Nesta conversa exclusiva com Guilherme Fighera, Looker Sales Specialist na Google, descubra como Looker Embedded pode ajudar a transformar dados em receita com análises incorporadas e IA.
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Nesta conversa exclusiva com Guilherme Fighera, Looker Sales Specialist na Google, descubra como Looker Embedded pode ajudar a transformar dados em receita com análises incorporadas e IA.
As análises incorporadas enriquecem produtos, serviços e aplicativos internos por permitirem otimizar operações e abrir novas oportunidades de receita nas empresas.
Tem pelo menos 20 anos que atuo no mercado de tecnologia. Não é de agora que muitos líderes me perguntam como ter mais resultados com sua base de dados.
Hoje, na Niteo Technologies, como CSO, a conversa já tem direcionamento e esse resultado tão desejado tem nome, além de ser um pilar estratégico da TI: Monetização de Dados.
Sempre acreditamos no poder dessa abordagem aqui na Niteo. Ajudar empresas a monetizar seus dados está no nosso DNA.
E não estamos sozinhos nessa visão.
Previsões da consultoria Mordor Intelligence revelam que o mercado de Data Monetization saltará de US$ 4,87 bilhões em 2024 para US$ 14,99 bilhões até 2029, um movimento crescente que reflete os benefícios dessa grande oportunidade de negócio.
Para ilustrar como surfar essa onda, bati um papo com Guilherme Fighera, Looker Sales Specialist na Google, sobre Looker Embedded e seu potencial de criação de valor através da Monetização de Dados.
Os principais insights, compartilho agora com você.
Bora comigo!
Claro, Jeff! Looker Embedded é uma plataforma que permite às organizações integrar análises e visualizações de dados em produtos e serviços digitais e em aplicativos internos.
Ele faz parte da família Looker, que inclui ferramentas como Looker Platform, Looker Studio e Looker Studio Pro, cada uma voltada para necessidades específicas.
Um dos diferenciais do Looker Embedded está no conceito de Embedded Analytics — na qual já tivemos a oportunidade de entregar alguns projetos juntos.
Em termos práticos, ao desenvolver projetos de Data Monetization com essa ferramenta, as empresas podem:
O Looker Embedded garante uma experiência fluida e altamente personalizada, com dados realmente relevantes para os usuários finais — sejam eles colaboradores, clientes ou parceiros.
Além disso, ao contrário de soluções de BI mais engessadas, o Looker Embedded se adapta facilmente às necessidades de cada empresa, oferecendo flexibilidade incomparável na entrega de análises.
Para você ter uma ideia, sempre digo que, no Google Cloud, nunca deixamos de implementar um projeto em Looker Embedded por conta do tamanho da empresa. Monetização de Dados pode ser feita de SMB às empresas Enterprise.
Se você ainda não ouviu falar sobre Data Monetization, este artigo pode elucidar o conceito para você: Monetização de Dados: o que significa e 5 estratégias eficazes.
Diferente de como fazíamos no BI tradicional, hoje as decisões de negócios precisam de insights em tempo real e estarem disponíveis nas plataformas que os usuários já conhecem.
As análises incorporadas (Embedded Analytics) permitem que os dados estejam acessíveis em qualquer produto ou serviço, por meio de diversos dispositivos e plataformas como Android, iOS, Slack, Google Workspace, Teams, e-mails, entre outros.
Isso garante insights contínuos e facilita a adoção pelas equipes, além de:
Ou seja, as análises incorporadas aproximam os insights de stakeholders para garantir uma atuação mais rápida e eficiente, criam valor imediato, com impacto direto no desempenho e nos resultados financeiros das empresas.
Vá além das análises tradicionais e faça seus dados gerarem novas fontes de receita com Niteo Data Monetization.
O Looker Embedded traz diversas vantagens competitivas.
O que muitos dos nossos clientes ressalta de melhor são as diferentes formas de integração de dashboards e relatórios em produtos de dados e aplicativos empresariais, que podem ser baseadas em whitelabel, iFrames ou APIs.
Essa flexibilidade facilita o embarque das análises em múltiplos cenários e garante que as soluções de dados sejam realmente relevantes para cada negócio.
Além disso, existem outras vantagens.
O Looker Embedded permite construir dashboards e relatórios totalmente adaptados à necessidade dos usuários finais, com visualizações específicas que agregam valor instantâneo.
Com o SQL gerado automaticamente pela interface do Looker, equipes de negócio podem explorar os dados de forma mais prática e sem a necessidade de conhecimento técnico avançado.
O Looker Embedded fornece APIs robustas que facilitam a customização de fluxos de trabalho e integrações.
Com essas APIs, as empresas podem, por exemplo, personalizar modelos de Data as a Service (DaaS), oferecendo dados e análises como serviços para clientes ou parceiros.
Um exemplo claro de Monetização de Dados a partir do DaaS é o da Funcional Health Tech, que recentemente realizou um projeto em colaboração com a Niteo e o Google Cloud, para integrar GenAI em seu produto.
A história desse projeto você pode conferir aqui: Um caso de sucesso: como monetizar dados e inovar produtos com Looker e Gemini.
Outra vantagem do Looker Embedded é a capacidade de agendar dashboards e relatórios para facilitar o envio de insights periódicos ou acionáveis para diferentes stakeholders.
Essa funcionalidade automatiza a comunicação de insights e garante que todos recebam as informações necessárias no momento certo.
Incorporando o Gemini, o Looker Embedded vai além de relatórios tradicionais. Ele lê a camada semântica dos dados para oferecer uma análise aprofundada, onde os usuários podem fazer perguntas em linguagem natural e receber respostas que fazem sentido.
Isso simplifica muito a tomada de decisões e torna as análises mais acessíveis a todos.
O Looker Embedded também possui uma funcionalidade de sumarização automática, que gera resumos prescritivos para cada visualização no painel.
E qual é o valor disso para o usuário? Facilitar a identificação de tendências e recomendar os próximos passos, sem a necessidade de análise manual detalhada.
O Looker Embedded oferece controle granular sobre o acesso aos dados com Row Level Security, que define o que cada usuário pode visualizar.
Também controla quem pode fazer download de relatórios e permite o uso de URLs tokenizadas para acesso restrito a informações específicas.
E tem mais: quem deseja criar um DaaS, por exemplo, pode configurá-lo para que apenas usuários cadastrados e logados possam acessar os dashboards e relatórios, o que garante maior segurança das informações.
O framework Niteo Data Monetization pode ajudar você a reaproveitar seus dados subutilizados para gerar novos fluxos de receita.
Essa é minha parte favorita, Jeff! Vamos lá!
Imagine uma empresa de logística que lida com milhares de entregas diárias.
Antes, suas decisões se baseavam em dados desatualizados de relatórios de BI tradicionais. Ou seja, em uma visão do passado que não acompanhava a velocidade das operações diárias.
Quando um parceiro como a Niteo Technologies, por exemplo, desenvolve um projeto em Looker Embedded para esse cliente, a realidade muda.
Tanto o gerente de operações quanto os motoristas passam a acessar insights em real-time sobre as rotas de entrega, num aplicativo que já usam no dia a dia.
Eles contam também com recomendações baseadas em IA generativa para ajustar as rotas em tempo real e evitar congestionamentos, reduzir custos de combustível e melhorar os prazos de entrega.
Aqui temos então uma monetização indireta, com operações mais eficientes e competitivas.
Mas a história não acaba aí.
Com o framework de Monetização desenvolvido pela Niteo, você pode ainda criar para o cliente um projeto em Looker Embedded para monetização direta.
Por meio de um DaaS customizado, com planos de assinatura, parceiros da empresa de logística podem acessar insights sobre as entregas de seus produtos e usá-los para melhorar o relacionamento com seus clientes.
Portanto: a empresa gera novas receitas com seus dados, enquanto os parceiros usam os insights para identificar oportunidades de melhorias.
Show de bola, né?
Terminando a leitura deste artigo, recomendo que você volte aqui para entender: Monetização de Dados direta e indireta: como as abordagens podem gerar valor na sua empresa.
É com esse exemplo tão didático que encerramos nosso bate-papo.
Gostaria de agradecer ao Guilherme Fighera pelos esclarecimentos, que certamente ilustraram como Looker Embedded pode maximizar o valor dos seus dados.
Para você que chegou até aqui, deixo minhas recomendações:
A implementação do Looker Embedded pode trazer desafios importantes, especialmente em escalabilidade, segurança e personalização.
Empresas que desejam monetizar seus dados de forma eficiente precisam se preparar para:
Além disso, para alcançar os benefícios da monetização direta e indireta, é essencial ter uma estratégia clara sobre quais dados serão oferecidos e como serão convertidos em valor.
Por isso, contar com a ajuda de uma parceira estratégica é fundamental.
Na Niteo Technologies, como Google Cloud Partner, temos o conhecimento técnico e a experiência prática para guiar sua empresa em cada etapa dessa jornada.
Ajudamos você a superar as barreiras da inovação e garantimos que Looker Embedded não seja só mais um projeto, mas uma estratégia completa de Data Monetization, capaz de transformar dados em benefícios econômicos reais.
Se sua empresa deseja aproveitar essas oportunidades, não hesite em nos chamar.
Conheça nosso framework dedicado à Monetização de Dados e fale com nossos especialistas para descobrir como podemos impulsionar sua evolução digital: Niteo Data Monetization.
Obrigado por nos acompanhar e até logo!
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