Chegamos ao fim da nossa trilogia especial de aniversário de 15 anos. Nesse último texto, falaremos do 10º ao 15º ano da história da Niteo. Se uma década já é um longo tempo, imagine ultrapassá-la! Com certeza foram muitos altos e baixos, mas que história não tem tais oscilações? Que orgulho que é poder olhar para esses anos e relembrar o que é fazer parte dessa narrativa.
A crise
Infelizmente, a nossa história havia parado em um ponto não muito agradável. Hoje, sabemos que a Niteo ficou bem, porém, na época, a perspectiva não estava favorável. Isso porque a empresa é influenciada por fatores macroeconômicos e tem a tendência de acompanhar o PIB brasileiro e, de 2014 a 2016, o país não se via na melhor situação.
Embora tiveram acontecimentos positivos, como a parceria fechada em 2015 com a DataZen (posteriormente comprada pela Microsoft), a Niteo entrou em profunda crise. A força da organização acabou diminuindo gradualmente de 2013 a 2017. Em especial no ano de 2017, quando as longas jornadas voltaram a fazer parte do cotidiano da empresa. Josmar, por exemplo, chegava a trabalhar 16 horas por dia com frequência. Foi necessário elaborar estratégias para que a Niteo não fechasse as portas. Com a situação se agravando há alguns anos, a organização teve de resistir e “teimar” para se manter onde estava. E, ufa, conseguimos!
Dando a volta por cima
Se 2017 foi o ano mais difícil da Niteo, 2018 foi um dos melhores. A fim de permanecer no mercado, a estrutura da empresa foi renovada em 2017 e, logo no começo de 2018, o escritório foi transferido para a av. Paulista. Em específico, para um espaço comercial colaborativo, que permite um crescimento elástico e atenuou o aspecto jovem e ágil da Niteo, além de combinar com o nosso contexto de novidades.
Ademais, também em 2018, a equipe de RH foi reforçada. Portanto, a área melhorou a estrutura da organização em um todo e permitiu que o potencial individual fosse catalisado, consequentemente aumentando a propriedade e a aptidão do nosso time. Já em 2019, o enfoque foi dado para o marketing, que foi fortalecido, e se tornou mais organizado e ativo.
Em termos de gerência, Josmar e Moralles foram, aos poucos, aprimorando sua comunicação e se aproximando, o que acarretou numa administração mais fluída e coesa. E, em meados de 2017, Casal se afastou da parte operacional da Niteo. Aliás, outra mudança realizada em 2018 foi que Moralles começou a trabalhar com clientes estratégicos. Apesar da parte comercial não ser deixada de lado, Moralles também passou a participar mais da administração da empresa em 2019. A mudança permitiu que ele tivesse um olhar mais abrangente para a organização. E tal transição foi feita pois Josmar passou o segundo semestre desse ano em Paris, desempenhando seu papel na Niteo de maneira remota.
Os 3 Nuncas
Apesar das dificuldades, a Niteo se manteve comprometida com seus clientes e com o seu time, o que adiciona valor singular e imensurável ao chegar em seus 15 anos. Houve muito estresse e cansaço nos anos de dificuldade, inclusive sacrifícios pessoais, contudo, com a chegada de tempos melhores e suas recompensas, é fácil reconhecer que o trabalho duro recompensou. Moralles até tem os “3 Nuncas” da Niteo, uma lista que exemplifica o quanto a organização se esforça para fazer jus à sua história e às pessoas que participaram dela:
- nunca deixamos de entregar um projeto;
- nunca atrasamos o pagamento do time;
- nunca desrespeitamos nossos valores morais.
Até este momento, não extrapolamos muito as questões factuais desses 15 anos. Mesmo que tenhamos tocado no assunto na segunda parte da trilogia, é sempre importante reforçar que a Niteo é feita de pessoas. Se é possível afirmar o comprometimento da empresa, é porque o nosso time é comprometido e se empenha todos os dias para continuar a nossa história. É o time que dita o ambiente e o cotidiano da instituição, assim como quem verdadeiramente dá significado para o que é fazer parte da Niteo. É o seu engajamento e a sua integridade que permitem os 3 Nuncas acontecerem. Por isso, agradecemos o nosso time por permitirem tanto sucesso.
Obrigado, time Niteo! Parabéns pelos seus 15 anos!
E agora?
O ano de 2020 foi mais um período que não discorreu conforme o planejado. A essa altura do campeonato, estamos acostumados com esse tipo de divergência. Mas mesmo que esse seja um ano atípico para todos, a Niteo conseguiu se manter bem. Com uma nova estrutura, dividida em unidades de negócio, a instituição se revolucionou outra vez para aprimorar seus serviços e continuar sua missão de entregar valor direto aos clientes.
A Niteo continua pensando em seu time e tenta promover a qualidade de vida dos colaboradores, contando com aulas funcionais administradas de maneira remota por professores qualificados e com um programa de reeducação alimentar ministrado por uma nutricionista, igualmente oferecido online.
Quanto ao nosso desempenho, podemos arriscar que nunca estivemos melhor. Com projetos pioneiros de machine learning e inteligência artificial, além de parcerias com a Microsoft e com o Google, continuamos com a nossa ambição de aperfeiçoar nossos serviços e expandir nossas conquistas. Nossa determinação certamente perdurará pelos próximos 15, 30, 45… anos que vierem. Nos vemos lá?