Niteo

A Niteo: dos 5 aos 10 anos – os aprendizados

Em julho de 2020, a Niteo completou 15 anos e decidimos partilhar a nossa trajetória com você em uma trilogia de textos. No primeiro artigo que lançamos, narramos como foi escolhido o nome Niteo (“brilhar”, em latim) e como superamos os primeiros desafios de uma organização que começava a caminhar. Em uma história sem final como a nossa, é difícil definir momentos da empresa com palavras definitivas, pois nunca sabemos com toda a certeza o que poderá vir a seguir. Ainda assim, os anos 5 ao 10 da Niteo foram particularmente complicados, cheios de lições a serem tomadas.  Sem elas, com certeza não teríamos chegado aos 15. Sem mais delongas, vamos compartilhar os nossos aprendizados.

A expansão

No artigo anterior, paramos no final de 2010, quando Marcos Casal, Josmar Machado e Rafael Moralles, os sócios da Niteo, decidiram expandir a empresa. Apesar de (ainda bem) não termos um final para essa história, um spoiler seguro a ser dado é que, em todos os momentos, a organização tinha fome de crescer e, a cada avanço, a Niteo ficava mais insaciável.

Como mencionado no texto dos primeiros 5 anos, o projeto contava com um novo escritório, na av. Berrini. O prédio do novo endereço era mais robusto e se aproximava da sede da Microsoft no Brasil, principal parceira da Niteo na época. Além disso, novos funcionários foram contratados e a equipe de gestão foi reforçada. A empresa se preparava para o crescimento estelar e explosivo, entretanto, nem sempre a realidade segue os planos.

Na Califórnia

Em 2012, Casal decidiu fazer um MBA na Universidade Stanford, nos Estados Unidos, em busca de novos conhecimentos para a Niteo. Sendo assim, a transação que a instituição passaria era em expectativa de avanços e em preparação para a mudança de Casal. Foram contratados outros novos diretores e, uma vez que o fundador viajasse, Josmar, até então diretor de vendas, assumiria a posição de diretor executivo.

Em fevereiro de 2013, Josmar foi até Palo Alto, na Califórnia, para conversar com o Casal a respeito das alternativas que este último teria após o término de seu MBA e que afetariam a Niteo. A primeira possibilidade era a de Casal permanecer nos Estados Unidos para ganhar experiência como executivo;  a segunda era a abertura de uma Niteo nos Estados Unidos e, por último, que Casal retornasse ao Brasil. No fim, decidiram pela segunda opção e, em julho de 2013, em San José, a Niteo US foi aberta.

Na unidade internacional, foi lançado o Flash BI, uma plataforma SaaS BI que fornece uma análise de dados pré-construída e oferece suporte para empresas, que foca em sistemas CRM e é possível de ser acessada de qualquer lugar, seja em celulares, tablets ou computadores.

Implosão

A perspectiva para o ano de 2013 era um crescimento agressivo de 100%, entretanto, a realidade foi outra. É fácil identificar agora os erros e os acertos feitos no período, mas tal conhecimento só é possível porque estamos distantes no futuro. Apesar de ter sido um bom desenho, as escolhas práticas não foram as melhores. Em meio às expectativas, a empresa inchou mais do que a demanda e a estrutura gerencial foi reforçada além do necessário. Ademais, no ano seguinte, o país entrou em um longo período de recessão (de 2014 a 2016), o que prejudicou em demasia os negócios.

Conforme mencionamos antes, esses foram os anos de aprendizado e muita coisa mudou. Inclusive, em 2014, o endereço da Niteo voltou a ser a av. Ibirapuera. Hoje em dia, o trio de sócios é tão ambicioso quanto antes, porém, é um pouco mais cauteloso com suas escolhas. Afinal, segundo os próprios gestores, a pior parte de conduzir uma empresa é demitir alguém do seu time.

Os relacionamentos

O time da Niteo é fundamental e único. Ele é a Niteo. E foi nesse segundo terço da nossa história que percebemos verdadeiramente o valor dele. Houve uma mudança organizacional para a implementação de melhorias no tratamento dos profissionais. Projetos extracurriculares como o Niteo Running e o Niteo News foram pensados para melhorar a união do time. Ademais, a política de cargos e salários foi atualizada para garantir que a remuneração fosse justa e que todos os consultores estivessem satisfeitos com suas funções.

Niteo Running

O Niteo Running foi uma iniciativa para melhorar o bem estar dos nossos colaboradores. Inicialmente nas manhãs de sábado, o time se encontrava no parque Ibirapuera para os treinos de corrida, devidamente acompanhados por uma assessoria esportiva que garantia a preparação dos nossos atletas. Entre um quilômetro e outro, nos deparávamos com fornecedores e clientes corredores como a gente. O time até acabou ficando conhecido pela camiseta vermelha da Niteo!

Niteo Running em 2012
Niteo Running em 2012

Niteo News

O Niteo News foi o jornal semanal que favorecia a comunicação interna do time. A ideia era sempre atualizar o pessoal com informações de todas as áreas da empresa, pois muitos de nossos colaboradores ficavam alocados e essa era uma maneira de levarmos as notícias até eles. Assim, cada equipe se sentia mais integrada uma com a outra e com as nossas conquistas. Atualmente, o Niteo News é o nosso grupo de WhatsApp em que compartilhamos projetos realizados, webinars que estão sendo feitos e receitas de bolo para o café 😊

A primeira década

Falando em Niteo News, este é o comecinho da nossa edição especial de 10 anos:

No último sábado, dia 11 de julho, a Niteo completou 10 anos de existência.

Hoje, a Niteo tem áreas bem definidas. Áreas autônomas e independentes que trabalham de forma colaborativa e responsável.

Hoje, a Niteo tem reconhecimento no mercado. Tem parceiros fortes. Tem clientes de destaque. Tem força.

Hoje, a Niteo tem bagagem de projetos. Tem equipe. Tem experiência e pessoas que afirmam nosso conhecimento para o mercado.

Hoje, a Niteo tem dez anos de história. E tem um futuro sendo preparado.

[…]

O futuro que estava por vir deixaria em breve as turbulências enfrentadas e a Niteo multiplicaria todas as suas realizações. Talvez esses anos que relatamos agora não tenham sido os mais empolgantes ou esperançosos, mas dias melhores estariam por vir e o brilho da Niteo ficaria ainda mais intenso.

Post anterior
Simplificando o Business Analytics
Próximo post
Desativação do Workflow 2010 se aproxima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu