Empresas que apostam em tecnologias de pouco código combinadas com IA enxergam um avanço significativo na maturidade digital e na competitividade de mercado.
Por
Por
Empresas que apostam em tecnologias de pouco código combinadas com IA enxergam um avanço significativo na maturidade digital e na competitividade de mercado.
A combinação do low-code com Inteligência Artificial oferece às empresas novas perspectivas de inovação, modernização de sistemas e aceleração de processos.
A evolução digital é uma necessidade imediata para organizações em todos os setores.
À medida que estamos cada vez mais interconectados e orientados pela tecnologia, as empresas enfrentam a pressão de se adaptar e inovar no ambiente digital para permanecerem competitivas.
Mas essa jornada não é isenta de desafios. Questões profundamente enraizadas, como a cultura organizacional e a complexidade da infraestrutura tecnológica, podem representar obstáculos significativos.
E é em meio a esses entraves que surgem grandes oportunidades. O desenvolvimento de ferramentas low-code (pouco código) e o avanço da Inteligência Artificial (IA) oferecem alternativas inovadoras para impulsionar a evolução digital das organizações.
Essas tecnologias simplificam o desenvolvimento de aplicativos e soluções digitais, assim como capacitam empresas a automatizar processos, prever tendências e personalizar experiências de maneira ágil e mais eficiente.
O mercado de tecnologia low-code, inclusive, é um dos mais promissores.
Segundo projeções do Gartner, até 2026, espera-se que mais de 80% dos usuários dessas ferramentas sejam de áreas fora dos departamentos tradicionais de TI. Isso representa um aumento significativo em relação aos 60% registrados em 2021.
Nesse contexto, a Inteligência Artificial desempenha um papel muito importante, complementando as capacidades das ferramentas low-code.
Ao integrar IA em processos de desenvolvimento de software, por exemplo, as organizações podem alcançar níveis ainda mais elevados de automação, análise e personalização.
Enfim, é um mundo a ser explorado.
A seguir, te conto um pouco mais sobre o papel do low-code e da IA na evolução digital das organizações.
A resposta para essa pergunta envolve diversos fatores.
Por isso, antes de enfatizar as vantagens do low-code, é importante compreendermos alguns desafios na evolução digital das empresas, que impactam diretamente a implementação de ferramentas de pouco código.
A resistência à mudança é uma das principais barreiras para as empresas implementarem ou substituírem tecnologias e aprimorarem processos.
Vejo muitas organizações enfrentarem dificuldades ao tentar implementar novas ferramentas devido à cultura arraigada e à falta de mentalidade voltada para a inovação.
A escassez de habilidades digitais adequadas é outro obstáculo significativo. A demanda por profissionais com conhecimentos em tecnologias emergentes supera a oferta, tornando difícil encontrar e reter talentos qualificados.
Segundo estudos recentes do LinkedIn, desde 2015, as habilidades necessárias para os empregos já mudaram em 25%. E a previsão é que esse número atinja 65% até 2030.
A complexidade das infraestruturas existentes pode dificultar a integração de novas tecnologias. Muitas organizações enfrentam desafios relacionados à interoperabilidade e à modernização de sistemas legados.
Para muitas empresas, os custos associados à implementação de novas tecnologias digitais podem ser proibitivos.
Além disso, às vezes é complexo calcular e garantir um retorno sobre o investimento tangível e mensurável, o que dificulta justificar esses gastos.
O low-code oferece uma abordagem revolucionária para superar os obstáculos enfrentados pelas organizações.
Em uma entrevista para o jornalista João Carlos Wieczorek, do programa Jeito Digital, que participei junto do Josmar Machado, CEO na Niteo Technologies, abordamos as mais diversas vantagens de ferramentas de pouco código.
No bate-papo, Josmar trouxe um ponto interessante ao mencionar que, na prática, temos visto uma redução em torno de 30% a 50% no tempo de desenvolvimento ao usarmos ferramentas low-code.
De fato, o low-code oferece soluções muito rápidas para os problemas das áreas de negócio e de TI. Isso porque não existe a necessidade de criar código complexo e demorado, associado ao desenvolvimento de software tradicional.
Consequentemente, o custo de manutenção também diminui, inclusive quando falamos de mão de obra.
Se antes eram necessários dois ou três desenvolvedores, agora uma única pessoa já consegue fazer a entrega de uma aplicação completa.
Mas as vantagens do low-code não se limitam à economia de tempo e dinheiro em projetos de evolução digital. Essa tecnologia inovadora abre um universo de benefícios.
Abaixo, trago alguns exemplos.
As plataformas de pouco código permitem o desenvolvimento ágil de aplicativos web e móveis, facilitando a expansão da presença online das organizações.
Com ferramentas intuitivas e interfaces amigáveis, os usuários podem criar e modificar aplicativos com facilidade, o que promove continuamente maior satisfação para os clientes.
O baixo custo e a rápida entrega de soluções por meio de plataformas low-code fazem com que as organizações inovem rapidamente.
Ao capacitar funcionários da linha de frente das operações a analisarem dados, desenvolverem seus próprios aplicativos e fluxos de trabalho automatizados, as empresas reduzem a dependência dos times técnicos, se diferenciam da concorrência e respondem rapidamente às demandas do mercado.
Com ciclos de desenvolvimento mais curtos e uma abordagem interativa, as plataformas low-code promovem agilidade e eficiência operacional.
As organizações podem adaptar-se de forma ágil às mudanças nas necessidades do negócio e implementar melhorias de forma contínua.
As soluções low-code são altamente adaptáveis e escaláveis, permitindo que as organizações acompanhem o crescimento e a evolução do mercado.
Com arquiteturas flexíveis e integradas, as empresas conseguem expandir suas operações e introduzir novos recursos sem interrupções significativas.
A junção de tecnologias como Cloud Computing, Machine Learning e IA com plataformas de desenvolvimento low-code emerge como um catalisador da inovação digital.
Essa sinergia capacita desenvolvedores e usuários a explorar insights e automatizar processos de maneira ainda mais prática e intuitiva.
A integração de IA e Machine Learning em plataformas low-code oferece novas oportunidades para automatizar processos, prever tendências, se antecipar às disrupções e personalizar experiências.
Além disso, a capacidade de desenvolver modelos de IA diretamente em ambientes low-code amplia ainda mais as capacidades das organizações, permitindo a criação de soluções mais avançadas e adaptáveis.
O uso de serviços em nuvem complementa as capacidades das plataformas low-code, fornecendo escalabilidade, segurança e alta disponibilidade.
Ao adotar uma abordagem baseada em nuvem, as organizações conseguem reduzir custos operacionais e os relacionados à data centers locais, além de melhorar a flexibilidade e a acessibilidade de suas soluções.
Leia também: Infraestrutura de TI Moderna: uma imersão conceitual e didática.
Com tudo que apresentei até aqui, fica claro que a integração de tecnologias low-code e Inteligência Artificial está desencadeando uma revolução nos métodos de desenvolvimento e na maneira como as empresas operam.
Mas então como extrair, na prática, todo o potencial dessas ferramentas?
Separei alguns casos de uso para exemplificar de que forma as empresas estão criando e implementando soluções inovadoras de maneira mais rápida, eficiente e acessível.
É possível usar plataformas low-code com IA integrada para automatizar uma variedade de processos empresariais, desde a gestão de documentos até a análise de dados e a geração de relatórios.
Um departamento de recursos humanos, por exemplo, pode criar e implementar rapidamente um sistema de recrutamento automatizado, que usa algoritmos avançados de Inteligência Artificial.
Esse sistema é capaz de analisar currículos, realizar entrevistas virtuais e recomendar candidatos com base em critérios pré-definidos.
Isso não apenas agiliza o processo de contratação, como reduz o viés humano e aumenta a eficiência operacional.
Também tem quem invista no low-code para auxiliar equipes na realização de tarefas repetitivas, que a própria área de negócio pode automatizar, sem o envolvimento direto de TI.
As áreas de Vendas e Marketing são outros bons exemplos. É possível automatizar o envio de e-mails, gerar propostas comerciais personalizadas com auxílio da IA generativa, liberando os analistas e vendedores para investirem tempo em nutrir o bom relacionamento com leads e clientes.
É possível ainda criar fluxos automatizados para realizar a publicação de conteúdo em redes sociais de maneira customizada, conforme as necessidades de cada empresa.
Aqui na Niteo Technologies, a gente já atua em casos de uso como esses nos projetos dos nossos clientes. Desde o desenvolvimento e implantação de soluções personalizadas com low-code e inteligência artificial até o treinamento das equipes para usá-las e refiná-las.
Empresas também aproveitam o poder do low-code e da IA para oferecer experiências personalizadas aos clientes e aos próprios colaboradores.
Por meio da análise de dados de comportamento do usuário, como histórico de compras e preferências de navegação, é possível criar recomendações de produtos sob medida e campanhas de marketing direcionadas.
Isso não só melhora a satisfação do cliente, como aumenta as taxas de conversão e a fidelidade à marca.
Outra alternativa que pode ser construída com low-code são os chatbots. Essas ferramentas facilitam a troca de informações entre empresas, funcionários e clientes, servindo como um canal de comunicação eficiente, que funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Na Niteo Technologies, algumas das maneiras de auxiliarmos nossos clientes é desenvolvendo soluções em low-code com IA avançada para análise de sentimentos, além de chatbots com IA generativa, por exemplo. É assim que garantimos uma personalização de experiências ainda melhor.
Após implementados, esses projetos são escaláveis e podem ser facilmente refinados pela própria equipe do cliente, conforme necessário.
A análise preditiva é outra área em que o low-code e a IA são amplamente aplicados.
Desde a previsão de demanda até a otimização de processos, essas tecnologias permitem que as organizações antecipem tendências e tomem decisões mais informadas.
Aqui na Niteo, por exemplo, desenvolvemos algoritmos de IA capazes de analisar grandes conjuntos de dados e prever padrões de compra dos clientes.
Isso permite aos nossos clientes ajustarem seus estoques e planos de produção conforme a demanda.
Podemos, ainda, desenvolver sistemas de análise de risco e fraude em low-code, auxiliando as empresas a identificarem e combaterem possíveis problemas nesse sentido, antes que eles ocorram.
Os algoritmos de IA são responsáveis por analisar enormes quantidades de dados para procurar padrões ou atividades incomuns que possam indicar fraude ou risco financeiro.
Da mesma forma, desenvolvemos sistemas de manutenção preditiva para prever falhas em equipamentos e evitar tempo de inatividade não planejado.
Essa estratégia é muito usada por clientes da indústria manufatureira, por meio da combinação de Internet das Coisas (IoT), IA e low-code.
Sensores instalados em equipamentos de produção coletam dados em tempo real sobre temperatura, vibração e desempenho e os enviam para os painéis de visualização da empresa, que podem ser construídos em plataformas low-code.
Enquanto isso, os algoritmos de Machine Learning analisam esses dados para identificar anomalias ou padrões suspeitos e alertar sobre possíveis falhas.
Com base nessas análises, as indústrias conseguem programar intervenções de manutenção preventiva antes que as falhas afetem as operações normais.
A análise de dados é essencial para a tomada de decisões em qualquer empresa.
Muitas organizações nos procuram para implantar soluções de Data Analytics personalizadas para atender a necessidades específicas.
Isso inclui criar painéis de controle interativos, modelos de previsão de vendas, de gestão de estoques, de otimização de rotas de entrega, e muito mais.
Dessa forma, os gestores têm uma visão mais clara e profunda do desempenho do negócio.
Outra grande vantagem é que o uso de plataformas de pouco código com IA integrada facilita a análise de grandes volumes de dados em tempo real.
Por exemplo, é possível desenvolver sistemas em low-code que empregam algoritmos de processamento de linguagem natural, para analisar transcrições de chamadas de atendimento ao cliente.
Com isso, é possível identificar tendências, problemas comuns e oportunidades de melhoria do serviço.
No setor educacional, é possível implementar o low-code e a IA a fim de criar plataformas de aprendizado online mais interativas e personalizadas.
Algoritmos de IA analisam o desempenho dos alunos e adaptam o conteúdo do curso conforme necessidades e preferências individuais.
Além disso, ferramentas low-code permitem que educadores desenvolvam facilmente cursos e materiais educacionais, ampliando o acesso à educação e promovendo uma aprendizagem eficaz e envolvente.
A adesão ao low-code promete transformar como as empresas abordam o desenvolvimento de software, oferecendo uma rota mais rápida e flexível para a inovação digital.
No entanto, essa jornada de implementação também vem acompanhada de desafios que as organizações precisam superar. Eles abrangem:
Entender essas peculiaridades é crucial para maximizar os benefícios do low-code na sua empresa.
A governança de TI, crucial para qualquer organização que pretenda alavancar a tecnologia para atingir seus objetivos empresariais, torna-se ainda mais essencial em um ecossistema de desenvolvimento low-code.
Com usuários de negócios criando soluções sem o envolvimento direto da TI, a linha é tênue entre quem cria, quem opera e quem governa esses ativos digitais.
Para navegar com segurança por esse cenário, as organizações precisam estabelecer políticas claras de governança que definam padrões para o desenvolvimento low-code, garantindo que todas as aplicações estejam em conformidade com as regulamentações internas e as regras de negócio.
Isso inclui, por exemplo, a implementação de processos de aprovação antes que as soluções entrem na esteira de produção, para assegurar que a inovação não comprometa a integridade e a segurança da infraestrutura tecnológica da empresa.
No coração da transformação e evolução digital, encontramos nossos dados — o ativo mais valioso de qualquer empresa.
Com o aumento do desenvolvimento low-code, a proteção desses dados torna-se uma preocupação primordial.
A facilidade de criar e implementar aplicativos pode levar a lapsos na segurança, especialmente se os criadores dessas soluções não estiverem plenamente conscientes das melhores práticas de segurança de dados.
As organizações devem, portanto, investir em formação contínua para todos os envolvidos no desenvolvimento de aplicações low-code.
Além disso, é vital adotar ferramentas que automaticamente verifiquem vulnerabilidades e conformidade com as políticas de segurança internas, integrando essas verificações no ciclo de vida do desenvolvimento de software.
Na era digital, onde as regulamentações de dados estão cada vez mais rigorosas, garantir que as soluções low-code estejam em conformidade é um desafio significativo.
As plataformas adotadas devem ser flexíveis o suficiente para se adaptar a diferentes requisitos regulatórios, evitando penalidades e protegendo a reputação da empresa.
Uma abordagem proativa para a conformidade, que integre considerações regulatórias desde o início do desenvolvimento de aplicações, é essencial nesse cenário.
O potencial do low-code só pode ser totalmente realizado com uma força de trabalho bem-preparada.
A capacitação e o treinamento não apenas equipam os usuários com as habilidades necessárias para construir soluções eficazes, como também asseguram sua alta qualidade.
Este investimento em educação corporativa é fundamental para:
Na Niteo Technologies, nos dedicamos a ajudar clientes a superar os desafios do low-code com soluções sob medida e treinamentos especializados.
Nosso objetivo é promover uma evolução digital segura e em plena conformidade com as regulamentações vigentes.
Para isso, oferecemos suporte completo e o emprego de tecnologias adequadas, da análise à integração, garantindo que nossos clientes aproveitem ao máximo seu investimento em low-code para inovar e ganhar vantagem competitiva.
Como você viu, essas são apenas algumas demonstrações da amplitude de aplicações e do impacto transformador do low-code e da IA em diversos aspectos dos negócios e da sociedade.
Em um contexto de evolução digital, essas tecnologias simplificam processos e aumentam a eficiência das organizações. Só que mais do que isso: elas abrem novas perspectivas para a inovação e a competitividade.
Ao integrar o low-code com a inteligência artificial, as empresas aceleram a maturidade digital e ao mesmo tempo redefinem os padrões de excelência em seus respectivos setores.
Na Niteo Technologies, já ajudamos dezenas de organizações a evoluir digitalmente por meio de ferramentas low-code, combinadas com IA.
Nossos serviços são abrangentes e oferecem às empresas todas as ferramentas necessárias, que abrem espaço para a criatividade e colocam luz sobre soluções para áreas de negócio e de TI.
Desde a infraestrutura até as integrações e os aplicativos prontos para uso, com nossa expertise técnica nossos clientes são capazes de abraçar as mudanças do mercado com agilidade e eficiência.
Agende uma conversa com nossos especialistas e entenda como podemos ajudar sua organização a se manter inovadora e relevante no mercado!
Você recebe gratuitamente o melhor do nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.