4 razões para você modernizar seu Data Warehouse e seu Data Lake

Em um mundo governado por dados, é importante que as informações da sua empresa estejam sempre atualizadas com a tecnologia. Contudo, muitas organizações que já adotam práticas de Business Intelligence (BI) não compreendem a necessidade da modernização de seu Data Warehouse e seu Data Lake na Nuvem. Sendo assim, entenda quais são os principais motivos para que você atualize os seus bancos de dados.

Mas o que é Data Warehouse e Data Lake?

Atualmente, um tópico que está em alta é o de BI moderno, no qual as análises de dados são mais aprofundadas, rápidas e sofisticadas. Um dos aspectos do BI moderno é ter um banco de dados que se equipare em sua tecnologia e com seus conceitos/objetivos. Logo, é fundamental que bancos de dado como Data Warehouse e Data Lake correspondam à agilidade necessária para o BI moderno.

O Data Warehouse segue um conceito de armazenamento de informações estruturadas, organizadas de maneira mais acessível para o usuário final. Enquanto o Data Lake é o armazenamento de dados voltado para o usuário experiente, pois as informações não estão necessariamente organizadas. Ainda assim, para quem tem um nível avançado de expertise, os dados podem gerar insights valiosos e aprofundados.

As vantagens de modernizar

Faça o seu Data Lake valer a pena

Ademais, ambos os bancos de dados podem ser on premises (armazenados de maneira local), porém eles podem ser guardados na Nuvem. Em especial para o Data Lake, a grande maioria dos casos não é rentável de ser on premises. Além disso, um Data Lake nativo na nuvem colabora para a agilidade no desenvolvimento de análises e é possível redirecionar picos de cargas de trabalho por meio de um escalonamento automático. Um Data Lake na Nuvem também facilita o processo de migração, caso você precise mudar de plataforma.

Melhoria de produtividade e redução de custos

A segunda vantagem de utilizar seus bancos de dados na nuvem é que os cientistas de dados podem entender melhor as informações e automatizar diversos processos como a criação de pipelines. Outro ponto é que a avaliação dos dados é simplificada por conta da aplicação de filtros sensíveis que otimizam a segurança e a privacidade das informações, algo essencial em tempos de LGPD. Ou seja, o Data Warehouse e o Data Lake na Nuvem permitem a redução de custos operacionais e a maximização de recursos.

Aumento de flexibilidade e escalabilidade

Com os seus bancos de dados on premises, existe a necessidade de conectar várias soluções de ponta. Portanto, como dano colateral, as soluções podem limitar o gerenciamento de dados e aumentar riscos e custos. Porém, com os dados na nuvem, você consegue integrar grandes volumes de informações e gerenciá-los de maneira fácil em análises de alta performance. Assim como consegue otimizar o controle de recursos e escalabilidade ao eliminar servidores ou cluster com o auto-tuning e auto-scaling disponíveis na Nuvem.

Torne mais ágil

Por fim, por meio de bancos de dados na nuvem, é possível potencializar a velocidade com a qual cientistas de dados acessam informações confiáveis com ferramentas da Nuvem. Ademais, por conta da instalação e do setup simples, somados aos upgrades automáticos e à tecnologia para desenvolvimento ágil e diminuição de downtime, os colaboradores conseguem ter acesso a inúmeras aplicações de maneira rápida desde o início.


Em conclusão, a modernização de seu Data Warehouse e seu Data Lake permitem potencializar o gerenciamento e a qualidade dos dados. Através da agilidade, flexibilidade e escalabilidade da Nuvem, é possível se aproximar de uma empresa inteligente e automatizada, preparada para os cenários futuros do mercado que se torna cada vez mais tecnológico e inovador.

Se você ficou interessado em modernizar seu Data Warehouse e seu Data Lake na Nuvem, entre em contato com a Niteo. Nós temos mais de 15 anos de história, sempre trabalhando para elevar a eficácia dos nossos clientes por meio de Tecnologias e Serviços em Data & Analytics. Aliás, nós já prestamos mais de 770 mil horas de serviços e atendemos mais de 480 clientes.

Post anterior
[Webinar] Treinamento e desenvolvimento de colaboradores: por que realizar?
Próximo post
Os 4 pilares da boa gestão à distância

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu