Power BI

Saiba o que é destaque na atualização do Power BI do mês de OUTUBRO

Você já pode baixar a versão mais recente do Power BI Desktop e contar com diversas novas características.

Nós destacamos as 8 novidades que fazem a diferença na versão do mês de OUTUBRO de 2016:

1. Data Slicer

Slicers são uma ótima maneira para filtrar os dados apresentados em um relatório. Dentre os filtros, um dos principais são os baseados em datas. Na nova atualização existe um slicer aprimorado para este fim.

É simples adicionar um slicer de data. Você usa o slicer padrão e adiciona a ele um campo de data. Ao fazer isso, o slicer de data, por padrão, permite a definição de data de início e fim. Com os controles deslizantes você pode então configurar o filtro selecionando as datas ou escolhendo com base em um calendário. Veja mais detalhes no vídeo.

2. Report gridlines and snap to grid (Preview)

Recursos Visuais Alinhados e Organizados são importantes para seus dashboards e relatórios. A atualização do mês de outubro do Power BI Desktop oferece uma pré-visualização de linhas de grade e encaixe. Com esse recurso você habilita linhas de grade em sua tela de relatório durante a criação e também habilita o encaixe dos objetos do relatório nessas linhas de grade.

Para ativar o recurso de visualização, navegue até Arquivo > Opções e Configurações > Opções > Visualizar Recursos. Verifique a caixa “Gridlines e Snap to Grid” e reinicie o ambiente de trabalho. Veja mais detalhes no vídeo.

3. Data Labels

Nesta nova versão existem recursos aprimorados de rótulos para seus gráficos.

Nos gráficos de colunas você já poderá alterar a orientação de seus labels de dados entre horizontal e vertical.

Além disso, foram adicionadas opções para a definição da posição dos labels de dados para que eles apareçam em locais específicos.

Nos gráficos de barras e colunas de eixo contínuo você poderá controlar a densidade dos labels de dados e assim exibir menos ou mais labels de dados. Veja mais detalhes no vídeo.

4. Opções para formatação de mapas

O controle do Bing Map pra o tamanho das bolhas foi aprimorado e você passa a contar com a capacidade de desativar o zoom automático no mapa e nos recursos visuais do mapa, o que permite a definição personalizada do nível de zoom. Veja mais detalhes no vídeo.

5. Agrupamento para analytics

Esta versão do Power BI Desktop passa a contar com a capacidade de agrupar dados diretamente no visual de relatório.

Para usar o recurso, selecione um ou mais pontos de dados no relatório usando Ctrl + CLIQUE, clique com o botão direito em um dos pontos e selecione Grupo no menu de contexto.

Quando o grupo é criado, ele é automaticamente adicionado à legenda do seu visual, bem como à lista de campos. Você também pode encontrar o novo campo agrupado na lista de campos e usar esse novo campo como qualquer outro campo, incluindo como o eixo em gráficos.

Você pode editar grupos existentes clicando com o botão direito em um grupo já criado e selecionando Editar Grupos… no menu de contexto. Veja mais detalhes no vídeo.

6. Filtro por Top N

A versão de outubro traz com um novo tipo de filtro, chamado “Top N”, que permite filtrar pelo número superior ou inferior de categorias classificadas por uma medida específica.

Você encontrará o filtro Top N no painel de Filtro como uma opção Tipo de Filtro para o campo de categoria que você deseja filtrar. Você adiciona a medida com a qual deseja filtrar arrastando-a para valores. Veja mais detalhes no vídeo.

7. Inclusão ou remoção de pontos de dados

Ao explorar seus dados, muitas vezes é útil se concentrar em um conjunto específico de pontos de dados ou também remover pontos específicos para então focar no restante.

A partir desta versão você poderá selecionar um ou mais pontos e clicar com o botão direito para incluir ou excluir pontos em seus visuais. O painel de filtros apresenta quantos pontos foram excluídos ou incluídos. Veja mais detalhes no vídeo.

8. Custom Visuals com R

Agora a experiência de Custom Visuals passa a aceitar a opção de trabalho com R. Você pode simplesmente baixar um Custom Visual “R-powered” da galeria de Customs Visuals na guia visual R-powered a partir de http://app.powerbi.com/visuals .

Observe que para usar visuais R no Power BI Desktop você precisará instalar um dos dois motores R: CRAN 3.3.1 ou MRO 3.3.1. Essa instalação é apenas para o Desktop, não é necessária para usá-los no serviço Power BI da Web.

Baixe agora a versão mais recente do Power BI Desktop!

A lista completa das atualizações do Power BI do mês de outubro de 2016 está aqui: https://powerbi.microsoft.com/en-us/documentation/powerbi-desktop-latest-update

Quer conhecer mais sobre a plataforma Power BI? A Niteo, especialista em Business Analytics, coloca-se à sua disposição para auxiliar você e a sua equipe. Fale agora com a gente!

Leia mais sobre:
Post anterior
Você cria relatórios diferenciados com Power BI Custom Visuals!
Próximo post
Incorpore relatórios do Power BI nas páginas do SharePoint Online
Menu