de computador exibindo um dashboard dinâmico em Power BI

Saia da estatística com nossa Fábrica de Dashboards, um conjunto de aceleradores para construir painéis dinâmicos de dados.

Ícone do Microsoft Power BI

Adote uma cultura orientada a dados!

Com o treinamento corporativo em Power BI da Niteo Learning você eleva ainda mais as habilidades analíticas e a consciência data-driven da sua equipe.

Nos acompanhe nas mídias sociais!
LinkedIn
Instagram
YouTube

Assine nossa Newsletter!

Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

Digite um endereço de e-mail válido.

Insights relacionados:

Loading