A importância do Visual Business Intelligence.

A forma de ver e analisar a informação pode ser tão relevante quanto a própria informação.

Imagine o painel de instrumentos do seu automóvel. Os medidores indicam a condição do veículo e você pode analisar o contexto para decidir que ações tomar. Um painel mais claro e visual leva a decisões mais rápidas. Já um painel confuso, com sinalizações de difícil interpretação, dificultam a tomada de decisão.

Assim deve ser com as informações corporativas. Além da disponibilidade, a forma de ver essas informações é extremamente estratégica para dar agilidade e precisão às decisões. Por isso as empresas devem analisar e usar como vantagem estratégica os diversos recursos tecnológicos disponíveis no mercado.

Ao avaliar soluções de Business Intelligence, além dos formatos comuns dos objetos (linhas, barras, gauges, tabelas, mapas), deve-se considerar sobretudo as características de cada negócio. Desse modo é possível classificar e identificar a forma ideal de exibir a informação, que pode ser segmentada em visualizações de comparação, relação, composição, distribuição, geográfica, entre outras.

Não existe a forma ideal de visualizar a informação, mas sim a forma adequada de analisar o negócio para uma realidade específica.

Um exemplo de solução de BI capaz de ser adquirida e configurada de acordo com os critérios definidos pela empresa é a plataforma da Microsoft. Composta por diferentes ferramentas, a plataforma possibilita empregar apenas os recursos necessários para atingir o objetivo do negócio. A Niteo, com base em sua prática em projetos de BI para diversos segmentos de mercado em diferentes áreas dentro das organizações, descreve a seguir alguns casos de uso da solução:

Necessidade: analisar a informação em ambiente flexível e pessoal.
Ferramenta: Excel.
Constante em soluções para análise da informação, o Excel é acessível – está presente no dia a dia da maioria das empresas de porte e segmentos diversos – e é amigável – tem menor curva de aprendizado, flexibilidade na manipulação dos dados e diversidade de objetos gráficos e formatações. O Excel ganhou força em soluções departamentais, até mesmo corporativas, a partir do desenvolvimento dos componentes da família “Power” Microsoft, que permite que usuários-chave criem complexos modelos analíticos e visualizações interativas. Além disso, possibilita que essas funcionalidades sejam potencializadas quando integradas a um Portal SharePoint, resultando em mais performance, segurança e disponibilidade.

Exemplo de Power Map for Excel
Power Map for Excel

Necessidade: visualizar em dispositivos móveis a informação em nível estratégico e tático.
Ferramenta: Datazen.
Recentemente adquirida pela Microsoft, a aplicação Datazen tem se mostrado eficiente quando a estratégia é dispor de uma solução fácil, rápida e self service − tanto na implementação quanto no desenvolvimento. De maneira muito objetiva, o Datazen é um Data Visualization. O usuário conta com diversas opções de gráficos para visualização de dados em todas as principais plataformas móveis (tablets e smartphones) − Windows, iOS e Android – e via web browser convencional (laptops e desktops). Recursos de interação, como filtros drill-down e comentários, e de personalização da identidade visual são também destaques da ferramenta.

Exemplo de BI móvel com Datazen
Mobilidade em BI com Datazen

Necessidade: dispor da informação em todos os níveis e com fácil acesso.
Ferramenta: SharePoint.
Principal ferramenta para visualização da informação da Microsoft, o SharePoint é um centralizador − possui recursos próprios para criar visualizações, como painéis, cockpits e scorecards, e integra outras ferramentas, como Excel (planilhas), Datazen (dashboards e KPIs), Visio (Diagramas). Com um ambiente centralizado (server-client) e seguro os usuários necessitam apenas de um navegador conectado à internet para acessar as informações. Estão presentes ainda diversos outros recursos de colaboração, como geração e envio automáticos de relatórios através de e-mails previamente parametrizados e agendados.

Exemplo de BI no SharePoint 2013
BI no SharePoint

Diante da diversidade de opções, recomenda-se conhecer ao máximo o próprio negócio e suas necessidades para identificar entre soluções disponíveis no mercado aquela que apresentar a melhor relação entre custo e benefício – segundo critérios claros e precisos.

Dica: elabore um check-list com as premissas da empresa e pontue as ferramentas na proporção em que atenderem aos parâmetros estabelecidos.

Veja mais informações em:

https://technet.microsoft.com/pt-br/library/Dn198235.aspx
http://sharepointpromag.com/sharepoint-2013/what-you-need-know-about-bi-sharepoint-2013

Post anterior
Interoperabilidade de Informação: transparência e eficiência na colaboração corporativa.
Próximo post
Tecnologia como aliada do CFO para converter grandes volumes de dados em informações estratégicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu