Power BI

As perguntas que você pode ter sobre Power BI.

O Power BI é uma ferramenta gigante. E com “gigante” não estou me referindo apenas a sua popularidade – como foi mencionado em outro artigo, são realizadas mais de 10 milhões de consultas de dados por hora no Power BI. Essa ferramenta tem as mais diversas funções. Por exemplo, você sabia que é possível interpretar e selecionar comentários através dela? Pois é, e as inúmeras funcionalidades do Power BI são graças ao fato que ele é constituído de um universo próprio, que requer um conhecimento extenso e aprofundado, sempre há algo a ser aprendido. Aquilo que você vê nos dashboards não faz juz a todo o sistema que existe para construí-lo.

Aliás, caso você esteja interessado em saber mais sobre como fazer análises qualitativas com Inteligência Artificial, na última #TerçaTech da Niteo (11/02), fizemos um webinar com esse tema. Também criamos uma Nuvem de Conceitos inteligente no Power BI. O conteúdo na íntegra está disponível aqui.

O que você vê vs. o que você precisa aprender.

O que você vê ao acessar o Power BI são relatórios, análises, gráficos e dashboards coloridos e bem sintetizados, contudo você precisa aprender muito mais do que isso. É necessário entender de tabelas, seleção de dados, relacionamentos, limpeza de dados, lógica de negócios, dados de modelagem, PowerQuery, formatação de dados, linguagem M, linguagem DAX, e gerenciamento de dados mestres. É um aprendizado constante e contínuo e dúvidas surgem a todos os momentos. Sendo assim, aqui estão algumas perguntas que você talvez tenha ao usar o Power BI.

Quando usar o filtro de cruzamento bidirecional com relacionamentos?

Apesar do Power BI ser projetado para aplicar filtros em tabelas, este processo demanda energia, tempo e esforço. Portanto, o mais recomendado é não aplicar filtros a não ser que você precise deles, principalmente o de cruzamento bidirecional com relacionamentos. Isso só é necessário, no geral, quando você precisa filtrar uma tabela de pesquisa baseando-se em uma coluna de uma tabela de dados.

Em média, quanto tempo uma pessoa precisa dedicar para aprender DAX?

Isso depende da sua própria velocidade e do seu método de aprendizagem. Geralmente, leva 25 horas para aprender o básico. Visando um bom treinamento, também precisa de alguns meses de prática (de 3-6 meses). Depois disso, é preciso se atualizar constantemente. Ou seja, de uma certa maneira, você está sempre aprendendo.

DIVIDE() é equivalente a IFERROR no Excel?

Bem, quando você divide 2 números no Excel, você precisa pensar na hipótese do denominador ser 0, o que pode gerar erros. Logo, uma maneira de evitá-los é usar DIVIDE() no DAX. Isso porque a função DIVIDE () é uma espécie de armadilha que captura de modo automático o erro de dividir por 0. Tal aplicabilidade deve ser adicionada no Excel.

Filtrar no SQL Server ou no Power BI?

A dica é armazenar dados em tabelas no SQL, em seguida criar visualizações das tabelas no SQL e resumir os dados que for precisar para o Power BI. Sintetize esquemas de flocos de neve em esquemas de estrela e tente remover as colunas que você não precisa. Se há uma bundância de linhas, tudo bem, porém, colunas são mais complicadas. Em resumo, mantenha apenas o que você precisa de fato.

É uma boa condensar diferentes tabelas em uma só?

Isso depende. Toda tabela deve seguir uma estrutura, uma forma e um contexto. Não faz sentido, por exemplo, tentar reunir tabelas de vendas, renda bruta e dispesas em uma coisa só.

Essas são apenas algumas questões técnicas sobre DAX no Power BI, você pode ter várias outras. Espero sanar algumas delas na próxima terça-feira. Também teremos outros webinars sobre diferentes assuntos ao longo do mês, entre eles Azure Cognitive Services e Office 365. Quem sabe você não pode usar a #TerçaTech da Niteo para fazer ainda mais com o seu conhecimento, na sua carreira?


Referências bibliográficas:

ALLINGTON, Matt. “Power BI is an Enigma, so What to Do?” e “Power BI Webinar Overflow Q&A”. Acesso em fevereiro de 2020.

Post anterior
[Webinar] Conectando dados do Google Analytics no Power BI
Próximo post
[Webinar] Automatizando Análises de Dados Qualitativos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu