O Azure OpenAI Service fornece a engenharia por trás dos grandes modelos de linguagem da OpenAI, como GPT, DALL-E e Codex, para sua organização inovar por meio da IA de última geração.
Por
Por
O Azure OpenAI Service fornece a engenharia por trás dos grandes modelos de linguagem da OpenAI, como GPT, DALL-E e Codex, para sua organização inovar por meio da IA de última geração.
Explore os casos de uso mais promissores dos LLMs disponíveis no Azure OpenAI Service e tenha insights sobre como elevar o nível de aplicativos, produtos e serviços com IA.
Após investimento multibilionário no OpenAI, laboratório de pesquisas em inteligência artificial desenvolvedor do ChatGPT, a Microsoft lançou em novembro de 2021 o Azure OpenAI Service.
O objetivo do serviço é democratizar os grandes modelos de linguagem que estão em evidência após os avanços com a IA generativa.
A minha opinião é que o Azure OpenAI Service representa uma verdadeira revolução na maneira como empresas e governos lidam com a inteligência artificial.
Ao usar os modelos de linguagem disponíveis no serviço, as organizações ganham mais capacidade para resolver desafios complexos, aumentar sua produtividade, eficiência e melhorar a comunicação.
Com mais esse lançamento, a Microsoft reafirma sua missão de capacitar pessoas e organizações a conquistarem mais por romper as barreiras da criatividade, do aprendizado e da evolução.
O Microsoft Azure OpenAI Service é um serviço de computação em nuvem que fornece acesso às APIs dos modelos de linguagem da OpenAI, para organizações incorporá-los em seus próprios aplicativos, produtos e serviços. Isso inclui as séries GPT-4, GPT-3.5 Turbo, Codex, modelos de incorporação, DALL-E e ChatGPT.
E agora você deve estar se perguntando: por que devo usar o serviço da Microsoft e não as APIs do próprio OpenAI?
Respondo isso a você. O diferencial do Azure OpenAI Service é fornecer as vantagens da infraestrutura do Azure, garantindo segurança de nível empresarial, conformidade, privacidade de dados e alta disponibilidade para suas aplicações.
E por atuar em um locatário do Azure, os dados privados permanecem confidenciais, sem o risco de acesso não autorizado.
Mais do que isso, o Azure OpenAI Service tem alto poder de integração, a palavra de ordem nesta era de aceleração digital.
Seja integrando recursos de IA ou outros conjuntos de ferramentas, essa característica é o que faz tudo funcionar de maneira sistemática e inteligente.
Alguns exemplos disso são suas integrações com outros serviços cognitivos do Azure, como ao Azure Active Directory (Azure AD) para gerenciar acessos e identidades.
Ou, a possibilidade de implementar os modelos de IA em aplicações Web, no Power BI, nos chatbots do Power Virtual Agents e muito mais.
Como resultado, a IA generativa estará presente em todos os processos corporativos, auxiliando profissionais, técnicos ou não, em demandas específicas de cada setor.
Em nenhum momento da história uma tecnologia ou inovação alcançou um nível de adoção tão alto e rápido quanto o ChatGPT.
O chatbot do OpenAI ultrapassou os 100 milhões de usuários em apenas dois meses, por ser uma tecnologia disruptiva com potencial de impacto em toda a sociedade.
No entanto, se há alguma desvantagem na ferramenta é que sua inteligência artificial foi treinada com uma base de dados pública, limitando-a no quesito especificidade.
Por outro lado, os modelos de linguagem do Azure OpenAI Service se alimentam dos dados da própria organização, permitindo refiná-los sempre que houver necessidade.
Isso possibilita aos cientistas de dados treinarem assistentes baseados em IA que exercem raciocínio lógico sobre os dados privados, definindo comportamentos e direcionando as respostas.
Com isso, parte dos temores que cercam a IA generativa, como informações irrelevantes e vieses, são eliminados, pois esses modelos são exclusivos da corporação.
Quando a organização treina seus próprios assistentes baseados em IA, eles vasculham toda a base de conhecimento disponível para encontrar informações relevantes e gerar respostas em segundos sobre uma infinidade de cenários. Vamos explorar alguns deles.
Na engenharia, os profissionais lidam com uma vasta quantidade de arquivos em diferentes formatos nos seus projetos. Desde registros e alvarás até documentações técnicas e orçamentos, há uma variedade de informações a serem gerenciadas.
Os grandes modelos de linguagem desempenham um papel transformador nessas rotinas, pois lidam bem com grandes volumes de informações e oferecem insights úteis e relevantes.
É possível ter modelos de IA treinados, por exemplo, para interpretar desenhos técnicos e sugerir melhorias aos profissionais.
Ao iniciar um projeto ou um processo de licitação, a IA também poderá gerar documentos com base em modelos vencedores, aumentando a probabilidade de aprovação por parte dos solicitantes.
Para finalizar, os modelos baseados em GPT-4 podem gerar memoriais descritivos completos e personalizados para cada projeto, considerando requisitos específicos.
Ou seja, conseguem trazer informações sobre qual foi a área ou empresa solicitante, quem realizará compras e pagamentos, quais serão os fornecedores necessários para a demanda, entre outras possibilidades.
Assim como na engenharia, os escritórios especializados em processos de registro de marcas e patentes podem usar os modelos de linguagem para redigir documentos vencedores.
Eles conseguem encontrar padrões em petições anteriores e em outros documentos históricos, que foram bem ou malsucedidos.
Assim, os modelos de linguagem podem gerar um novo arquivo com alto potencial para vencer um processo de registro, aumentando a precisão e eficácia da empresa.
O setor de energia pode aproveitar os modelos do Azure OpenAI Service para tomar decisões melhores e otimizar suas operações.
Ao treiná-los, eles analisam históricos de pagamentos e receitas, entre outras informações financeiras relevantes para fornecer previsões, detectar padrões e probabilidades de inadimplências.
Isso permite ter uma visão clara das projeções futuras e atuar melhor em contratos, parcerias e transações financeiras.
Além disso, é possível realizar análises de crédito mais precisas, identificar potenciais riscos e avaliar o comportamento de clientes e parceiros comerciais.
Outra preocupação que assola o setor de energia é como garantir práticas mais sustentáveis.
Os modelos de linguagem, neste caso, podem ser treinados para analisar dados de consumo de energia, identificar padrões de uso, fornecer recomendações para reduzir o consumo e os desperdícios, e assim, otimizar a eficiência energética.
Os modelos de linguagem podem ser aplicados no campo jurídico para gerar novos documentos e realizar pesquisa semântica.
Com base em modelos e informações fornecidas, os modelos podem auxiliar na redação de contratos, petições e outros documentos legais. Ou ainda, resumir arquivos e relatórios extensos para aumentar a produtividade dos profissionais.
Além disso, eles podem buscar palavras-chave em grandes volumes de arquivos, facilitando a análise e organização de informações relevantes.
Este é um dos casos de uso mais comuns dos modelos de linguagem. É possível criar e treinar assistentes virtuais que oferecem suporte no atendimento a clientes e funcionários.
A partir do histórico de conversas, resoluções de problemas, regras de negócio e outras bases internas de informação, os assistentes virtuais podem gerar resumos dos registros, além de fornecer respostas rápidas e precisas, auxiliando na solução de dúvidas, consultas e solicitações.
E o mais importante é que eles conseguem gerar respostas totalmente novas combinando informações, ainda que não tivessem sido programados anteriormente.
Na área de educação corporativa, os modelos de linguagem podem atuar em ao menos duas frentes.
A primeira é ajudando a identificar o tipo de treinamento que cada colaborador precisa fazer para melhorar seu desempenho.
Baseando-se em informações sobre habilidades, experiências e necessidades individuais, os modelos podem sugerir trilhas de aprendizagem personalizadas, recomendar cursos, materiais e recursos de apoio para cada colaborador.
E a segunda frente é atuar diretamente com os colaboradores em seu aprendizado, descobertas e criatividade.
Um assistente pessoal para cada pessoa permite a todos aprender novas habilidades e competências ao solicitar o auxílio da inteligência artificial em diferentes demandas.
Os modelos de linguagem podem ser ferramentas valiosas para as áreas de TI, especialmente para aumentar a produtividade do setor.
Eles ajudam especialistas a codificar, fornecendo sugestões de código, correções de erros e melhores práticas.
Além disso, podem gerar documentações de códigos, um trabalho árduo para os desenvolvedores, auxiliar na realização de testes automatizados e a identificar potenciais problemas para sugerir soluções.
Também podem ser usados para converter linguagem natural em SQL ou em dados prioritários de consulta, e na revisão de códigos para identificar erros de sintaxe, inconsistências e possíveis melhorias imperceptíveis ao olhar humano.
Na indústria, os modelos de linguagem são ferramentas poderosas para aumentar a eficiência e a sustentabilidade no setor.
Eles conseguem analisar dados de consumo, identificar padrões e fornecer insights sobre oportunidades de economia de água e energia.
Além disso, podem auxiliar no gerenciamento de matéria-prima versus produção, oferecendo informações sobre estoques, demanda e otimização de recursos.
O Azure OpenAI Service oferece uma gama impressionante de possibilidades para as organizações aproveitarem o poder dos grandes modelos de linguagem.
Desde a aplicação em áreas jurídicas, até o setor industrial e de energia, esses modelos podem transformar operações, impulsionar a eficiência, prever tendências e melhorar a tomada de decisões em todas as áreas.
Com a infraestrutura segura e integrada do Azure, as organizações podem confiar na escalabilidade, conformidade e privacidade de dados oferecidas pelo Azure OpenAI Service, combinados aos modelos de IA de última geração do laboratório OpenAI.
Na Niteo, estamos empenhados em ajudar nossos clientes a aproveitar modelos de linguagem personalizados e sob medida para suas necessidades.
Com nossa expertise em projetos e sendo parceiros Microsoft com as designações em Dados & IA, Inovação Digital e de Aplicativos e Infraestrutura Azure, podemos auxiliar na definição e aplicação desses modelos orientados a resultados, garantindo que nossos clientes obtenham o máximo valor e impacto com o Azure OpenAI Service.
Conte com a Niteo como seu parceiro confiável na adoção e implementação dos modelos de linguagem. Juntos, podemos alcançar novos patamares de excelência e inovação.
Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.