Conheça o Microsoft Viva – a primeira EXP para o mundo digital

Nesse mês (fevereiro de 2021), a Microsoft lançou o Viva, a plataforma digital voltada para melhorar a experiência do colaborador no trabalho (EXP vem de Employee Experience Platforms, ou Plataformas de Experiência do Funcionário em tradução literal). Seu objetivo é integrar o conhecimento, o aprendizado, as vias de comunicação, as fontes e os insights para empoderar pessoas e times para desempenharem o seu melhor, de qualquer lugar onde estejam. Não entendeu? Vamos com calma que ficará mais fácil!

Com a potência do Microsoft 365 e a expertise de ferramentas como o Microsoft Teams, o Microsoft Viva pretende oferecer um novo tipo de experiência para o colaborador. Pois especialmente agora, com o home office vigente para a maioria daqueles que trabalhavam em escritório, o cotidiano comercial se passa no mundo digital. Sendo assim, o Viva é dividido em quatro módulos:

  • Viva Connections;
  • Viva Insights;
  • Viva Learning;
  • Viva Topics.

Viva Connections

Pesquisas do Work Trend Index da Microsoft apontaram que quase 60% dos trabalhadores se sentem menos conectados com seus times desde que passaram a executar suas funções remotamente. Indo para quase um ano de pandemia, ainda há uma carência nas interações sociais que acontecem no dia-a-dia da organização, seja nos corredores ou em eventos. Embora seja difícil para todos, impacta ainda mais para quem é recém contratado pela companhia e nunca conheceu seus colegas de trabalho pessoalmente. Sendo assim, o Viva Connections funciona como uma espécie de “portal digital para o seu local de trabalho”, permitindo que seus colaboradores consigam engajar uns com os outros, otimizando a comunicação interna.

O Viva Connections faz parte do Microsoft 365 e fornece um destino especial para o usuário. Assim, líderes conseguem se conectar através town halls, e funcionários tem acesso a notícias, políticas e benefícios da corporação. Ademais, podem se juntar a grupos ou comunidades dos quais têm interesse com a integração do Viva com o Yammer. Além disso, fornece um feed e um dashboard personalizado com recursos úteis do Viva ou de outros aplicativos do seu espaço digital de trabalho. É possível até mesmo customizar o conteúdo de acordo com as funções de cada colaborador.

Viva Insights

As pesquisas também apontam que 30% dos trabalhadores afirmam que a pandemia aumentou suas sensações de cansaço, de burnout. Portanto, nunca foi tão importante ajudar as pessoas a conseguirem manejar seu recurso mais precioso: seu tempo.

O Viva Insights dá aquilo que seu nome indica: insights. Mais especificamente, ele ajuda de maneira personalizada indivíduos, gerentes, e líderes a se organizarem melhor. Tudo de maneira segura e de acordo com as normas de privacidade. O Viva Insights fornece novas experiências quanto ao bem-estar dos colaboradores, com insights e recomendações de ações práticas do Workplace Analytics e do MyAnalytics para o fluxo do trabalho do usuário no Microsoft Teams. Podendo auxiliar a tirar intervalos regulares; ou lembrar gerentes de encorajar seu time; ou ajudar a priorizar as tarefas do dia; ou, para os líderes, pode apresentar complexos padrões e tendências de trabalho da organização como um todo.

Viva Learning

Em uma pesquisa recente do LinkedIn, 94% dos trabalhadores teriam permanecido mais tempo em uma empresa se fosse investido em seus aprendizados e desenvolvimentos. Logo, companhias precisam desenvolver a cultura do aprendizado o quanto antes caso queiram se manter atualizadas e manter seus talentos.

Pensando nisso, o Viva Learning faz com que o aprendizado seja natural da rotina do funcionário e da cultura empresarial. Pois com o Viva Leaning, é possível encontrar e compartilhar desde cursos de treinamento até conteúdo de micro aprendizado, criando um hub central de educação no Teams, com uma Inteligência Artificial que recomenda o conteúdo certo no tempo certo, reunindo conteúdo do LikedIn Learning, Microsoft Learn, o conteúdo próprio da organização e treinamentos de provedores como Skillsoft, Coursera, Pluralsight e edX. Além disso, o Viva Learning também trabalha com sistemas de gestão de aprendizagem em parceria com Cornerstone OnDemand, Saba e SAP SuccessFactors.

Viva Topics

As pesquisas da Microsoft apontaram que as pessoas gastam o que seria equivalente a sete semanas por ano em pesquisar ou recriar informações empresariais, seja procurar um expert, entender acrônimos da companhia ou navegar conteúdos úteis. Então, o Viva Topics permite que você colete o conteúdo institucional e se conectar com pessoas que tenham esse conhecimento através de aplicativos que elas usam todos os dias.

Basicamente, o Viva Topics seria uma Wikipedia com superpoderes de Inteligência Artificial para a sua empresa. Ele usa essa tecnologia para automaticamente organizar o conteúdo e expertise da organização inteira em categorias como “projetos”, “produtos”, “processos” e “clientes”. Isso permite que, ao se deparar com um tópico ou um acrônimo novo, o usuário apenas selecione o termo e encontre a resposta. Não há necessidade de pesquisar para obter o conhecimento, o conhecimento te acha.

Viva Topics automaticamente mostra topic cards (cartões-tópico, em tradução literal) enquanto o usuário usa aplicativos como Office, SharePoint e Microsoft Teams. Quando se clica no card, uma página a respeito do tópico aparece com documentos, vídeos e pessoas relacionadas. Especialistas da empresa também podem ajudar a melhorar as informações mostradas no Viva Topics de maneira simples, através de sites altamente customizados chamados Topic Pages (ou seja, páginas-tópico, em tradução literal).


Todos nós sabemos que colaboradores saudáveis e engajados, com senso de pertencimento e de propósito impactam mais as nossas organizações. Com o Microsoft Viva, é fornecido um processo mais fácil e mais natural para que todos permaneçam conectados, acessem conteúdo, aprendam no trabalho e usem insights seguros – para que indivíduos priorizem seu bem-estar, gerentes sejam empoderados para liderar mais efetivamente e líderes façam escolhas baseadas em dados. E apesar de tantos recursos já serem empolgantes, a Microsoft ainda promete que há mais coisas por vir.

*Este artigo foi adaptado e traduzido de “Microsoft Viva: Empowering every employee for the new digital age” por Jared Spataro

Post anterior
A nova escola de tecnologia: Niteo Learning
Próximo post
Entenda o poder da Indústria 4.0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu