A fidelização de clientes em tempos de pandemia

Mesmo antes dos tempos de distanciamento social, o poder do universo online já era incontestável. Segundo dados da Ebit | Nielsen, no primeiro semestre de 2020, houve um crescimento de 47% no faturamento do e-commerce no Brasil em comparação com o mesmo período em 2019. Tal número é recorde nos últimos 20 anos. Então, como fidelizar o novo cliente e atingir resultados a longo prazo para a sua empresa?

Entendendo o seu cliente

A resposta para essa pergunta é a criação de uma base inteligente de dados. Tratando-se da dimensão digital, é a Ciência de Dados que gera a base. Assim, os hábitos do consumidor são mapeados ao compreender quem ele é e engajá-lo. Em consequência, os seus negócios crescerão.

Aliás, o entendimento da demanda do cliente leva à uma decisão assertiva quanto à empresa. E, para conhecer o seu público, é preciso recolher dados sobre ele. Além disso, entenda que apesar dos inúmeros modos de obter informações serem uma vantagem, as maneiras podem variar tanto que os dados acabam sendo armazenados em locais diferentes. Portanto, é necessário que haja um banco centralizado no qual as peças de quem é o público possam formar o quebra-cabeça.

Pois é capaz da sua área de marketing ter informações distintas da sua área de negócios e, para compreender o cliente, você precisa que os dados se integrem. A integração é capaz de acontecer de maneira simples com a Inteligência Artificial. E tudo isso faz parte da Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), aspecto imprescindível para a fidelização do consumidor.

Atenção com a LGPD!

Ademais, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrando em vigor, é necessário prestar atenção quanto à base de dados que você está construindo. Não só de acordo com as lentes do usuário, também dentro da sua própria empresa. É importante estabelecer a segurança das informações dentro da instituição, porque a origem da grande maioria de vazamentos é interna. Ou seja, não esqueça de manter a transparência com o cliente do que está sendo recolhido e sempre atualize os seus colaboradores a respeito da política de segurança. Um descuido simples pode causar grandes estragos.

A fidelização

Em conclusão, o crescimento do e-commerce significa que há novas oportunidades surgindo, logo, a fidelização do cliente nunca foi tão fundamental. Esse é um novo cenário de alta competitividade em que a fluidez do consumo é regra, não exceção. O melhor modo de garantir um público estável é atender suas demandas e oferecer uma experiência singular. Outra vez, a tarefa só é possível através da análise de dados. Quais são as expectativas de seu cliente quanto ao produto? O que ele espera quando vai adquiri-lo? Essas são questões cujas respostas você precisa ter na ponta da língua.


CONSUMIDOR MODERNO. “Inteligência de dados: Entender o cliente para fidelizar e alcançar resultados

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